13 receitas de feijão carioca para ir além do arroz com feijão

Escrito por                          

Feijão carioca, carioquinha, marrom. Cada região do país chama de um jeito, mas em todas elas esse ingrediente é um dos mais consumidos. Rico em nutrientes, como fibras, ferro e proteínas, o feijão carioca é saboroso e muito versátil. Fica bem cozido sozinho, com embutidos, como tutu, bolinho e até hambúrguer.

Abaixo listamos receitas que mostram toda essa versatilidade. Inspire-se, e o arroz com feijão e a sobra da véspera nunca mais serão os mesmos.

Pratos com feijão carioca

iStock

1. Feijão carioca básico: para começar nossa lista, temos um passo a passo de como preparar o feijão, tanto na panela de pressão quanto na panela comum. E ainda há dicas de como temperar e congelar o feijão. Tudo para você poder ficar craque em fazer um feijão gostoso, no ponto certo, e poder partir para as próximas opções de receitas.

2. Feijoada com feijão carioca: tradicionalmente, feijoada é feita com feijão preto, mas também funciona muito bem com feijão carioca. A receita leva tempo para ficar pronta – é preciso deixar as carnes e o feijão de molho na véspera, mas o resultado vale muito a pena. Perfeita para encher a mesa no fim de semana.

3. Feijão gordo: feijão com caldo espesso, encorpado com paio, linguiça e bacon, uma refeição completa num prato só. E, como dá para congelar, é ótimo para preparar em grande quantidade num dia e ter pronto, à disposição sempre que bater vontade.

4. Feijão magrinho: mesmo sem carnes e azeite/óleo, dá para fazer feijão gostoso. Nessa receita, o segredo é cozinhar a cebola, o alho e cenoura junto com o feijão, depois de tirar a pressão. Uma opção mais leve, mas também muito fácil de fazer e gostosa de comer.

5. Feijão cremoso: cremoso não é só forma de falar, é cremoso mesmo! Espesso, sedoso, delicioso e infalível. O segredo é simples: cozinhar inhame junto com o feijão e, depois de tirar da pressão, amassar o inhame até virar um purê e usar esse purê para engrossar o caldo. Feijão ralo nunca mais!

6. Tutu de feijão carioca: feijão, mandioca e carnes de porco são alimentos presentes em muitos preparos típicos brasileiros. Juntos eles formam um dos clássicos dos clássicos. E nada se torna um clássico à toa. O tutu é fácil de preparar e irresistível!

7. Feijão tropeiro: prato de grande importância na história do país, era a principal alimentação dos tropeiros que cruzavam as terras levando mercadorias. Então já dá para imaginar o tanto que o prato é nutritivo e sacia a fome, né? E, o melhor, não é nada difícil de fazer!

8. Baião de dois: os puristas que nos desculpem, mas às vezes a vontade de comer algo fala mais alto que rigor da tradição. Nesse caso, o baião de dois é feito com feijão carioca no lugar do feijão de corda e, mesmo assim, continua delicioso!

Petiscos à base de feijão carioca

9. Chilli: não é só em terras brasilis que o feijão faz parte de pratos tradicionais e deliciosos. A mistura de feijão com carne e pimenta é tão boa que já ultrapassou as fronteiras do México e hoje faz sucesso no mundo todo. E não é difícil entender o porquê, né?

10. Caldinho de feijão carioca bem cremoso: feijão cozido; cebola, alho, pimentão e batata refogados; tudo junto batido até formar um creme liso. Tem tanto sabor que não precisa de muito para acompanhar, croutons ou torradas já bastam.

11. Caldinho de feijão carioca com cenoura: muito simples de fazer. A cenoura dá nutrientes e cor ao prato. Parte dela cozinha junto com o feijão e outra parte vai no refogado. No fim, tudo é batido junto até o creme ficar lisinho.

12. Hambúrguer de feijão carioca: uma solução para aquele restinho de feijão que está na geladeira, essa receita é muito fácil e leva pouquíssimos ingredientes. Você só precisa de feijão já cozido, farinha de mandioca (não se tiver, pode ser de trigo) e um pouco de caldo do próprio feijão (ou água). Depois de tudo misturado, é só modelar os hambúrgueres e fritá-los na frigideira. E se sobrar você pode congelar.

13. Bolinho de feijão recheado com queijo: outra opção para aproveitar o feijão já cozido que está na geladeira são estes bolinhos, recheados com mussarela e empanados com farinha e parmesão. Fazem a gente querer que sempre sobre feijão na geladeira…

Não é só o feijão carioca que faz sucesso em diferentes preparos. Os outros tipos do grão também rendem pratos diversos. Que tal conhecer receitas com feijão preto, fejão branco, feijão verde, feijão fradinho e feijão andu? Tem para todos os gostos. Aproveite!

PARA VOCÊ