50 receitas de bolo integral que vão alegrar a sua dieta

Escrito por    

Os alimentos integrais são essenciais para uma dieta equilibrada, já que eles não passam por processos de refinamento e contam com 100% de suas vitaminas e nutrientes naturais, como as fibras, trazendo diversos benefícios como o aumento da saciedade, o emagrecimento, o bom funcionamento do intestino e o combate de problemas como diabetes e colesterol alto.

Pensando nisso, a farinha de trigo integral surgiu como uma alternativa mais saudável e perfeita para substituir a farinha branca em diversas receitas, principalmente as de sobremesas e doces.

Para os amantes de bolo que querem se deliciar sem culpa, separamos uma lista com receitas super saudáveis e saborosas, com ingredientes que variam entre frutas, legumes, especiarias, oleaginosas, chocolate e muito mais. Confira abaixo!

Continua após o anúncio

Receitas de bolo integral com frutas ou legumes

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

1. Bolo integral de maçã e banana: essa receita de bolo é repleta de coisas boas: farinha integral, aveia, frutas e oleaginosas. Para adoçar, utilize um adoçante chamado sucralose, porém você pode também substituir por açúcar mascavo.

2. Bolo de coco integral: esse é um bolo de coco integral, sem glúten e sem lactose feito com farinha de coco (deliciosa, perfumada e lowcarb), óleo de coco, ovos, sucralose, blueberries e fermento. Apesar de ficar um pouco esfarelado, é um bolo extremamente saboroso!

3. Bolo integral de maçã e cenoura: essa é uma receita de bolo perfeita para quem gosta de doce na medida certa, pois não é enjoativa e leva entre seus ingredientes farinha de centeio, maçã e cenoura, que garantem ao bolo uma textura incrível e deliciosa.

4. Bolo integral de cenoura: esse bolo de cenoura é perfeito para o café da manhã, lanche da tarde ou até mesmo para uma festinha, pois além de delicioso, é integral, cheio de fibras e também diet, com poucas calorias.

5. Bolo integral de cenoura com laranja: o resultado desse bolo de cenoura e laranja é delicioso e super fofinho, pois a farinha integral é fina e suave, que evita deixar a massa pesada. Além das frutas, você irá precisar também de açúcar mascavo, ovos, fermento em pó e óleo de girassol.

6. Bolo integral de banana: esse é um bolo super saudável e saboroso feito com bananas maduras, açúcar mascavo, mel, farinha integral e azeite de oliva, que resultam em uma receita gostosa e macia. O toque final é garantido por três especiarias especiais: canela, noz moscada e cravo da Índia.

Continua após o anúncio

7. Bolo integral de maçã com aveia e granola: esse bolo integral de maçã é ideal para servir no café da manhã ou acompanhar uma boa xícara de café ou chá à tarde. Entre seus ingredientes estão aveia em flocos finos, granola, fermento, ovos, açúcar mascavo, óleo de girassol, uvas passas pretas, cravo e canela.

8. Bolo integral de banana com aveia: a receita desse bolo integral leva flocos e farinha de aveia, e conta com a banana para umedecer a massa e deixar a sobremesa ainda mais gostosa. O resultado é um daqueles bolos que ficam macios por dentro com uma casquinha bem crocante por fora.

9. Bolo integral de cenoura e coco: o resultado dessa receita é um bolo encantador, molhado, macio, cheio de texturas diferentes e repleto de surpresas para o paladar, daqueles que você encontra o sabor doce e ácido das passas, e em seguida sente aquele gostinho das raspas de laranja combinadas com as nozes e o coco. Imperdível!

10. Bolo integral invertido de maçã com frutas vermelhas: este bolo aqui é especial, pois é feito de forma invertida, ou seja, a parte que ficará na superfície do bolo depois de pronto é aquela que vai primeiro para a forma. É um bolo com massa integral escura e saborosa, pouco doce e nada enjoativa, com uma cobertura levemente caramelizada de maçãs. Dica: a canela e o mel são indispensáveis nessa receita.

11. Bolo integral de banana com mel: opção de bolo saudável ideal para os finais de semana, essa receita é super fácil de preparar e conta com uma mistura de banana com mel, que além de render um sabor delicioso, deixa a casa super perfumada.

