Seja para decorar bolos, biscoitos, cupcakes ou outras criações culinárias, o glacê é sempre favorito e deixa toda sobremesa muito melhor!
O melhor dessa cobertura é que existem muitos jeitos de prepará-la. É fácil fazer glacê de diferentes cores e sabores e, além disso, é possível fazer combinações de acordo com sua imaginação. Se você não tem os ingredientes para o método que já conhece, certamente encontrará uma alternativa por aqui.
1. Glacê royal
O glacê royal, ou real, é aquele muito usado para confeitar biscoitos. Você encontra verdadeiras obras de arte na internet, todas feitas a partir dessa receita supersimples. Fazer o seu próprio biscoito decorado é muito fácil, o difícil é acreditar que esta cobertura é feita apenas com claras, açúcar, sal e baunilha. É claro, você pode usar outras essências para dar o sabor que você preferir! As instruções trazem dicas para decorar, para deixar o glacê consistente por mais tempo se for vender os biscoitos e até para ajudar a não deixar a mistura ressecar.
Publicidade
Essa receita de glacê real varia um pouquinho, já que ganha a adição de suco de limão para dar um sabor especial à mistura. As instruções trazem dicas para colorir o glacê sem perder a consistência, além de ensinarem a fazer saquinhos de confeitar próprios. Aqui, você também encontra algumas ideias de como decorar os biscoitos!
O diferencial dessa receita é o uso do pó de merengue, um tipo de clara de ovo desidratada. O ponto do glacê feito com esse ingrediente é muito mais fácil de alcançar. Como já vem aromatizado, o pó também deixa a mistura com cheirinho de baunilha. Se você tem problemas com o ponto do glacê, esse é um jeito de garantir que ele ficará consistente. A receita também conta com várias outras dicas para uma cobertura perfeita!
4. Glacê de leite condensado e chocolate
Com apenas três ingredientes, essa receita ensina como fazer o glacê à base de leite condensado. A consistência fica por conta de emulsificante, que pode ser comprado em pó em qualquer loja de doces. A receita conta com dicas de como conseguir a consistência correta e como fazer as decorações mais clássicas. Essa é uma cobertura que pode passar bastante tempo fora da geladeira sem perder a forma.
Publicidade
Esse é um glacê liso, usado para uma aparência mais limpa em bolos, mousses e biscoitos, pois fica brilhante e homogêneo. Para fazer, só é preciso manteiga, chocolate picado e xarope de milho. É uma opção simples e muito rápida, tanto para preparar quanto para confeitar, e seu sabor é delicioso, já que é feito basicamente apenas de chocolate.
Publicidade
Esse glacê também é feito diretamente com chocolate derretido, mas sua receita é um pouco mais complexa, o que permite o uso de técnicas clássicas de confeitaria. Ele é bastante consistente e o ponto é fácil de alcançar. O modo de preparo e, consequentemente, o sabor, são muito parecidos com os do brigadeiro. A receita também inclui instruções para preparar cupcakes de chocolate, que ficam perfeitos com essa cobertura.
Feito com uma combinação de café instantâneo e café coado, esse glacê é do tipo liso. Ele endurece depois que esfria, então, pode ser usado para decorar bolos com a técnica de deixá-lo escorrer pela massa. O preparo é muito simples: basta bater o café com leite e açúcar. A receita também inclui instruções para fazer um delicioso bolo de café para combinar. No entanto, esse glacê também fica delicioso com bolos de chocolate, laranja ou baunilha!
Publicidade
Essa variação do glacê de açúcar simples conta com uma substituição que faz toda a diferença: ao invés de utilizar água para dissolver o açúcar de confeiteiro, usa-se suco de laranja – o sabor não poderia ficar mais intenso! Ele também é bem fácil de aplicar, já que é necessário colocá-lo no bolo enquanto ainda está quente. Depois, ele vai endurecendo conforme esfria. Esse glacê é rápido de fazer e fica perfeito em bolos de cenoura e em doces de chocolate.
Com apenas manteiga, leite condensado e baunilha, você prepara esse glacê delicioso. Ele é mais usado para rechear bolos do que para fazer a cobertura, já que não leva nenhum emulsificante. No entanto, se deixado na geladeira, ele pode ser usado tranquilamente como cobertura também. Além disso, você pode colorir esse glacê usando corante alimentício em gel! O vídeo também inclui a receita de um bolo de pão-de-ló, que combina perfeitamente com esse recheio.
O Leite Ninho é um dos queridinhos da internet atualmente. Com um sabor característico, que lembra a infância, é difícil não se apaixonar por esse glacê. Ele é preparado com leite condensado, leite em pó, creme de leite e emulsificante. O ponto é fácil de conseguir e ele pode ser usado para todas as técnicas tradicionais de confeitaria, pois fica bem consistente. Para uma overdose de Leite Ninho, a receita também traz instruções para preparar uma massa de bolo e um recheio no mesmo sabor!
Essa receita usa ingredientes bem diferentes para conseguir o ponto do glacê. Uma combinação de gelatina incolor e emulsificante fica responsável pela consistência. Você pode adicionar a cor e o sabor que você quiser através do uso da sorvetina, um aromatizante voltado para a produção de sorvetes. Essa cobertura é bem firme e segura muito bem a forma fora da geladeira. O vídeo conta com dicas de como decorar também!
Essa variação do glacê simples de açúcar substitui a água pelo suco de limão siciliano para dar um toque especial à cobertura. Ela endurece depois que esfria, então, você pode usá-la tranquilamente em qualquer tipo de doce. O limão siciliano é superaromático e tem um sabor marcante. Você pode também adicionar raspas da casca para decorar ainda mais. A receita também conta com instruções para preparar um bolo de limão siciliano leve e fofinho!
Publicidade
Agora que você conhece todos os segredos para fazer diferentes tipos de glacê, é só deixar a imaginação trabalhar. Você pode usar essas receitas para criar as mais diversas combinações de cores, formas e sabores: impressione sua família com doces lindos ou comece a confeitar para vender!
Johnny é comunicólogo formado em Comunicação e Multimeios pela Universidade Estadual de Maringá. Taurino apaixonado por boa comida, também ama música pop, Britney, Madonna e livros. Além disso, é um colecionador (um pouco compulsivo) louco por mídia física.
minhas listas instagram