17 receitas de maionese vegana para inovar no preparo desse molho

Escrito por                          

Usar ovo cru no preparo da maionese pode assustar muitas pessoas pelo risco de salmonela. Além disso, por ser um produto de origem animal, acaba eliminando esse molho da vida dos veganos. Que tal preparar uma versão que não precisa de ovo? Aprenda receitas de maionese vegana que te surpreenderão!

Maioneses veganas simples

iStock

1. Maionese vegana de soja em pó: já pensou em usar soja em pó para fazer maionese? E olha que a lista de ingredientes é bem curta: água, soja, alho, sal, limão e óleo.

2. Maionese de inhame: se você procura uma versão mais saudável, aqui, ao invés de usar óleo, você vai precisar de azeite, limão, água, temperos e inhame para dar liga à sua maionese.

3. Maionese de linhaça: cheia de benefícios, a linhaça, além de ajudar no emagrecimento, faz bem para o coração e intestino. Por isso, essa é uma boa opção para quem se preocupa com a saúde alimentar.

4. Maionese de cenoura: rica em betacaroteno, a cenoura entra nessa receita com cebola, sal e óleo para fazer uma maionese diferenciada, colorida e muito saborosa.

5. Maionese de couve-flor: procurando aquela maionese com cor e textura bem parecidas com a tradicional? Nessa receita, usando couve-flor, óleo de girassol, sal, alho, e limão, você consegue fazer isso!

6. Maionese de tofu: se você procura aquela opção mais fitness, usando o tofu você consegue preparar uma maionese rica em proteína e feita com apenas quatro ingredientes.

7. Maionese de castanha-de-caju: além da castanha-de-caju, essa receita é cheia de ingredientes diferentes como polvilho azedo, ágar-ágar e levedura nutricional. Uma opção para diversificar totalmente esse preparo.

8. Maionese de arroz integral: sobrou aquele arroz integral e você não sabe o que fazer? De forma bem prática e com poucos ingredientes você prepara essa maionese deliciosa.

9. Maionese de coco verde: além de aproveitar para beber a água de coco refrescante, você pode usar a polpa do coco para fazer uma maionese vegana muito saborosa.

10. Maionese de grão-de-bico: quem já está acostumado com a dieta vegana, sabe que o grão-de-bico é um grande aliado. Aqui, ele é usado com outros ingredientes simples para preparar uma maionese similar a um patê.

Maioneses veganas especiais

iStock

11. Maionese verde vegana: querendo surpreender os seus convidados? Então, essa maionese verde além de inovar pela cor, também vai provar que não é necessário ovo para dar sabor esse molho.

12. Maionese de alho vegana: usando batata inglesa, leite de amêndoas, alho, vinagre branco, sal, óleo, salsinha e cebolinha, você prepara essa versão deliciosa e cheia de ingredientes especiais.

13. Maionese vegana de aquafaba: se você não conhece, aquafaba é o líquido do cozimento de leguminosas que pode ser usado para substituir o ovo. Então, que tal preparar uma maionese com esse ingrediente que muita gente descarta?

14. Maionese vegana de semente de girassol: além de ser um ingrediente de baixo custo, a semente de girassol é cheia de benefícios para a saúde. Fora isso, é só bater tudo no liquidificador para obter essa maionese bem cremosa.

15. Maionese Hellmans vegana caseira: se você é fã da maionese Hellmans, mas está seguindo a dieta vegana, essa é a escolha certa para você! Cheio de dicas imperdíveis, esse passo a passo te ensina uma maionese parecida com a tradicional.

16. Maionese de abacate avocado supertemperada: sabe aquele guacamole mexicano gostoso? Que tal preparar uma maionese nesse estilo? Usando apenas avocados, limão-taiti, pimenta biquinho, azeite e temperos você prepara essa opção que vai te surpreender no sabor.

17. Maionese vegana de levedo de cerveja: você sabia que o levedo de cerveja é uma grande fonte de vitamina B e proteína? Nesse passo a passo você aprende a usar esse ingrediente a seu favor na hora de fazer a sua maionese caseira.

Gostou dessas opções cheias de ingredientes diversificados e muito saborosos? Então confira também receitas de comida vegana para experimentar um cardápio completo sem produtos de origem animal.

PARA VOCÊ