12. Bolo integral de laranja: essa receita de massa integral básica fica ainda mais gostosa quando combinada com o suco de laranja. Aqui, você vai precisar somente de ovos, açúcar demerara ou mascavo, farinha integral, óleo e fermento. Você pode também incrementar com castanhas, uva passa, granola, pedaços de fruta, aveia entre outros.

13. Bolo integral de bananas e framboesas: esse bolo de bananas com framboesas ficou muito saboroso com o uso da farinha integral, que tem um gosto naturalmente mais amendoado. Para substituir o óleo, aposte no azeite de oliva extra-virgem, bem frutado e não muito forte.

14. Bolo integral de maçã com especiarias: esse bolinho integral de maçã é bem saudável e fica ainda mais incrível quando combinado com especiarias como canela, cravo e noz moscada. A receita rende até 12 unidades de muffins.

15. Bolo integral de banana e figo: esse é um bolo perfeito para os dias frios, que ficou super gostoso devido ao sabor especial do figo. Por ser integral, a massa fica um pouco mais pesada, mas mesmo assim de dar água na boca. Para a cobertura, você irá precisar de uma banana madura, açúcar mascavo, canela em pó e óleo vegetal.

Continua após o anúncio

                   

16. Bolo integral de milho: para os apaixonados por receitas com milho, que tal esse bolinho integral super macio e saboroso? Entre os ingredientes saudáveis, estão ovos, óleo de coco, farinha de linhaça, canela e chia.

17. Cuca integral de uva: para quem não conhece, a cuca é um bolo de origem alemã que tem como característica uma farofa crocante por cima. Essa receita ensina a preparar uma deliciosa e saudável cuca integral de uva, feita com granola, aveia, iogurte natural desnatado, chia, entre outros. Apesar de ser liberada na dieta, coma com moderação devido às suas calorias.

18. Bolo integral de maçã, banana e canela: super simples e rápido de fazer em casa, o bolo integral de maçã, banana e canela é saboroso, saudável e leva ingredientes fáceis como leite misturado com suco de limão, ovos, óleo, farinha, açúcar e fermento.

19. Bolo integral de ameixa: esse é um bolinho de ameixa integral rápido de preparar e super saboroso feito no liquidificador. A massa fica incrivelmente molhadinha por causa da ameixa e não é necessário recheio nem cobertura, pois apesar de simples já é um bolo perfeito para tomar com um cafezinho.

20. Bolo integral de pêra com granola: que tal fugir do óbvio e aumentar as opções de receitas de bolos integrais? Esse é um bolo bonito e gostoso feito com pêras maduras e granola, que ajuda a garantir um toque especial à massa e também na cobertura.

21. Bolo integral de coco com cranberry: cranberry e coco é sem duvidas uma deliciosa combinação para fazer doces, especialmente bolos. O azedinho do cranberry é maravilhoso contrastando com o doce da massa, especialmente com o sabor do coco. É uma receita com pouco açúcar e gordura que fica deliciosa, macia e colorida.

Receitas de bolo integral com oleaginosas

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

22. Bolo húngaro de frutas secas e castanhas: essa é uma receita ideal para preparar em datas festivas com o Natal ou Ano Novo, que deixa a casa toda perfumada devido às especiarias e frutas secas. É um bolo simples de fazer que rende até 12 fatias.

23. Bolo integral de maçã e castanha do Pará: além de lindo, esse bolo integral de maçã e castanha-do-Pará fica simplesmente irresistível. Anote os ingredientes: maçãs descascadas, canela em pó, farinha integral, açúcar mascavo, óleo, ovos, castanhas-do-Pará picadas, fermento e bicarbonato de sódio. Para finalizar, salpique açúcar de confeiteiro e sirva com um café quentinho.

24. Bolo integral de banana e castanha: essa receita de bolo integral de banana ganha o toque de oleaginosas que podem ser escolhidas de acordo com a sua preferência, como nozes, avelãs e amêndoas. Aqui, foram utilizadas castanhas do Pará trituradas combinadas com ingredientes saudáveis como aveia em flocos, iogurte natural e canela.

25. Bolo integral com maçã e amêndoas: precisa de uma receita rápida para preparar em casa para a família ou convidados? Aposte nesse delicioso bolo integral feito com maçã verde, amêndoas laminadas e aveia em flocos. É saudável, fácil de fazer e fica super gostoso!

