31 receitas de conserva para guardar os alimentos por mais tempo

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Uma das formas mais simples de guardar alguns alimentos por mais tempo é preparando conservas, que são super simples de fazer e ideais para quem tem um dia a dia corrido sem tempo para dedicar às refeições saudáveis.

O processo consiste em cozinhar o alimento, para assim evitar que ele perca muitos nutrientes e sabor, e depois partir para o corte ideal de cada um. A cebola, por exemplo, deve ser cortada em rodelas antes de ser lavada. Já a cenoura ou a vagem você pode escolher o corte que preferir, entre outros diversos exemplos de alimentos, como pepino, tomate, abobrinha e milho.

Após o corte, disponha o alimento em camadas no pote da conserva e, por último, adicione os líquidos e condimentos, como vinagre, groselha ou azeite. Misture bem, deixe as frutas ou legumes completamente imersos e aguarde no mínimo 24 horas antes de consumir, para garantir que o sabor esteja perfeito.

Agora que você já conhece o processo, confira abaixo as melhores receitas de conserva deliciosas que acompanham perfeitamente diversas receitas – tanto doces quanto salgadas – e também são opções criativas de petiscos!

Receitas de conserva clássicas

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

1. Limão em conserva: também conhecido como preserved lemon, esse limão em conserva se trata de um delicioso tempero que precisa ficar guardado um certo tempo para atingir o ponto ideal, mas depois de pronto você terá um caldo e cubinhos de limão cheios de sabor para usar nas mais variadas receitas, como no tradicional cuscuz, em molhos, saladas e carnes.

2. Ovos de codorna em conserva: se você ama ovos de codorna, com certeza vai se apaixonar por essa receita de conserva saborosa que dura uma semana na geladeira. Para preparar, tenha em mãos vinagre branco, água mineral, sal e ervinhas secas (pode ser orégano). Eles podem ser adicionados em saladas, sanduíches e qualquer outro prato que você preferir.

3. Conserva de cebola roxa: ideal para incrementar uma salada ou para colocar em um hambúrguer e sanduíches variados, a conserva de cebola roxa é deliciosa, fácil e rápida de preparar e conserva super bem na geladeira por cerca de 15 dias. A receita fica pronta em apenas 20 minutos.

4. Pepino em conserva: o pepino em conserva é perfeito para acompanhar sanduíches e saladas. Também conhecido como picles, esta é uma opção que pode ser feita em casa sem ter muito trabalho e ainda é uma versão muito mais saudável do que os industrializados. Espere uma semana para degustar e depois conserve na geladeira.

5. Cebolinha em conserva: por serem muito aromáticas e menos ácidas do que as convencionais, essas cebolinhas em conserva são ótimas para ter em casa no dia a dia e ficam maravilhosas quando acompanham um churrasquinho, assados em geral ou saladas. Na hora de servir, corte no meio, solte as pétalas e regue com azeite.

6. Cebolinha em conserva na groselha: para preparar essas incríveis cebolinhas em conserva, você vai precisar dos seguintes ingredientes: groselha, vinagre de vinho tinto, pimenta em grãos e folha de louro. Você pode dar uma ferventada nelas ou então consumir crua, acompanhada de sal, azeite e pimenta.

7. Tomate em conserva: tomate confit, ou tomate em conserva, é aquele tipo de delícia fácil de fazer em casa e que faz toda a diferença nas preparações. Ele é perfeito para servir de entradinha com torradas, misturar à pratos como massas e risotos ou então para ser consumido puro mesmo.

8. Conserva de limão e sal: essa saborosa conserva de limão é bem simples de preparar. Basta fazer um corte em cruz nos limões orgânicos sem separar os gomos e encaixá-los em um pote de vidro intercalando com sal grosso. Depois, cubra com mais sal, feche o pote e guarde em um local seco e escuro por um mês antes de saborear.

