Como fazer tapioca: dicas incríveis para acertar no preparo

Escrito por                          

Está com dúvidas sobre como fazer tapioca? Não se apavore. É hora de aprender técnicas simples e fáceis de reproduzir e informações que vão facilitar muito o preparo desse prato na sua cozinha. A tapioca é a fécula extraída da mandioca e é usada para fazer deliciosos lanchinhos que podem ser servidos no café da manhã, da tarde ou até mesmo em um jantar mais leve.

Como fazer tapioca

iStock

Para começar, que tal aprender uma versão extremamente básica? Nessa receita, não existe segredo e você vai conseguir reproduzir rapidinho. Aproveite!

Ingredientes

  • Massa pronta para tapioca
  • Recheio de sua preferência

Como fazer

  1. Em uma frigideira, espalhe a massa de tapioca por toda a superfície;
  2. Leve ao fogão e espere esquentar;
  3. Dê uma leve pressionada na massa para certificar-se de que tudo está grudadinho;
  4. Deixe por, aproximadamente, 2 minutos ou até desgrudar da frigideira;
  5. Adicione o recheio de sua preferência em metade da massa;
  6. Dobre a tapioca e deixe aquecendo por mais 30 segundos.

Essa é a maneira mais simples de fazer tapioca, mas existem outras variações e dicas que podem ser úteis no seu dia a dia. Veja abaixo!

Outras receitas de tapioca

Quer uma receita de tapioca perfeita e superfininha? Ou então, sugestões de recheio vegetariano para quem não consome carne e de recheio doce para a sobremesa? Quem sabe você esteja em busca de um receitinha caseira com polvilho? Você encontra todas essas opções aqui:

Tapioca fininha com recheio de presunto e requeijão

Tapioca é um prato bastante fácil de fazer, mas existem alguns truques para deixá-lo ainda mais saboroso e atrativo: use uma peneira para passar a farinha de tapioca para sua frigideira, porque dessa forma ela fica superfininha e não ligue o fogo antes de colocar toda a massa na panela. No vídeo, você ainda confere outras dicas.

Tapioca com sementes e recheio caprese

Você sabia que ao combinar grãos e sementes ricos em proteína com a tapioca, o seu lanche lhe tará maior saciedade e diminuirá seus índices glicêmicos? Pois bem, nessa receita, a mistura é feita usando gergelim e o recheio leva mussarela de búfala, tomate-cereja e manjericão.

Tapioca recheada com mortadela e queijo

Que tal aprender a fazer uma tapioca tradicional com recheio de mortadela e queijo? Para começar, lembre-se de espalhar um pouquinho de azeite na sua frigideira para não deixar a massa da tapioca grudar. Na hora de dispor a tapioca, deixe as bordas mais cheias de massa, dificultando, assim, as quebras.

Tapioca caseira com polvilho doce

Existem duas formas de preparar tapioca: usando massa de tapioca pronta ou fazendo uma versão caseira com polvilho doce. Além desse ingrediente, você vai precisar também de uma pitadinha de sal e de um copo de água para reproduzir a receita.

Tapioca doce com leite condensado

A sugestão de recheio para essa receita de tapioca doce é leite condensado e coco ralado, mas você também pode acrescentar queijo mussarela para intensificar o sabor. Faça sempre suas tapiocas em frigideiras antiaderentes para não correr perigo de grudar e estragar seu lanche.

Já aprendeu a preparar a tapioca dos seus sonhos, mas não sabe ao certo como recheá-la? Confira uma lista com receitas de recheios para tapioca que apresenta diversidade e sabor.

PARA VOCÊ