26. Bolo integral de maçã verde e castanhas: esse bolo integral de maçã verde e castanhas é rico em fibras, saudável e simplesmente delicioso. Para preparar essa receita você vai precisar de ingredientes como ovos, açúcar mascavo, castanhas do Brasil trituradas, farinha integral, óleo vegetal, canela, suco de limão, extrato de baunilha e bicarbonato de sódio.

27. Bolo integral de nozes: esse bolinho integral de nozes fica delicioso e é super prático de fazer, já que não precisa nem de batedeira nem de liquidificador. Essa é uma receita pequena, porém se quiser um bolo maior você pode dobrar todos os ingredientes.

28. Bolo integral de banana, passas e nozes: que tal um bolinho integral de banana, passas brancas e negras e nozes? É saudável, macio e de dar água na boca! Ao terminar, acrescente na sobremesa um pouco de mel e nozes moídas para deixar a receita ainda melhor.

29. Bolo integral de maçã e nozes: esse é um bolo integral de maçã com nozes gostoso, sem açúcar e saudável, perfeito para comer durante a dieta e matar a vontade de doce sem culpa. Utilize ingredientes como canela, óleo de canola, leite desnatado e farinha integral.

Receitas de bolo integral com combinações diferentes

Foto: Reprodução / Pitadinha

Foto: Reprodução / Pitadinha

30. Bolo integral de linhaça: além de delicioso, esse bolo é extremamente saudável, pois é 100% integral, adoçado somente com mel e leva entre os ingredientes da massa a famosa linhaça, que contribui com diversos benefícios para o corpo e a saúde.

31. Bolo integral de abobrinha, gengibre e limão: esse bolo integral feito com abobrinha, gengibre e limão é simplesmente incrível, úmido, fofo e cheio de texturas. Enquanto o bolo assa um aroma apaixonante toma conta da casa, e quando fica pronto é alegria pura. Vale a pena experimentar!

32. Bolo integral de cenoura com cobertura de cream cheese: esse bolo é inspirado na versão americana do bolo de cenoura, sempre feito com canela, cenoura ralada e cobertura de cream cheese. Porém, aqui a receita é feita com farinha integral e fica mais saudável com a substituição de alguns ingredientes, como o óleo por azeite de oliva.

33. Bolo integral de maçã e passas: esse bolo integral de maçã e passas é ideal para um chá da tarde e pode ser feito rapidamente em casa. Você deve ter em mãos ingredientes como uvas passas, rum para hidratar, farinha integral, açúcar mascavo, canela em pó e sementes de linhaça.

34. Bolo integral de banana com aveia e cobertura crocante de girassol: a receita desse bolo integral de banana fica muito saborosa e conta com ingredientes saudáveis como aveia e girassol, que pode ser misturado com um pouco de açúcar e colocado por cima da massa, resultando em uma camada extra super crocante e deliciosa.

35. Bolo integral de banana e brown butter: brown butter nada mais é que a manteiga fervida até ficar marrom, em um processo que muda o seu sabor e aroma, conferindo aos pratos um toque amendoado incrível. Portanto, já dá para imaginar a delícia que fica quando o ingrediente é combinado com um saboroso bolo de banana, né?

36. Bolo integral de cenoura, mel e gengibre: essa é uma releitura do clássico bolo de cenoura com cobertura de chocolate, porém em uma versão muito mais natural que não leva nem mesmo açúcar. Para a massa, você vai precisar de ovos, óleo de coco, mel, cenouras, farinha integral, fermento e gengibre em pó. Já para a cobertura, aposte em chocolate meio amargo, leite desnatado e mel.

37. Bolo integral de melado e especiarias: essa é uma boa receita para quem adora bolos com uma consistência mais pesadinha e ao mesmo tempo absurdamente fofo, molhadinho e simplesmente delicioso. Por ser adoçado com melado, ele não fica doce demais e, além disso, as especiarias garantem um toque especial.

38. Bolo integral de figo, passas e amêndoas: bolinho integral feito com figo, uvas passas e amêndoas laminadas super úmido, macio, saboroso e simples de preparar. Basta você ter em mãos ingredientes como óleo de girassol, ovos, açúcar mascavo, farinha integral, aveia em flocos finos, fermento, canela e gengibre em pó.