9. Conserva de pimenta: sabe aquelas conservas de pimenta super lindas e atraentes que encontramos nas feiras de rua, mercados municipais e as vezes até mesmo em grandes supermercados? É possível fazer elas em casa em apenas alguns minutos! Basta você ter em mãos pimenta dedo de moça e azeite de oliva extra virgem e seguir o passo a passo.

10. Sardinha em conserva: entre os ingredientes dessa sardinha em conserva, estão tomates, cebolas, pimentão verde, coentro (ou cheiro verde), alho, azeite de oliva, vinagre branco, colorau e sal. O resultado fica perfeito para comer com um pão ou fazer uma macarronada, sem contar que não tem nenhum conservante ou aditivo.

11. Atum em conserva: se você costuma comprar a latinha de atum pronta no supermercado, desista da ideia para preparar essa incrível conserva de atum, onde o peixe fica absolutamente macio e úmido, com um sabor e textura incomparáveis. Além disso, é bem fácil de fazer e relativamente barato, tudo depende de onde você irá comprar o seu atum.

Receita de conserva de legumes

Foto: Reprodução / Sabor Sonoro

12. Conserva de legumes: o resultado dessa receita é uma conserva super gostosa com sabores bem concentrados, já que é feita com tomatinhos maduros, berinjelas, pimentão vermelho, azeite, sal e ervas (alecrim e tomilho). Sirva de entrada com uma torradinha e encante todos os seus convidados!

13. Conserva de berinjela e abobrinha: que tal experimentar uma deliciosa conserva de berinjela e abobrinha super prática, simples de fazer e que pode ser guardada por um bom tempo? Ela é perfeita para acompanhar um pão sírio e, por ser uma mistura agridoce, você pode alterar a quantidade de açúcar ou até mesmo não utilizar o ingrediente.

14. Conserva de berinjela: essa é uma receita de conserva de berinjela sensacional, que você pode servir em qualquer ocasião ou até mesmo presentear alguém no final do ano. Para preparar, você vai precisar de berinjelas, sal, cebola roxa, alho, pimentão vermelho, pimenta dedo de moça, uva passa branca, açúcar demerara, vinagre de maçã, folhas de louro, alcaparras, azeite de oliva, tomilho e pimenta preta.

15. Conserva de jiló: caso você seja uma das pessoas que costumam torcer o nariz para o jiló, não deixe de conhecer essa receita e talvez mudar de ideia a respeito do alimento. Redondinho, gordinho e livre de agrotóxicos, aqui ele é combinado com os seguintes ingredientes: vinagre de maçã, azeite, cebola, sal e limão.

16. Batatas bolinhas em conserva: as batatas bolinhas em conserva são um acompanhamento muito bom para carne ou linguiça assada, porém também combinam bem como um aperitivo ou com o que agradar mais ao seu paladar. Depois de pronta, guarde na geladeira e espere três dias para comer.

17. Conserva de vagem: a conserva de vagem fica super saborosa quando servida em saladas ou então quando acompanha alguma comidinha especial no dia a dia. Fácil de fazer, ela conta com ingredientes simples como água mineral, alho, vinagre de maçã, sal e raminhos de tomilho. Guarde na geladeira e consuma depois de três dias.

18. Abobrinha em conserva: diferente da maioria das conservas, que precisam ser fervidas, essa abobrinha nem vai ao fogo, portanto é extremamente simples de preparar em casa. Ela fica incrível em sanduíches ou mesmo servindo com torradinhas tradicionais ou biscoitos de arroz, no caso de petiscos mais saudáveis.

19. Conserva de repolho: o maravilhoso resultado dessa conserva é de um repolho molinho, adocicado e levemente ácido, que lembra bastante o sabor do chucrute. Para fazer, basta juntar todos os ingredientes em um tabuleiro antiaderente por cerca de uma hora em forno baixo. Acompanha muito bem kaftas e salsichões.

20. Beterraba em conserva: sem ideias do que preparar com as beterrabas orgânicas em casa? Aposte nessa receita de conserva que combina os seguintes ingredientes: flor de sal, vinagre de vinho rosé (pode ser substituído pelo branco), água mineral morna e pimenta do reino em grãos.

