14 receitas de batata canoa que você precisa testar o mais rápido possível

Escrito por                          

Batata é aquele tipo de ingrediente que fica bom de tudo quanto é jeito: seja ela frita, assada ou cozida. Pensando nisso, a batata canoa pode ser uma boa aposta para o seu cardápio. Afinal, ela pode ser feita de todas essas maneiras. Além disso, ainda dá para incrementá-la com temperos e outros ingredientes, como queijo e bacon, por exemplo.

1. Batata canoa crocante

Para deixar a batata bem crocante, essa receita dá duas dicas: a primeira é secar as batatas com o auxílio de um papel-toalha depois que elas forem cortadas, já a segunda consiste em colocá-las lado a lado para serem assadas. Nada de colocar uma em cima da outra, beleza? Além disso, você confere como fazer um tempero bem gostoso.

2. Batata canoa com casca

Não precisar descascar a batata te poupa tempo na cozinha e ainda dá uma aparência rústica ao prato. Para um sabor irresistível, a sugestão dessa receita é caprichar no tempero. Para isso, você precisa ter em mãos apenas orégano, pimenta, azeite, sal, páprica picante e queijo parmesão. O tempo no forno é de aproximadamente 40 minutos.

3. Batata canoa apimentada

Pimenta-do-reino e pimenta-calabresa são usadas nessa receita para que o resultado seja um gostinho bem ardido. Além desses temperos, azeite, orégano e sal ajudam a complementar o sabor. Mesmo com uma lista de ingredientes tão curtinha, o petisco fica bem marcante.

4. Batata canoa temperada

Essa receita sugere usar a batata asterix. Isso porque ela conta com mais amido e menos água do que a inglesa. Assim, ela fica sequinha com maior facilidade. Mas não é só isso, essa opção tem um segredinho: flocos de teff ajudam a deixar a casquinha ainda mais crocante. Caso você não o encontre, o fubá pode ser usado em seu lugar.

5. Batata canoa com alho e alecrim

Não é preciso utilizar muitos temperos para que sua batata fique gostosa e aromatizada. E essa receita está aqui para provar isso. Os únicos itens usados com esse objetivo são azeite, dentes de alho com casca, ramo de alecrim, sal e pimenta-do-reino.

6. Batata canoa com cheddar e bacon

Batata já é uma delícia, mas com cheddar e bacon caramelizado ela fica melhor ainda! Para que o queijo fique bem cremoso, ele vai ao fogo junto com leite. O bacon é caramelizado no forno, o que é ótimo para quem não quer fazer muita sujeira na cozinha. Para isso, você pode usar maple syrup, melado, mel ou açúcar mascavo.

7. Batata canoa com cebolinha picada

Nessa receita, a batata é coberta por bacon, mussarela, cheddar e cebolinha. Para quem gosta de bastante queijo, vale a pena apostar nessa opção. Além disso, a sugestão é que o bacon seja preparado no micro-ondas, o que faz com que ele fique um pouco mais saudável do que a versão frita.

8. Batata canoa com parmesão ralado

Quer sair do comum com a sua batata canoa? Aqui, as batatas são assadas inteiras, cortadas ao meio e o recheio é retirado com o auxílio de uma colher. Então, ele é misturado com queijo parmesão, creme de leite, gema de ovo, salsinha, sal e pimenta. Na sequência só é preciso devolver o recheio para as cascas de batatas e levá-las ao forno para serem assadas.

9. Batata canoa com páprica doce

Para obter um resultado crocante, essa receita propõe cozinhar a batata antes que ela seja temperada e assada. A base para o sabor é a páprica doce, mas alho desidratado, alecrim, gengibre em pó, pimenta-do-reino e azeite ajudam a aromatizar o petisco. E para que o sabor fique marcante, o legume deve descansar por 30 minutos com os temperos.

10. Batata canoa com trio de páprica

Você é um amante de páprica? Nessa receita são usadas três versões do tempero: defumada, picante e doce. Na versão asterix, o legume primeiro é cozido e depois frito. Com isso, o resultado é uma casquinha extremamente crocante e um interior suculento. Uma opção prática e deliciosa!

11. Batata canoa asterix

A batata asterix é ideal para ser frita. Mas, aqui, ela é cozida antes de ir para o óleo quente. Para que a batata fique bem aromatizada, ela é cozida junto com alecrim, água e sal. Depois disso é que ela é frita e ainda é servida com as folhas do alecrim. Assim, fica difícil resistir a essa receita, não é mesmo?

12. Batata rústica assada com alecrim

Cortada em tiras finas, essa receita é ideal para quem busca uma textura bem crocante. Para o tempero, azeite, sal, pimenta e alecrim são usados. Além disso, essa é uma boa aposta para quem busca praticidade, pois a batata não precisa ser cozida. Ela é apenas cortada, temperada e, na sequência, já vai ao forno.

13. Batata canoa assada com molho de alho

Além de conferir dicas de como cortar, temperar e assar a batata canoa, essa receita ainda ensina a fazer um molho. Ele leva como principal ingrediente o alho que foi ao forno junto com a batata, sal, azeite, suco de limão, maionese e salsinha. Assim, seu petisco ganha um toque extra de sabor e cremosidade.

14. Batata canoa rústica na brasa

Tá com a churrasqueira acesa e quer preparar a batata canoa nela? Então, essa é a receita perfeita para você. Uma dica importante é que todos os pedaços do legume devem ficar de um tamanho parecido. Assim, eles levam o mesmo tempo para ficarem prontos.

Agora ficou fácil fazer batata canoa em casa! Com tantas possibilidades de temperos e até de incrementos, dá para variar sempre e não cair na rotina. Assim, a hora do petisco pode ficar muito mais gostosa. E se você quiser deixar esse momento ainda mais completo, confira algumas receitas de petisco de boteco que podem ser feitas em casa tranquilamente!

PARA VOCÊ