20 receitas de risoto de shitake para uma refeição cheia de sabor

Escrito por    
Em 27.07.20

Você vai receber visitas em casa ou ficou com vontade de fazer um jantar especial? Confira a seguir receitas de risoto de shitake que vão te mostrar a simplicidade de preparar esse prato de uma forma que fique incrível tanto no gosto quanto no visual!

Continua após o anúncio

1. Risoto de shitake com vinho branco

Se você gosta de um prato caseiro, nesse passo a passo você aprende a fazer um risoto delicioso do início ao fim. Preparando o seu próprio caldo de legumes, essa versão com shitake e parmesão tem tudo para ficar incrível!

2. Risoto de shitake na panela de pressão

iStock

Já imaginou fazer o risoto de um jeito mais prático? Para te ajudar a economizar tempo, em vez de cozinhar o arroz arbóreo lentamente com um caldo, aqui você cozinha ele na panela de pressão e depois finaliza em uma frigideira. Veja a receita completa.

3. Risoto de shitake com alho negro

Você gosta ou tem vontade de experimentar o alho negro? Usando esse ingrediente com alho-poró, shitake, parmesão, vinho branco, manteiga, caldo de legumes, azeite, manjericão e temperos você faz um risoto diferente e muito saboroso.

4. Risoto de shitake com gengibre

Cheio de dicas imperdíveis do chefe, esse vídeo te ensina a fazer um risoto com alho, cebola, azeite, vinho branco, caldo de legumes, shitake, gengibre, manteiga, parmesão e temperos. Uma opção simples, mas que com certeza vai agradar o seu paladar!

5. Risoto de shitake e tomates secos

Continua após o anúncio

Se você já tem mais domínio sobre o preparo desse prato, em menos de dois minutos esse vídeo te mostra como fazer um risoto à base de tomate seco, shitake desidratado, manjericão e rúcula. Com um sabor diferenciado, essa é uma versão que vai agradar os fãs desses ingredientes.

6. Risoto de shitake com filé

Em vez de fazer uma carne como acompanhamento, que tal usá-la no preparo do risoto? Aqui, você vai precisar de filé, shitake, cebola roxa, caldo de legumes, manteiga, parmesão, vinho branco e molho shoyu para fazer esse risoto delicioso.

7. Risoto de shitake com gorgonzola

Você também acha que o queijo dá aquele toque especial aos pratos? Então, nesse passo a passo você aprende a fazer um risoto cremoso com gorgonzola, parmesão e cogumelo shitake.

8. Risoto de shitake com cerveja

Se você prefere cerveja a vinho, preste atenção nessa receita! Sem precisar nem de caldo de legumes, esse passo a passo cozinha o arroz arbóreo com cerveja, dando um sabor diferenciado e marcante para essa versão de risoto.

9. Risoto de shitake com linguiça

Em apenas dois minutos esse passo a passo te ensina a preparar um risoto diferente que leva vinho tinto, linguiça, creme de leite, alho-poró, shitake, parmesão, manteiga, cebola, alho, caldo e temperos que deixarão um sabor incrível!

Continua após o anúncio

10. Risoto de shitake com bacon

iStock

Procurando uma opção que tenha um gostinho de carne? Com pedacinhos de bacon e caldo de carne, esse risoto cumpre o que promete e ainda usa shitakes para dar uma textura e um gostinho a mais. Confira o modo de preparo.

11. Risoto de shitake e porcini

Para trazer um sabor mais característico a esse prato, você vai misturar shitake com porcini e, depois, adicionar parmesão para dar aquele toque final. Se você gosta de cogumelos, essa receita com certeza vai agradar o seu paladar!

12. Risoto de shitake e cogumelo paris

Se você gostou da ideia anterior, nessa receita você também vai misturar dois tipos de cogumelos, mas, dessa vez, o shitake e o paris. Além disso, vai aprender a preparar seu próprio caldo de legumes e finalizar com queijo parmesão para dar aquele toque final.

13. Risoto de shitake e shimeji com molho shoyu

Para quem gosta da culinária oriental, essa receita pode ser uma boa opção! Nela, você usa os cogumelos shitake e shimeji refogados no molho shoyu e deixa todo o risoto com o sabor bem característico desse molho incrível.

14. Risoto de shitake com funghi e mix de vinhos

Para inovar no preparo desse prato, aqui você vai hidratar o shitake em vinho branco e o funghi em vinho tinto. Com esse mix de sabores, seu risoto vai ser uma refeição deliciosa e agradar a todos que experimentarem.

15. Risoto de shitake com aspargos

Que tal aprender a fazer uma opção muito gostosa com um chefe profissional? Cheio de dicas imperdíveis, esse passo a passo te ensina como fazer um risoto de aspargos com shitake e parmesão. Esse é o tipo prato que certamente vai surpreender seus convidados!

16. Risoto de shitake com camarão

Essa receita é perfeita para os fãs de frutos-do-mar! Para fazer esse prato, você vai precisar de caldo de legumes, manteiga, parmesão, shitake, molho shoyu, cebola, vinho do porto e camarão. Fica com um sabor ótimo e também muito bonito na hora de servir.

17. Risoto de shitake vegano

Procurando uma refeição diferente, gostosa e sem ingredientes de origem animal? Já separa o arroz arbóreo, caldo de legumes, shitake, alho-poró, alho, vinho branco, cebola, azeite, sal e pimenta, e depois é só conferir todas as dicas desse vídeo.

18. Risoto de shitake e champignon vegano

Para quem prefere não depender do tablete industrializado, nesse passo a passo você faz o seu caldo de legumes usando azeite, cebola, alho, salsão, cenoura e pimenta-do-reino. Usando ele para cozinhar o arroz, você obtém um incrível risoto de cogumelos.

19. Risoto de shitake e tofupiry vegano

Que tal fazer uma versão de catupiry vegano usando tofu? Para deixar o seu risoto bem cremoso sem precisar usar queijo, você finaliza esse prato com o seu tofupiry caseiro e coloca cheiro-verde para servir e decorar.

20. Risoto de shitake low carb

Para quem não quer fugir da dieta, essa receita traz uma ideia surpreendente! Em vez de utilizar o arroz arbóreo, nesse vídeo você vai aprender a fazer um arroz de couve-flor para servir com shitake e parmesão. Uma opção leve e cheia de sabor!

Pode até parecer difícil, mas com essas dicas você vai adorar preparar risotos na sua casa! E se quiser ideias de acompanhamento, veja também receitas de medalhão de filé mignon e saladas para servir uma refeição completa!

PARA VOCÊ