7 receitas de soda italiana, uma bebida refrescante e bem saborosa

Escrito por                          

A soda italiana faz muito sucesso em lugares como a Europa e os Estados Unidos. Ela é feita a partir de uma combinação de água com gás com xarope ou frutas. O resultado é uma bebida refrescante que promete te ajudar a passar melhor os dias de calor intenso, seja acompanhada da sua refeição, lanche ou até mesmo em um momento de bobeira.

Como é uma bebida de baixo custo, que tem um modo de preparo muito simples e que pode ser feito com os mais variados sabores, esse refresco pode entrar facilmente na sua rotina. Outra vantagem é que é uma opção mais saudável que os refrigerantes, mas ainda conta com aquela sensação que só uma bebida gaseificada gera.

Para que você possar preparar a soda italiana na sua cozinha, separamos as melhores receitas. Basta conferir as opções abaixo e depois se deliciar com o resultado.

1. Soda italiana de melancia

Foto: iStock

Essa é uma receita que não é feita com xarope, mas sim com a fruta natural. A combinação de melancia com gelo e água com gás é bem simples, mas resulta em uma bebida super saborosa e refrescante. Uma dica é usar uma fruta bem docinha, assim, o açúcar não fará falta na receita. Se isso não for possível, você ainda pode adoçar o líquido.

2. Soda italiana de cereja

Foto: iStock

Já nessa opção, a água com gás é misturada com cerejas em conserva e sua calda. O resultado é uma bebida bem doce, mas mesmo assim promete refrescar seu dia. O vídeo da receita também conta com uma receita de bolo de prestígio, então, se você quiser conferir apenas o preparo da soda, pode pular para a metade e checar o passo a passo.

3. Soda italiana de maracujá

Foto: iStock

Já a dica dessa receita é tirar as polpas do maracujá e bater no liquidificar com um tiquinho de água e açúcar. Depois disso, basta misturar a polpa com água com gás e adicionar pedras de gelo e sua bebida estará prontinha para o consumo. O preparo é super prático para o sabor que essa soda proporciona, por isso, vale a pena apostar.

4. Soda italiana de rosas

Foto: iStock

Já essa é uma receita que combina o sirop, ou xarope de rosas brancas com água com gás e gelo. É uma boa pedida para quem está procurando por uma bebida com um sabor leve e delicado. A vantagem dessa opção é que o resultado combina com os mais variados pratos, então, se você quer um sabor neutro, pode testar e depois se deliciar.

5. Soda italiana de maçã verde e limão

Foto: Reprodução / Projeto banquete

Agora se o que você quer mesmo é uma soda italiana mais azedinha, essa receita que combina o sabor da maçã verde com limão e água com gás pode ser a escolha certa. Aqui o preparo é um pouquinho mais demorado, pois você vai fazer um xarope de frutas caseiros, mas não pense que isso leva muito tempo, pois não leva, tá?

6. Soda italiana de groselha e abacaxi

E que tal conferir em um mesmo vídeo como preparar dois sabores de soda italiana? Isso mesmo, uma é feita com xarope de groselha e a outra de abacaxi. Assim, você pode agradar diferentes paladares sem ter muito trabalho. Uma dica é usar frutas para decorar os copos: aqui o morango e o kiwi entram em cena para um toque extra de charme.

7. Soda italiana de cereja e uva

Aqui você também pode conferir como fazer dois sabores de soda italiana: de cereja e de uva verde. A dica do vídeo é preparar as bebidas para servir no natal, mas você pode fazer em qualquer dia e se deliciar com o sabor dessa bebida super refrescante.

A soda italiana é uma bebida que é super refrescante e, por isso, combina muito bem com o clima tropical aqui do Brasil. Você pode preparar uma dessas receitas em qualquer ocasião, seja para acompanhar uma refeição ou simplesmente para saborear um líquido bem gostoso. Além disso, o resultado fica pronto em apenas alguns minutos. Então, que tal conferir algumas receitas de bolo de batata doce e guacamole para um lanche saboroso, acompanhado de uma deliciosa soda?

PARA VOCÊ