Receitas de conserva que você precisa conhecer

Foto: Reprodução / Reino Veggie

21. Conserva de pimenta na pinga: apesar de demorar um tempinho para poder experimentar, essa receita de conserva de pimenta na pinga com certeza vai valer a espera e se tornar um ótimo aperitivo para ter em casa. Se preferir, você pode substituir a pinga por azeite de oliva extra virgem ou vinagre.

22. Limão siciliano em conserva: super simples de preparar, essa é uma receita de conserva de limão siciliano (ou confit de limão) muito gostosa e perfeita para dar aquele toque especial em grelhados ou então para temperar peixes, saladas e risotos. Além dos limões, você vai precisar apenas de sal grosso e água fervente.

23. Conserva de queijo no azeite: a experiência de fazer queijinhos de cabra em conserva de azeite é maravilhosa, principalmente quando a receita conta com uma boa quantidade de ervas aromáticas, como sálvia, tomilho, orégãos, manjericão, folhas de louro e alecrim. Além disso, você precisará também de alho, páprica e pimenta da Jamaica.

24. Conserva de manga e maçã: essa conserva docinha de manga e maçã pode tanto acompanhar um prato salgado, como uma carne assada ou grelhada, quanto também ser consumida como uma sobremesa, incrementando um sorvete de baunilha. É uma receita saborosa, versátil e fácil de fazer!

25. Salmão com laranja e pepino em conserva: que tal inovar no cardápio do almoço e aprender a preparar esse incrível salmão com laranja e pepino em conserva? É um prato prático, saboroso e que leva outros ingredientes como suco de laranja, cebolas, tomates, pimentões e fondor para temperar.

26. Gengibre em conserva: para quem ama aquele gengibre adocicado servido em restaurantes japoneses, essa receita vai cair como uma luva. É uma conserva de gengibre deliciosa que pode ser consumida pura, incrementar qualquer salada de folhas ou então acompanhar pratos variados da culinária japonesa.

27. Erva doce em conserva: se a ideia é incrementar a erva doce simples, aposte nessa receita de conserva que fica simplesmente espetacular. Entre os ingredientes, estão vinagre branco, água, açúcar, alho, pimenta calabresa, mostarda em grãos e raspas de casca de laranja. Sirva gelado!

28. Conserva de ameixas em xarope de mel: essa saborosa conserva de ameixas em xarope de mel fica pronta em apenas 35 minutos e fica maravilhosa quando combinada com iogurtes, sorvetes ou outras sobremesas cremosas. Dica: após pronta, coloque a data no vidro e guarde o pote em um local fresco e escuro por até um ano.

29. Conserva de cogumelos: ideal para servir de entradinha em ocasiões especiais, essa é uma receita deliciosa e diferente de purê de mandioquinha acompanhado de uma incrível conserva de cogumelos. O sabor da cebola mais douradinha no purê ajuda a dar um charme a mais no prato, que fica super charmoso.

30. Cogumelos em conserva no azeite: se você acaba de comprar cogumelos bonitos e baratos, porém ainda não sabe o que fazer com eles, aposte nessa receita de conserva feita no azeite de oliva. Esses cogumelos podem ser usados como antipasto, como cobertura de bruschetta, em saladas ou ainda em ensopados de carne.

31. Tomate seco em conserva: com poucos ingredientes (tomate italiano, sal, azeite, folhas de louro, orégano, alho e açúcar), é possível preparar uma deliciosa receita de tomate seco em conserva, perfeita para fazer bonito para os convidados em casa. Acompanhe com pães ou torradas!

É importante ressaltar que a higiene na hora de preparar as conservas caseiras é fundamental para evitar qualquer risco de contaminação, portanto lave bem as mãos e o pote que o alimento ficará armazenado. Além disso, se você manter os vidros bem fechados, o tempo de validade da conserva irá variar entre cinco e seis meses.

PARA VOCÊ