12 receitas de chá de limão deliciosas para tomar quente ou gelado

Escrito por                          

Seja para aquecer os dias de inverno ou para refrescar os dias de verão, o chá de limão pode cair muito bem. Além de ser gostoso em qualquer estação, o consumo do limão é muito benéfico, afinal, ele auxilia a digestão, estimula o sistema imunológico e muito mais. Com tanta vantagem, dá vontade de correr para cozinha tomar essa bebida, então, veja as receitas:

1. Chá de limão simples

Bem fácil de ser feita, essa receita consiste em cortar um limão em rodelas e levá-lo ao fogo com água. Após aproximadamente três minutos, seu chá estará pronto para o consumo. Como essa opção é feita com casca e tudo, dá para aproveitar todos os nutrientes da fruta.

2. Chá de limão com alho

A combinação de limão com alho é ideal para quem quer amenizar os sintomas de um resfriado ou até mesmo sinusite. Para isso, você só precisa ter em mãos esses dois ingredientes e água. O alho deve ser amassado e o limão cortado antes de irem ao fogo.

3. Chá de limão com gengibre

Para quem gosta de um sabor marcante, mesclar limão e gengibre em uma única bebida pode garantir o resultado perfeito. Para adoçar, a sugestão é utilizar mel, mas você também pode usar açúcar, se preferir.

4. Chá de limão com hortelã

Nessa opção, a dica é preparar um chá de hortelã daqueles de sachê em uma xícara. Depois disso, só é preciso espremer meio limão e prontinho. Assim, você consegue unir o sabor da hortelã com o do limão de uma maneira bem rápida e prática.

5. Chá de limão com mel

Para fazer essa receita, você deve começar misturando suco de limão com mel em uma xícara. Na sequência, só é preciso acrescentar água morna e mexer bem. Sem complicações, difícil mesmo é não testar essa opção em casa.

6. Chá de limão com louro

A combinação de limão com louro pode até soar estranha, mas o resultado é um chá bem gostoso e que ainda ajuda a emagrecer. Para isso, é preciso colocar folhas de louro em água quente e, depois de cinco minutos, é hora de adicionar o suco de limão.

7. Chá de limão com hibisco

Cheio de benefícios, esse chá é feito de folhas secas de hibisco, pau de canela, suco de limão e gengibre ralado. Para fazê-lo, é preciso colocar todos os itens em água quente e esperar aproximadamente dez minutos. Depois, é só coar a bebida e seu chá estará pronto.

8. Chá de limão com caramelo

Bem docinho, o preparo desse chá se inicia com um caramelo, que consiste em derreter açúcar em uma panela. Na sequência, é preciso dissolver o caramelo com água e adicionar mel e pedaços de gengibre. Então, na hora de servir, basta adicionar suco de limão.

9. Chá de limão com cebola e canela

Água, limão, gengibre, cebola, mel e canela são usados para fazer essa receita. Tanto o limão quanto a canela ajudam a camuflar o sabor da cebola. O preparo é feito em uma xícara mesmo, por isso, seu trabalho na cozinha não será muito grande.

10. Chá de limão forte

Nessa receita, o chá é feito com limão, gengibre, alho e mel. Para aliviar os sintomas de uma tosse forte, a sugestão é usar um pouco de sal. O sabor do alho não fica muito perceptível, mas o gengibre dá um toque ardido ao chá.

11. Chá gelado de limão siciliano

Bem refrescante, essa receita leva limão siciliano, gengibre, hortelã e mel. Aqui, todos os ingredientes, menos as folhas de hortelã, são colocados em um recipiente com água quente. Então, a mistura deve descansar na geladeira por duas horas. Na hora de servir, coloque a hortelã e gelo em um copo junto com o chá.

12. Chá gelado de limão com capim-santo

Capim-santo, suco e rodelas de limão, água, açúcar ou adoçante são usados nessa receita. Com um passo a passo sem complicações, você consegue uma bebida perfeita para os dias de calor. Confira todas as dicas no vídeo e faça em casa.

Agora que você já conheceu diversas maneiras de preparar o chá de limão, basta escolher a que mais te agrada e correr para a cozinha testar. Para acompanhar a bebida, você ainda pode conferir como fazer receitas de biscoito amanteigado.

PARA VOCÊ