10 receitas de cebola em conserva para inovar nas refeições

Escrito por    

Seja para acompanhar um bom churrasco, uma salada bem fresquinha ou até mesmo um hambúrguer feito no capricho, a cebola em conserva é uma ótima pedida para inovar as suas refeições. E o melhor de tudo é a sua grande variedade no modo de preparo e incrementos.

Continua após o anúncio

É possível preparar esse aperitivo com vários tipos de vinhos, vinagres e outros ingredientes, como sementes de mostarda, pimenta e até mesmo groselha. Ficou com vontade de fazer a sua própria cebola em conserva? Então confira essa seleção com dez receitas diferentes e muito gostosas:

1. Cebola em conserva fácil

Se você está procurando praticidade na hora de preparar a sua cebola em conserva, então aposte nesta receita. Aqui, tudo o que você precisa são cebolas pequenas, açúcar, sal, orégano, alho, azeite, água filtrada e vinagre branco. Vale a pena testar aí na sua casa!

2. Cebola roxa em conserva simples

Outra versão extremamente fácil, esta receita fica pronta em uma hora. Aqui, a cebola usada é a roxa, que é picada em fatias mais finas e embebidas em uma mistura de vinagre, sal e açúcar por pelo menos uma hora. Você pode servir com hambúrgueres e sanduíches. Aproveite!

3. Cebola roxa em conserva com vinagre de maçã

Em um vidro esterilizado, coloque as fatias de cebola e a pimenta em grão. Depois, junte o açúcar, o sal, o vinagre, a água quente e mexa até dissolver o açúcar. Em seguida, despeje sobre a cebola essa mistura até cobrir tudo. Tampe o vidro, espere esfriar completamente e leve à geladeira por no mínimo 12 horas antes de servir.

4. Cebola em conserva com vinho branco

Uma conserva de cebola roxa fácil e rápida! Com um delicioso sabor de cravos da índia e uma linda cor avermelhada, esta receita de conserva de cebola é muito versátil. Combina com churrasco, lanches e saladas. Vale a pena testar aí na sua casa!

5. Cebola em conserva com vinho tinto

Em uma panela, coloque todos os ingredientes, tampe e leve ao fogo médio mexendo de vez em quando. Cozinhe de 15 a 20 minutos, até as cebolas ficarem macias. Tire a tampa da panela, coloque o restante da água e continue a cozinhar até o líquido do cozimento reduzir e ficar mais consistente. Retire do fogo, passe para uma travessa e sirva quente!

Continua após o anúncio

6. Cebola em conserva com alho e pimenta

Aqui, o primeiro passo é colocar a água no fogo e assim que ferver acrescentar o vinagre, o sal e o açúcar. Em seguida, coloque as cebolas e deixe cozinhar por dois minutos e desligue o fogo. Depois, é só esperar esfriar completamente, colocar em um pote e acrescentar as cebolinhas com grãos de pimenta e o alho. Está pronto!

7. Cebola em conserva com pimenta dedo de moça

Outra versão para quem é apaixonado por pimenta, essa receita leva pimenta dedo de moça e pimenta calabresa, que são um pouco mais suaves e não tão ardidas. Os outros ingredientes necessários são cebolas para conserva, água, vinagre de vinho tinto, folha de louro e sal.

8. Cebola em conserva com groselha

Aqui, a groselha e o vinagre de vinho tinto dão uma cor mais avermelhada e um sabor intenso para a cebola em conserva. A dica para ela ficar ainda mais saborosa é deixar na geladeira por algumas semanas antes de servir. Mas se você não aguentar esperar, pode atacar antes!

9. Cebola em conserva com cravos da índia, louro e pimenta rosa

iStock

Cebolas pequenas, água, cravos da índia, folhas de louro, pimenta rosa, orégano, vinagre branco suave e sal. Esses são os ingredientes necessários para você preparar uma deliciosa cebola em conserva que vai agradar todo mundo!

10. Cebola em conserva com sementes de mostarda

A última receita dessa lista de cebola em conserva leva um ingrediente todo especial que dá um sabor único: sementes de mostarda. A dica é usar cebolas pequenas e um vidro bem bonito, assim você pode até mesmo dar de presente para quem adora essa delícia!

Se você quer ampliar o seu cardápio quando o assunto é o preparo de alimentos em conserva, confira outras receitas de batata em conserva. Aproveite!

Continua após o anúncio

PARA VOCÊ