39. Bolo integral de canela com amoras: esse bolo de canela com amoras fica super leve e gostoso mesmo com a farinha integral, que é batida com ovos, mel e açúcar até que a mistura fique bem espumante e grossa. Ao final, polvilhe açúcar de confeiteiro e decore com algumas amoras.

40. Bolo integral de abobora com melado e nozes: o que acha de aproveitar as aboboras para preparar um incrível bolo integral? A dica aqui é substituir o açúcar por melado, que combinado com as especiarias da receita (canela, cravo e noz moscada) fica ainda mais especial. O resultado é um bolo gostoso, fofinho e com uma textura maravilhosa.

41. Bolo integral de fubá e coco: esse é um bolinho semi integral de fubá e coco, super rápido e simples de fazer e perfeito para qualquer hora do dia, já que é simples e combina com diversos alimentos. Você vai utilizar três farinhas (comum, integral e de milho orgânica), açúcar demerara, coco ralado, água, óleo vegetal, sal e fermento em pó.

42. Bolo integral de alfarroba com vinho: para quem nunca fez um bolo com vinho, a hora é agora. Siga o passo a passo dessa receita e saiba como preparar um delicioso bolo semi integral que utiliza, entre outros ingredientes saudáveis, alfarroba no lugar do cacau. Já o vinho ajuda a dar um toque sutil no sabor, os cranberries garantem o gostinho “azedo doce” e a cobertura de coco dá o toque final.

Receitas de bolo integral com chocolate

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

43. Bolo de chocolate integral: os bolos de chocolate são sempre um clássico e sucesso garantido com adultos e crianças, porém eles podem ganhar versões mais saudáveis sem deixar de ser deliciosos. Separe ingredientes como ovos, farinha integral, açúcar mascavo, chocolate em pó, cacau em pó, gengibre em pó, água quente e fermento. Já para a calda, utilize leite, cacau, chocolate em pó, açúcar demerara e manteiga.

44. Bolo integral de banana, castanhas e gotas de chocolate: apesar de contar com somente farinha integral, esse bolo de banana com castanhas e gotas de chocolate ficou super macio, gostoso e saudável. Dica: quanto mais madura a banana estiver, melhor e mais doce ficará o bolo.

45. Bolo integral de cacau com tâmaras, nozes e laranja: que tal um bolo de cacau sem leite feito com farinha integral, azeite, café, tâmaras, nozes picadas e raspas de laranja? Esses ingredientes deixam o sabor do cacau ainda mais incrível e a consistência do bolo fica perfeita devido ao chantilly de vinho do Porto.

46. Bolo integral vegano de cacau com banana: sem ovos e sem laticínios, essa receita não vai resultar exatamente em um bolo macio e tradicional daqueles bem fofinhos, já que ele ficará mais úmido e pesado, parecido bastante com um brownie. Para finalizar, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima e sirva.

47. Bolo de chocolate com arroz integral: que tal inovar nos ingredientes e preparar um bolo de chocolate utilizando arroz integral na massa? Além de delicioso, o resultado fica incrivelmente macio, fofinho e com denso sabor de chocolate. E mais: a receita é sem lactose e pode também ser sem glúten para os intolerantes não passarem vontade.

48. Bolo semi integral de cacau sem açúcar: esse bolo semi integral de cacau é uma ótima opção para preparar em ocasiões especiais como aniversários ou somente almoços e jantares para convidados. Para a massa, você irá precisar de sementes de linhaça marrom trituradas, água morna, farinha de trigo e farinha integral, cacau orgânico em pó, bicarbonato de sódio em pó, fermento em pó, sal, melado, óleo vegetal, essência de baunilha e água fervente.

49. Bolo de chocolate integral com especiarias: esse bolo de chocolate temperado com especiarias ficou muito bom e super gostoso e fofo. Além de utilizar açúcar mascavo, a receita leva também outros ingredientes saudáveis como farinha integral, canela, cardamomo e pimenta da Jamaica.

50. Bolo de chocolate integral de caneca: quem não gosta de um bolo de chocolate cremoso e bem quentinho? É uma receita de caneca super simples, prática e rápida de fazer que fica deliciosa e super leve, além de saudável para comer sem culpa.

Já escolheu a sua preferida? Aproveite para fazer agora mesmo e comer a qualquer hora do dia, desde o café da manhã até o lanchinho da madrugada, afinal são receitas que podem na dieta, né?