14 receitas com ora-pro-nóbis para comer ajoelhado de tão nutritivas

Escrito por                          

Já ouviu falar do ora-pro-nóbis? Ele é uma PANC, ou seja, uma planta alimentícia não convencional. Seu nome vem do latim “orai por nós”, pois conta uma história que as folhas eram encontradas no quintal de um padre. Com um alto valor nutritivo, o alimento é rico em ferro, vitamina C e proteínas. Por isso, é conhecido por algumas pessoas como a carne dos pobres.

Seu uso pode ser feito no preparo de petiscos, pratos principais e até mesmo sucos. Por ser versátil e encontrado até mesmo na rua, é um item que vale a pena ser inserido no cardápio. Então, que tal conhecer algumas receitas com esse ingrediente? Veja a lista abaixo:

1. Ora-pro-nóbis crocante

Nessa receita, as folhas são lavadas e temperadas com sal, pimenta e um pouquinho de azeite. Depois, basta colocá-las em uma frigideira bem quente. Após isso, começarão a sair bolhas, pois a água está sendo eliminada. Após dois minutos, basta virar as folhas e esperar esse tempo novamente. O resultado é crocante e bem saboroso.

2. Ovos com ora-pro-nóbis e shitake

Nessa receita, as folhas de ora-pro-nóbis são refogadas junto com os cogumelos e azeite. Depois, basta adicionar os ovos e esperar até que eles fiquem no ponto que você gosta. Para finalizar, é só temperar. A sugestão é servir esse prato junto com torradinhas. Tudo bem simples e prático, não é mesmo?

3. Escondidinho de frango caipira e ora-pro-nóbis

Escondidinho é tudo de bom, se for uma receita que foge do comum, melhor ainda. Aqui, a massa é feita com angu, já o recheio leva frango caipira e ora-pro-nóbis. Para fechar o prato com chave de ouro, você também vai precisar de queijo da serra. O passo a passo pode até não ser dos mais rápidos, mas o resultado compensa. Experimente.

4. Batatinhas assadas ao pesto de ora-pro-nóbis

Essa é uma receita bem versátil, pois cai muito bem como entrada, petisco e até acompanhamento. Aqui, você aprende a assar as batatas bolinhas e fazer um pesto com uma pegada brasileira que conta com ora-pro-nobis, queijo meia cura e castanha-do-Pará.

5. Sopa mineira com ora-pro-nóbis

Deu uma esfriadinha e bateu aquela vontade de comer uma sopa? Também dá para usar o ora-pro-nóbis. Nessa opção, a planta é combinada com frango, cebola, azeite, quiabo, abobrinha, água e salsinha. Confira o passo a passo agora mesmo.

6. Creme de mandioquinha com ora-pro-nóbis

iStock

O creme de mandioca salsa é aquele tipo de prato aconchegante. Para que seu sabor fuja do comum, a sugestão é incrementá-lo com um pesto de ora-pro-nóbis. Assim, seu prato também fica mais nutritivo. Tudo isso sem ter que passar muito tempo na cozinha.

7. Rabada com agrião ora-pro-nóbis

Já tentou preparar sua própria rabada? Para isso, você vai precisar além da carne, de cebola, cenoura, salsão, folhas de louro, pimenta, zimbro, agrião, ora-pro-nóbis, cheiro-verde e vinho tinto seco. A lista de ingredientes é curta, assim como o modo de preparo é prático, só a espera que é um pouquinho longa.

8. Costelinha de porco com melaço e ora-pro-nóbis

iStock

A costelinha de porco é um prato que combina muito bem com um toque agridoce. Para fugir do comum molho barbecue, você pode testar essa receita. Para dar o toque adocicado, melaço de cana e suco de laranja entram em cena. Sem contar que ora-pro-nóbis e pimenta laminada são usados na finalização. Para acompanhar, a sugestão é servir uma salada de abacaxi com hortelã.

9. Bolinho de feijão fradinho com ora-pro-nóbis

Nessa receita, você aprende a fazer um bolinho que leva apenas feijão fradinho e temperos. Depois de frito, a sugestão é recheá-lo com um refogado de ora-pro-nóbis, cebola, azeite e alho. Para quem gosta de fritura, essa pode ser uma ótima aposta.

10. Canjiquinha com costelinha e ora-pro-nóbis

Mesmo sendo simples, a canjiquinha é um prato que agrada os mais variados paladares. Para deixar o sabor final ainda mais gostoso, a dica é acrescentar costelinha de porco e ora-pro-nóbis. No vídeo, você confere como é fácil fazer essa receita.

11. Frango caipira com ora-pro-nóbis

iStock

Outra opção de prato simples, mas que é bem gostosa, é o frango caipira. Aqui, a dica é usar a sobrecoxa da ave. Ela é feita junto com ora-pro-nóbis, cebola, alho, limão, azeite, sal marinho e pimenta-do-reino. Poucos itens e um sabor irresistível. Vale a pena conferir.

12. Suco verde com ora-pro-nóbis

O ora-pro-nóbis não precisa ser usado apenas no preparo de pratos. Como você pode ver nessa receita, ela também rende um suco bem nutritivo. Além da planta, também é preciso ter em mãos maçãs, água, azedinha e gengibre. Tudo isso é batido no liquidificador e, depois, coado.

13. Chips de ora-pro-nóbis

Para aquele lanchinho leve e nutritivo, você pode fazer um chips com ora-pro-nóbis. Você só precisa lavar as folhas, esperar elas secarem, pincelar azeite sobre elas, jogar um temperinho e levá-las ao fogo. É necessário deixar cada lado na panela por 2 minutos.

14. Pão de ora-pro-nóbis sem glúten

A lista de ingredientes dessa receita não é das mais curtas. Porém, se você quer um pão nutritivo e que seja livre de glúten, vale a pena testar essa opção em casa. Além disso, não é preciso ter muita habilidade na cozinha para obter um resultado de sucesso.

O ora-pro-nóbis é uma planta bem versátil, não é mesmo? Sem contar no seu alto valor nutritivo. Se você gosta de pratos com essa pegada de alto valor nutricional, pode também querer aprender a fazer salada de quinoa em casa.

PARA VOCÊ