12 receitas de berinjela refogada para quem a ama ou quer amá-la

Escrito por                          

Berinjela é um daqueles alimentos para os quais torcemos o nariz quando somos crianças, mas que quando experimentamos entramos num caminho sem volta. Empanada, recheada, gratinada. São muitos os preparos e sabores possíveis. O mais simples deles merece destaque: a berinjela refogada.

Refogar ingredientes é uma das coisas mais fáceis de se fazer na cozinha. E, mesmo o preparo sendo sempre o mesmo (cozinhar o alimento usando alguma gordura), os resultados podem ser bem diferentes. No caso da berinjela, temos do antepasto ao prato principal, passando pela salada e acompanhamento. Abaixo listamos 12 receitas para você se inspirar e curtir:

1. Berinjela refogada vapt-vupt

O sabor é composto pela combinação de berinjela, azeite, cebola, alho, azeitona, sal, pimenta, orégano, vinagre e cebolinha. Uma receita prática, rápida e que pode ser tanto um acompanhamento quanto um antepasto. Mas, o resultado é tão gostoso, que não será surpresa se você acabar comendo tudo às colheradas mesmo.

2. Farofa de berinjela refogada

Essa receita é a escolha certa para quem gosta de farofa molhadinha (no caso, todo mundo, né?). Como toda boa farofa, fica pronta num instante e combina com praticamente tudo que o paladar brasileiro ama. É uma boa ideia para começar a incluir a berinjela na alimentação.

3. Berinjela refogada com pimentão vermelho e shoyu

Berinjela e pimentão vão muito bem juntos. Ela macia e ele mais firme; ela mais suave e ele com sabor mais agudo. Os outros ingredientes ajudam a completar os sabores e o shoyu dá um toque dourado ao prato, que abre o apetite de qualquer um. Vistoso e gostoso!

4. Berinjela refogada com tomate e alho-poró

É comum encontrar alho-poró em quiches, risotos, molhos. Mas ele cai bem também em preparos mais simples, como esse refogadinho com berinjela e tomate. É fácil de fazer e de comer. E como diz o ditado: menos é mais.

5. Caponata na panela

Caponata é uma delícia, mas demanda muito tempo de forno para ficar pronta, certo? Não. Com essa receita, você prepara uma caponata com o sabor de sempre, mas numa panela só e em menos tempo. Confira a receita completa e teste em casa!

6. Berinjela com tofu

Cubinhos de tofu assado adicionam sabor e textura ao refogado de berinjela com alho, tomate cereja, manjericão e shoyu. Exemplo de que basta um toque, um ingrediente a mais, para que uma receita simples ganhe nova cara.

7. Berinjela xadrez

iStock

Versão vegetariana do clássico da gastronomia oriental. O segredo para o prato ficar perfeito é engrossar o molho com um pouco de amido para que não fique um caldo ralo e sem graça. Além da berinjela, você vai precisar de tofu, pimentão verde, pimenta chili, shoyu, açúcar de coco, gengibre, amido de milho e amendoim.

8. Salada de berinjela refogada com balsâmico

Berinjela, pimentões verde e vermelho, e cebola refogados são misturados com azeitonas, alho cru, orégano, azeite e vinagre balsâmico. O resultado é uma salada leve, com sabor incomum e refrescante.

9. Salada de berinjela refogada com atum

A berinjela e a cebola são refogadas no óleo do atum, para já pegarem um pouco do gosto. Depois, são misturadas com ele, tomate, azeitonas e maionese. Uma salada cremosa, fresca e diferente da salada de batata de sempre.

10. Berinjela com calabresa

Um refogado simples, com um toque especial de sabor que vem do fritar a calabresa até tostar um pouquinho e depois refogar a berinjela para ela pegar o gosto do tostado que fica grudado na frigideira. Hmmm… Fica uma delícia!

11. Berinjela com frango desfiado

Berinjela, cebola roxa, tomate, salsinha, frango desfiado, alho, azeite e sal. Ingredientes do dia a dia, prato com cara e gosto de comida feita em casa. Daquelas receitas que nos abraçam e a gente guarda no coração.

12. Berinjela “escondida”

Boa maneira de apresentar berinjela para alguém que não dá muito crédito para ela. A carne moída e o requeijão, junto com os outros ingredientes, ajudam a berinjela a ficar “escondida” dos olhos mais implicantes. Vale a pena testar!

Para seguir no caminho do amor por berinjela, aproveite para conhecer as receitas de berinjela recheada, lasanha de berinjela, berinjela à parmegiana e pizza de berinjela. São muitas opções. A cada uma, ela vai te conquistar mais um pouco!

PARA VOCÊ