9 receitas de sardinha na pressão para diversificar suas refeições

Escrito por Giovanna Pedrosa

A sardinha feita na panela de pressão é uma daquelas receitas coringas para cozinhar em momentos de pressa ou preguiça. Muito fácil e rápida de preparar, ela também é uma opção bem saudável, que substitui facilmente a sardinha em lata.

Outro ponto positivo é que a sardinha na pressão é um prato bem versátil, que possibilita muitas combinações entre ingredientes e temperos. Existem versões para satisfazer todos os paladares – desdes os mais clássicos até os mais aventureiros e ousados!

Confira 9 receitas de sardinha na pressão que merecem um espacinho no seu menu.

1. Sardinha na panela de pressão simples

Esse passo a passo te ensina a preparar a versão mais básica e descomplicada desse prato. Para isso, tenha em mãos tomate, cebola, pimentão, alho, azeite, colorau, sal e, é claro, sardinha. Para que o resultado seja bem molinho, o peixe deve ficar na panela por meia hora.

2. Sardinha na panela de pressão com vinagre

Foto: Reprodução / Andrea quitutes

Outra opção de sardinha na pressão para preparar em um piscar de olhos é essa, que leva alguns ingredientes especiais, como o vinagre. Comece refogando o alho e vá adicionando os ingredientes aos poucos, formando camadas. Deixe cozinhar por 20 minutinhos e pronto!

3. Sardinha na panela de pressão com azeite

Foto: Reprodução / Cozinha a dois

Para preparar essa opção você vai precisar de sal, pimenta, azeite, limão, água, tomate e cebola. O preparo consiste em cozinhar as sardinhas na panela de pressão com os temperos e bastante azeite. Se desejar, acrescente folhas de louro para dar um toque especial.

4. Sardinha na panela de pressão com coentro

Foto: iStock

O segredo dessa opção está em preparar a sardinha montando camadas. Siga essa sequência: tomate, cebola, sardinha, coentro, alho, azeite e sal. Depois de tampar a panela de pressão, leve em fogo alto por, mais ou menos, 40 minutos. Espere esfriar, sirva e aproveite!

5. Sardinha na panela de pressão com pimentão

A combinação entre o pimentão vermelho e o pimentão verde faz com que o sabor da sardinha fique ainda mais acentuado. A receita ainda combina outros legumes e ingredientes variados, o que deixa o resultado final com um gostinho incrível e uma textura de dar água na boca.

6. Sardinha na panela de pressão com aguardente

Foto: iStock

Aqui, o papel de tornar essa receita mais interessante fica por conta da aguardente. Uma dica legal é levar a sardinha à geladeira por algumas horas, antes de levar para a panela, para que o tempero fique bem impregnado no peixe. Tire da geladeira e deixe na pressão por 45 minutos.

7. Sardinha na panela de pressão com molho de tomate

Foto: Reprodução / Caramelo e sal

O molho de tomate é um acompanhamento básico, que todo mundo gosta e que harmoniza bem com os mais variados pratos. Não poderia ser diferente com a sardinha! Para reproduzir essa receita deliciosa na sua casa, separe alho, cebola, vinagre, tomate, cebolinha e pimenta.

8. Sardinha na panela de pressão apimentada

Foto: Reprodução / Diga maria

Se você não abre mão de uma receita bem apimentada e de sabor marcante, acabou de encontrar a versão de sardinha na pressão perfeita para você. O tempero é o ponto alto do passo a passo, portanto, capriche e escolha os condimentos que fazem seu coração disparar.

9. Sardinha na panela de pressão sem óleo

O excesso de óleo é prejudicial à saúde, engorda e faz com que muitas receitinhas fiquem pesadas e com um gosto ruim. Para evitar isso, uma escolha certeira é essa opção de sardinha, que substitui o óleo por vinagre de maçã, manteiga ou azeite e óleo de coco. Fica incrível!

Agora que você já sabe como preparar esse prato delicioso com perfeição, não gaste mais o seu dinheiro comprando sardinhas enlatadas. Dessa maneira, você vai ter refeições bem mais equilibradas e com aquele gostinho de comida caseira que todos nós amamos! E se você é um apaixonado por peixe, não deixe de conferir também essas receitas de bacalhau no forno.

PARA VOCÊ