5 receitas de vaca preta que vão te levar de volta para sua infância

Escrito por    

Criada nos Estados Unidos, a vaca preta é uma bebida doce que costumava fazer muito sucesso entre as crianças e adolescentes feita a partir da mistura de sorvete – normalmente de baunilha – com refrigerante.

Continua após o anúncio

A vaca preta começou a se popularizar no Brasil durante os anos 60, quando tornou-se um pedido comum nas lanchonetes e sorveterias. Ela também ganhou uma versão brasileira, batizada de vaca amarela, que substituía a Coca-Cola, utilizada na receita americana, por refrigerante de guaraná.

Veja algumas receitas dessa bebida que é símbolo de infância para muita gente que cresceu nessa época.

1. Vaca preta simples

A versão tradicional da vaca preta é extremamente simples de ser preparada. Basta colocar as bolas de sorvete de baunilha em um copo e preencher tudo com Coca-Cola. O refrigerante vai fazer muita espuma, então, é bom não colocar todo o sorvete de uma vez. É ideal para ser tomado com uma colher!

2. Vaca preta com calda de chocolate

Já que a vaca preta é tão simples, que tal dar uma incrementada utilizando calda de chocolate? Antes de colocar o refrigerante e o sorvete, você deve decorar o copo espalhando a calda pela parte de dentro, como se fosse fazer um milkshake. Depois, é só encher o copo.

Continua após o anúncio

3. Vaca preta com Nutella

Essa é mais uma forma de combinar outros doces com a vaca preta. Nesse caso, a Nutella não é misturada com a Coca-Cola e com o sorvete, mas sim espalhada pelo lado de fora do copo. Pode parecer estranho, mas isso é feito para que você possa ir raspando a Nutella enquanto aproveita a bebida.

4. Vaca preta alcoólica

A bebida que fez sucesso com o público infantil ganhou uma versão apenas para adultos. Prepare o copo com uma borda de leite condensado com brigadeiro antes de colocar o sorvete de creme. A Coca-Cola dessa versão é misturada com uma dose de rum antes de ir ao copo!

5. Vaca preta vegana com cerveja

Mais uma versão alcoólica, dessa vez para quem prefere cerveja aos destilados. Para garantir a harmonização dos ingredientes, utilize uma cerveja tipo stout com sorvete de chocolate vegano. Basta colocar o sorvete no copo e completar com a cerveja, tomando cuidado para não deixar a espuma transbordar.

Continua após o anúncio

Seja para relembrar a infância ou para apresentar a vaca preta às novas gerações, essas receitas são excelentes na hora de refrescar uma tarde quente de verão com alguma bebida bem doce. Se você quer mais uma opção de refresco para espantar o calor, confira também receitas de soda italiana!

PARA VOCÊ