24 receitas de risoto de palmito que são capazes de transformar o seu dia

Por
Atualizado em 17.04.20

O risoto é um prato tradicional italiano originado no século XI. O arrozinho, significado de risoto, é um prato simples, mas complicado. Mas o que isso quer dizer? Quer dizer que, apesar de ter um preparo fácil, para se fazer um risoto bom mesmo é preciso ficar atento aos pequenos detalhes.

Publicidade

Como você já sabe, a base do risoto é o arroz. Em sua preparação, o arroz libera amido de milho, o que faz com que os grãos se unam sem grudar, proporcionando cremosidade ao prato. Por esse motivo, os tipos de arroz italianos, como o arbóreo, nano, vialone e carnaroli, são os mais indicados, visto que são os que mais liberam amido durante o cozimento.

E para que o prato fique bastante saboroso e nutritivo, é importante definir os ingredientes que vão acompanhar o arroz. A dica deste artigo é prepará-lo com palmito, um alimento versátil, de sabor suave e fonte de importantes substâncias para o corpo, como vitaminas, sódio e potássio.

Ficou com água na boca? Então, confira abaixo 24 receitas de risoto de palmito para testar em casa!

Receitas simples de risoto de palmito

1. Risoto de palmito com caldo de legumes: o caldo é o responsável pela intensidade de sabor do risoto. Ele deve ser despejado fervendo e sua primeira concha precisa cobrir todo o arroz.

Publicidade

2. Risoto básico de palmito: fácil de fazer e muito saborosa, essa iguaria pode servir de base para outros pratos semelhantes com mais ingredientes. Também pode ser feita para acompanhar receitas elaboradas de proteínas ou apenas para diversificar o cardápio.

3. Risoto tradicional de palmito: apesar de não deixar a receita light, a junção do queijo parmesão com o requeijão deixa esse prato inigualável e perfeito para quem quer encantar seus convidados.

4. Risoto vegetariano de palmito: para que seu prato fique bem cremoso, recomenda-se não lavar o arroz antes de seu cozimento, evitando que o ingrediente não solte o amido antes da hora e proporcionando o resultado esperado.

Publicidade

5. Risoto de palmito com vinho branco: usado para ajudar a liberar o amido do arroz, o vinho branco é o mais indicado para fazer risoto por não alterar a cor nem o sabor do prato e ser mais neutro do que o vinho tinto.

6. Risoto de palmito com tomate-cereja: as mais diversas combinações de ingredientes podem fazer com que o seu prato fique saboroso, mas antes de fazê-lo, preste atenção na textura dos ingredientes. A mistura de tomate-cereja e palmito é uma junção que nunca falha!

7. Risoto de palmito com tomate e manjericão: prática e divertida de se fazer, essa versão do prato italiano leva queijo parmesão, palmito, minitomates, polpa de tomate, sal, pimenta-do-reino, azeite de oliva e manjericão. Esse prato vai bem com qualquer acompanhamento!

8. Risoto de palmito com tomate seco: risoto é aquele prato perfeito para dar um ar mais sofisticado ao seu almoço ou janta. E o melhor: fica pronto em apenas 20 minutinhos! Esse aqui dá para fazer com ingredientes encontrados em qualquer geladeira.

9. Risoto de palmito com tomate seco e alho-poró: quanto mais natural for o ingrediente, mais saudável será o seu prato e mais benefícios ele trará para a sua saúde. Por isso, nessa receita, recomenda-se utilizar alimentos in natura no lugar dos industrializados.

10. Risoto de palmito com tomate seco e queijo parmesão: perfeita para ocasiões especiais, como um jantar romântico, ou apenas para sair da rotina, essa receita vai te fazer querer repetir! Esse prato simples e versátil é cremoso e delicioso.

