Como fazer carne de soja e garantir uma guarnição perfeita

Por                                
Em 30.05.20

Não sabe como fazer carne de soja? A proteína texturizada pode parecer difícil de preparar, mas esta tarefa pode ser mais fácil do que você pensa. O mais importante é hidratar bem e cuidar do tempero. Veja o passo a passo completo:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como fazer carne de soja

iStock

Ingredientes

  • 2 xícaras de proteína de soja texturizada X
  • 500 ml de água fervente
  • 500 ml de água fria
  • 1 tomate picado
  • 1 dente de alho picado
  • 1 cebola picada
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Cheiro-verde a gosto
  • Azeite para refogar

Como fazer

  1. Coloque a soja em uma vasilha e cubra com a água fervente para hidratar;
  2. Deixe descansar por mais ou menos 10 minutos;
  3. Coe a soja com ajuda de uma peneira e esprema bem;
  4. Lave a soja com a água fria e coe novamente;
  5. Leve o alho, a cebola, o tomate e os temperos para refogar no azeite;
  6. Adicione a soja hidratada após alguns minutos;
  7. Deixe cozinhar até dourar e acrescente o cheiro-verde;
  8. Sirva.

Agora, você já sabe como fazer carne de soja para complementar suas refeições. O preparo é prático e vai te conquistar pela consistência macia. É uma opção de guarnição para lá de saborosa!

Outras formas de preparar carne de soja

Além do preparo mais tradicional, como uma carne moída, a proteína de soja também pode ser feita com molhos e outros ingredientes. Pratos como bife à milanesa e kibe são outros exemplos de como utilizá-la. Confira:

Carne de soja temperada com shoyu

Publicidade

O shoyu é um ingrediente que agrega sabor a qualquer prato e não é diferente com a carne de soja. A consistência molhadinha do preparo também se dá por conta do uso do molho de tomate. O tempero ainda leva ingredientes especiais como páprica e chimichurri.

Carne de soja com legumes

Aqui, a proteína de soja aparece bem completa e é acompanhada por vegetais. O prato leva tomate, pimentão e cenoura. Um destaque do tempero é o coentro em pó que também pode ser substituído pela versão fresca da erva.

Publicidade

Filé de carne de soja

Esta receita traz um filé de proteína de soja já condimentado. Para preparar, você precisa hidratá-los e refogar no azeite. Os ingredientes que complementam o prato são pimentão, gengibre e repolho. O óleo de gergelim acrescenta um toque oriental ao preparo.

Bife à milanesa com carne de soja

O bife de soja desta receita já é comprado pronto e a receita ensina a empaná-los. A primeira camada pode ser feita com farinha de trigo ou amido de milho. Já a segunda é composta de farinha de rosca ou fubá. O preparo é frito em óleo.

Hambúrguer de carne de soja

Este hambúrguer tem como base um refogado de proteína de soja texturizada. Além dos temperos, o preparo leva cebola, alho e azeitona. Depois de cozinhar, a mistura é combinada com farinha de trigo e ovo que são a liga do hambúrguer. Saiba como fazer.

Kibe assado de carne de soja

Nesta receita, a proteína de soja e o trigo são hidratados e combinados em uma vasilha. Se desejar um kibe mais pastoso, é preciso processar a soja. Os demais ingredientes usados são suco de limão, cebola, sal e pimenta. O toque refrescante é feito com hortelã.

Viu como fazer carne de soja pode ser descomplicado? A proteína de soja texturizada é a base de vários pratos vegetarianos e é uma boa opção de guarnição. Além disso, ela pode ser utilizada para compor outros preparos. Veja também receitas de farofa de soja e de bolo vegano!

Publicidade