Por Ana Flávia Massêo
Em 28.07.20
Você vai receber visitas em casa ou ficou com vontade de fazer um jantar especial? Confira a seguir receitas de risoto de shitake que vão te mostrar a simplicidade de preparar esse prato de uma forma que fique incrível tanto no gosto quanto no visual!
Publicidade
Se você gosta de um prato caseiro, nesse passo a passo você aprende a fazer um risoto delicioso do início ao fim. Preparando o seu próprio caldo de legumes, essa versão com shitake e parmesão tem tudo para ficar incrível!
iStock
Já imaginou fazer o risoto de um jeito mais prático? Para te ajudar a economizar tempo, em vez de cozinhar o arroz arbóreo lentamente com um caldo, aqui você cozinha ele na panela de pressão e depois finaliza em uma frigideira. Veja a receita completa.
Publicidade
Você gosta ou tem vontade de experimentar o alho negro? Usando esse ingrediente com alho-poró, shitake, parmesão, vinho branco, manteiga, caldo de legumes, azeite, manjericão e temperos você faz um risoto diferente e muito saboroso.
Cheio de dicas imperdíveis do chefe, esse vídeo te ensina a fazer um risoto com alho, cebola, azeite, vinho branco, caldo de legumes, shitake, gengibre, manteiga, parmesão e temperos. Uma opção simples, mas que com certeza vai agradar o seu paladar!
Publicidade
Se você já tem mais domínio sobre o preparo desse prato, em menos de dois minutos esse vídeo te mostra como fazer um risoto à base de tomate seco, shitake desidratado, manjericão e rúcula. Com um sabor diferenciado, essa é uma versão que vai agradar os fãs desses ingredientes.
Em vez de fazer uma carne como acompanhamento, que tal usá-la no preparo do risoto? Aqui, você vai precisar de filé, shitake, cebola roxa, caldo de legumes, manteiga, parmesão, vinho branco e molho shoyu para fazer esse risoto delicioso.
Você também acha que o queijo dá aquele toque especial aos pratos? Então, nesse passo a passo você aprende a fazer um risoto cremoso com gorgonzola, parmesão e cogumelo shitake.
Se você prefere cerveja a vinho, preste atenção nessa receita! Sem precisar nem de caldo de legumes, esse passo a passo cozinha o arroz arbóreo com cerveja, dando um sabor diferenciado e marcante para essa versão de risoto.
Publicidade
Em apenas dois minutos esse passo a passo te ensina a preparar um risoto diferente que leva vinho tinto, linguiça, creme de leite, alho-poró, shitake, parmesão, manteiga, cebola, alho, caldo e temperos que deixarão um sabor incrível!
iStock
Procurando uma opção que tenha um gostinho de carne? Com pedacinhos de bacon e caldo de carne, esse risoto cumpre o que promete e ainda usa shitakes para dar uma textura e um gostinho a mais. Confira o modo de preparo.
Para trazer um sabor mais característico a esse prato, você vai misturar shitake com porcini e, depois, adicionar parmesão para dar aquele toque final. Se você gosta de cogumelos, essa receita com certeza vai agradar o seu paladar!
Se você gostou da ideia anterior, nessa receita você também vai misturar dois tipos de cogumelos, mas, dessa vez, o shitake e o paris. Além disso, vai aprender a preparar seu próprio caldo de legumes e finalizar com queijo parmesão para dar aquele toque final.
Para quem gosta da culinária oriental, essa receita pode ser uma boa opção! Nela, você usa os cogumelos shitake e shimeji refogados no molho shoyu e deixa todo o risoto com o sabor bem característico desse molho incrível.
Publicidade
Para inovar no preparo desse prato, aqui você vai hidratar o shitake em vinho branco e o funghi em vinho tinto. Com esse mix de sabores, seu risoto vai ser uma refeição deliciosa e agradar a todos que experimentarem.
Que tal aprender a fazer uma opção muito gostosa com um chefe profissional? Cheio de dicas imperdíveis, esse passo a passo te ensina como fazer um risoto de aspargos com shitake e parmesão. Esse é o tipo prato que certamente vai surpreender seus convidados!
Essa receita é perfeita para os fãs de frutos-do-mar! Para fazer esse prato, você vai precisar de caldo de legumes, manteiga, parmesão, shitake, molho shoyu, cebola, vinho do porto e camarão. Fica com um sabor ótimo e também muito bonito na hora de servir.
Procurando uma refeição diferente, gostosa e sem ingredientes de origem animal? Já separa o arroz arbóreo, caldo de legumes, shitake, alho-poró, alho, vinho branco, cebola, azeite, sal e pimenta, e depois é só conferir todas as dicas desse vídeo.
Para quem prefere não depender do tablete industrializado, nesse passo a passo você faz o seu caldo de legumes usando azeite, cebola, alho, salsão, cenoura e pimenta-do-reino. Usando ele para cozinhar o arroz, você obtém um incrível risoto de cogumelos.
Que tal fazer uma versão de catupiry vegano usando tofu? Para deixar o seu risoto bem cremoso sem precisar usar queijo, você finaliza esse prato com o seu tofupiry caseiro e coloca cheiro-verde para servir e decorar.
Para quem não quer fugir da dieta, essa receita traz uma ideia surpreendente! Em vez de utilizar o arroz arbóreo, nesse vídeo você vai aprender a fazer um arroz de couve-flor para servir com shitake e parmesão. Uma opção leve e cheia de sabor!
Pode até parecer difícil, mas com essas dicas você vai adorar preparar risotos na sua casa! E se quiser ideias de acompanhamento, veja também receitas de medalhão de filé mignon e saladas para servir uma refeição completa!