11. Risoto de palmito com queijo parmesão: o segredo de um bom risoto é o refogado inicial. Para essa receita, recomenda-se adicionar o ingrediente principal já quando estiver refogando para que o prato fique saboroso e com a cremosidade desta especiaria – neste caso, o palmito.

12. Risoto de palmito com queijo parmesão e requeijão: existem comidas encantadoras, que conquistam pelos aromas e pelos sabores. De tão extraordinária, a receita parece ter um grau de dificuldade avançado. Esse é o caso do risoto de palmito com queijo parmesão e requeijão. Mas, diferente do que possa parecer, esse é um prato simples de ser feito.

Receitas de risoto de palmito com ingredientes especiais

13. Risoto de palmito com tomate e frango: tem dias que pedem uma comidinha aconchegante. Para esses casos, existe a receita de risoto de palmito com tomate e frango. O resultado do prato alegra até os dias mais tristes.

Publicidade

14. Risoto de palmito com aspargos: é possível acrescentar qualquer ingrediente ao risoto, mas é preciso atentar-se ao momento em que o alimento deve ser acrescentado. Os aspargos, por exemplo, devem ser colocados após o caldo!

15. Risoto de palmito com cogumelo paris: quer uma dica para deixar o seu risoto delicioso? Acrescente o ingrediente que vai dar sabor ao risoto – neste caso, o cogumelo – fora do fogo.

16. Risoto de palmito com camarão: o risoto é um tipo de preparo que aceita praticamente todo tipo de mistura. O camarão dá sabor e textura ao prato, fazendo deste um acompanhamento ou mesmo prato principal.

17. Risoto de palmito com tomate seco e páprica doce: nesta receita, para deixar o prato cremoso, utiliza-se fécula de mandioca ou polvilho doce dissolvido em água. Já para aguçar o sabor, a chef colocou páprica doce e salsinha. Experimente!

18. Risoto de palmito com abóbora e bacalhau: se você gosta de bacalhau, essa receita não pode ficar de fora do seu cardápio. Ela serve até quatro pessoas e encanta pela combinação e pelo aroma. Sobre o sabor não há o que falar, é simplesmente sublime.

19. Risoto de palmito com queijo brie e alecrim: para um risoto de dar água na boca, aposte nas especiarias. Elas liberam aromas que dão sabor ao prato. Mas lembre-se de adicioná-las ao final para não perderem a textura!

20. Risoto de palmito com pimenta biquinho: está querendo apimentar sua relação? Então, essa receita é para você! Rica em rica em cálcio, magnésio, ferro, sódio e vitaminas, a pimenta biquinho deixará seu prato nutritivo e seu amor ainda mais apaixonado por você.

21. Risoto de palmito com quinoa e ervilhas: um pouco diferente das demais receitas apresentadas nesta matéria, esse risoto leva quinoa no lugar do arroz, mas sem deixar a essência do prato de lado. E o melhor de tudo: é recomendada para quem está de dieta!

22. Risoto de palmito com carne e batata palha: sabe aquela combinação que você jamais imaginou, mas que deixa o seu prato muito saboroso? Esse é o caso do risoto de palmito com carne e batata palha. Aproveite as comidas que tem em casa e inove na cozinha.

Publicidade

23. Risoto de palmito com cebola caramelizada: fazer um risoto é como criar uma obra de arte – você pode depositar nele toda a sua criatividade para deixa-lo inigualável e apetitoso! Experimente combinar o arroz com a cebola caramelizada. O resultado será surpreendente!

24. Risoto de palmito com calabresa: nada melhor que comidas gostosas e práticas! O risoto de palmito com calabresa tem esse poder. É delicioso, fácil de fazer e uma excelente opção para inovar no almoço ou no jantar em família.

Para que qualquer um desses pratos fique magnífico, utilize uma panela que possibilite a transmissão e a retenção do calor. Além disso, sirva a refeição em um prato fundo –
isso fará com que a comida demore mais a esfriar, permitindo a degustação de cada sabor nela depositado!