15 receitas de bolo de banana integral que são saudáveis e deliciosas

Escrito por Itala Barros

Sabe aquelas bananas escurecidas que sobraram na fruteira? Não precisa jogar fora! Você pode unir economia e uma dieta equilibrada de um jeito bem fácil: use-as para fazer um delicioso bolo de banana integral.

O sabor adocicado da banana ajuda a diminuir a quantidade de açúcar das receitas e o gosto simples da fruta é ótimo para fazer combinações. Não importa se com chocolate, ameixa ou mel, ela fica perfeita com todos eles. Veja receitas de bolo de banana integral para você aproveitar as bananas maduras e se deliciar:

1. Bolo integral de banana sem açúcar

Aqui, o açúcar é substituído por meia xícara de mel, o que junto das bananas madurinhas confere uma doçura suave para a sobremesa. A massa do bolo ainda leva uma pitadinha de canela, o que ajuda a trazer aquele gostinho de infância ao bolo.

2. Bolo de maçã com banana

A banana é ótima para deixar o bolo denso, mas que tal inserir também maçãs para aumentar a umidade do bolo e criar uma camada de textura? Assim você ganha ainda mais sabor na receita e de quebra insere as fibras saudáveis da casca da maçã.

3. Bolo de banana integral vegano

Esse bolo reúne praticidade com sabor. Com aveia, banana, tâmara, leite de coco, limão e fermento, você faz uma sobremesa que, além de uma delícia, é sem glúten, lactose e ainda por cima vegana! O que mais você pode pedir?

4. Bolo integral de banana com azeite

Essa receita é para quem acha que temperos dão um toque especial apenas para as receitas salgadas. O azeite, a canela, o cravo e a noz-moscada dão um sabor exótico para esse bolo.

5. Bolo integral de banana invertido

Lembra daqueles bolinhos servidos na casa das avós em que a fruta aparece em calda no topo? Você pode fazer a versão fitness deles, basta arrumar as bananas no fundo da forma e salpicar com canela. Nem precisa salpicar açúcar para conseguir aquela linda cor dourada, a canela faz todo o trabalho durante o cozimento do bolo.

6. Bolo integral de banana com aveia

A aveia é uma aliada perfeita na hora de fazer bolos que ficam bem úmidos, já que este floco evita que a massa resseque. Misture todos os ingredientes secos e molhados em um recipiente, depois leve ao forno em uma forma e cerca de 20 minutos depois sua casa estará com cheiro maravilhoso de bolo.

7. Bolo integral de banana sem glúten e sem lactose

Não precisa estranhar a falta de lactose, esse bolo leva óleo de coco e fica extra cremoso! A farinha de arroz, além de não ter glúten e ser rica em bons carboidratos, ajuda a criar um bolo bem condensado, que lembra um pudim tanto na forma como no gosto.

8. Bolo integral caramelado de banana

O caramelo de açúcar demerara ajuda a criar um bolo incrivelmente suculento. Nessa receita, você pode colocar um pouco de farinha de trigo branca, para deixar a massa mais branquinha e volátil.

9. Bolo integral de banana com farofa de nozes

Esse bolo lembra a tradicional cuca alemã, mas aqui temos uma maravilhosa farofa de nozes, que dá um arremate crocante na receita e deixa esse bolo com uma linda cor castanha.

10. Bolo integral de banana, castanhas e gotas de chocolate

Combinar banana, chocolate e castanha tem tudo para dar certo. Quando esses elementos se juntam à farinha integral e ao açúcar mascavo, temos uma mistura saudável e pra lá de deliciosa. O preparo é bem simples, basta inserir os ingredientes extras na massa e depois levar ao forno. Vale a pena experimentar!

11. Bolo integral de banana com amêndoas

Dizem que o segredo de uma boa dieta é saber balancear. Então, que tal equilibrar um bolo integral com amêndoas com um pequeno pecado que é a ganache de chocolate como cobertura? A calda irá conferir um sabor dos deuses para seu bolo!

12. Bolo integral de banana vegano com cacau

O cacau na massa faz com que essa receita fique com aspecto e gosto bem chocolatudo. Mas não precisa sentir culpa ao fazer esse bolo, todos os seus ingredientes são saudáveis e sem nada de origem animal.

13. Bolo integral de banana com ameixa

iStock

Essa receita combina duas frutas clássicas: a banana, que deixa um aspecto denso na massa, e a ameixa, que traz um toque extra de sabor. Essa mistura cria um bolo perfeito para um café da tarde. E o melhor é que fica pronta em menos de meia hora e faz sucesso com a família inteira.

14. Bolo integral de banana, coco e aveia

O coco traz para essa receita fibras que ajudam na digestão e deixa esse bolinho com um gostinho tropical. Além dele, você vai precisar de: banana, iogurte natural, ovo, manteiga. açúcar mascavo, canela, aveia, fermento e bicarbonato de sódio. Impossível comer um pedaço só!

15. Bolo integral de banana com mel e cobertura

Quem olha essa calda branquinha e aveludada nem imagina que ela é apenas uma junção de dois elementos simples: banana e limão. Bata os ingredientes no liquidificador e você terá uma calda linda e saudável. Na massa, você vai usar banana, ovo, óleo, mel, farinha integral, fermento, canela e noz-moscada.

A banana é uma fruta deliciosa e versátil. Ela pode ser uma aliada perfeita na hora de ter uma dieta mais natural sem perder o sabor. Agora que você aprendeu essas deliciosas receitas de bolo, que tal testar também receitas de sorvete de banana?

PARA VOCÊ