23 receitas de vinagrete que vão deixar seus pratos ainda mais saborosos

Por
Atualizado em 23.01.20

O vinagrete é um molho que tem como base a união de azeite, vinagre e algumas ervas aromáticas. Ele é um excelente acompanhamento para os mais diversos tipos de refeição e se popularizou no Brasil com o molho à campanha, mas nem pense que as receitas de vinagrete se resumem somente a isso!

Os modos de preparar vinagrete são muito versáteis e podem combinar diversos ingredientes, dos mais simples ao mais exóticos. Por isso, há versões indicadas para acompanhar peixes, carnes e saladas e você deve saber escolher o mais adequado para cada situação. Além disso, aprender novas receitas de vinagrete é uma ótima forma de variar seus pratos e conhecer novos sabores.

Se você ficou curioso e quer aprender preparar diferentes receitas de vinagrete, confira as 23 opções listadas abaixo:

Publicidade

Receitas de vinagrete rápidas e simples

Foto: Reprodução / Figos e Funghis

1. Vinagrete de couve-flor: está procurando uma alternativa para substituir aquele vinagrete simples? A dica é apostar nessa receita de preparo muito simples, que tem como protagonista a couve-flor. Ela é muito saborosa e garante um sabor levemente apimentando com a adição de curry.

2. Vinagrete rápido: se você deixou para fazer o acompanhamento do churrasco de última hora, não se preocupe. Com essa receita, você prepara um delicioso vinagrete em apenas 5 minutos. Para tanto, basta cortar tomate, cebola e alho e misturar com azeite, vinagre, limão e salsinha.

3. Vinagrete de tomate cereja: esta receita de vinagrete é muito versátil e pode acompanhar carnes, feijoada e saladas. Ela tem como base a tradicional receita de molho à campanha, mas incrementa os sabores com pepino, pimenta, um toque de limão siciliano e, é claro, o tomate cereja.

4. Vinagrete de ervilhas: para dar um toque refrescante às suas refeições, aposte nesta receita de vinagrete de ervilhas frescas. Ela tem um preparo muito simples e você certamente tem os ingredientes na despensa de sua casa. Se quiser inovar, é possível adicionar um pouco de mel e garantir um delicioso sabor agridoce.

5. Molho à vinagrete: é claro que nessa lista não poderia faltar a receita mais tradicional de vinagrete. Ela é a mais pedida dos brasileiros e pode ser encontrada em qualquer self-service. Seu preparo é muito simples e leva somente o tempo de cortar os ingredientes, o que torna a receita uma ótima opção para quem não quer demorar na cozinha.

6. Vinagrete de lentilha: se você adora lentilhas e quer aprender uma receita refrescante com esse legume, não deixe de conferir esta receita. Ela é uma ótima opção para substituir saladas e é indicada para acompanhar carnes ou frango grelhados.

Publicidade

Receitas de vinagrete com sabores inusitados

Foto: Reprodução / Sem Medida

7. Vinagrete de jiló, maxixe e cebola roxa: para quem ama sabores amargos, nós indicamos esta receita de vinagrete que une jiló e maxixe crus. Ela pode ser preparada muito rapidamente e é excelente para acompanhar carnes, assados e mexidos.

8. Vinagrete de mostarda: se você quer enriquecer suas receitas com frango, aposte nesse delicioso vinagrete de mostarda. Ele é muito simples de fazer e leva poucos ingredientes. Além disso, você pode fazer em grande quantidade e deixar armazenado por bastante tempo na geladeira.

9. Vinagrete de cebola na cachaça: esta é uma receita de vinagrete de cebola que substitui o leite pela cachaça. Com isso, toda a acidez da cebola é retirada e o sabor chega a ficar levemente adocicado. Se você não é fã de bebidas alcoólicas, não se preocupe, pois o gosto da cachaça fica praticamente imperceptível.

10. Vinagrete picante: quem é fã de sabores apimentados precisa experimentar esta receita, que tem como ingrediente principal a pimenta dedo-de-moça. Ela é um excelente acompanhamento para frutos do mar, como moqueca ou peixe frito, mas também é indicada para ser servida com feijoada.

11. Saladinha vinagrete do KFC: encontramos o segredo para quem quer aprender a fazer em casa a saladinha do KFC! Esta receita leva cenoura, repolho, cebola e iogurte e ainda pode ser incrementada com frutas e beterraba. Com certeza, é uma ótima alternativa para quem está de dieta e quer experimentar receitas gostosas e saudáveis.

12. Vinagrete de laranja e lavanda: esta é, com certeza, uma das receitas de vinagrete mais inovadoras, por combinar os sabores da laranja e da lavanda. Se quiser variar, substitua a laranja por maracujá, conferindo um sabor mais marcante. Ela é muito refrescante e pode ser servida com queijos ou salada de folhas.

Receitas de vinagrete refinadas

Foto: Reprodução / Sabor Sonoro

13. Vinagrete de polvo com gengibre: quer uma receita para impressionar em um jantar ou almoço especial? Aposte no vinagrete de polvo com gengibre, que é ótimo para ser degustado com frutos do mar. Se não gostar de polvo, considere substituí-lo por camarão, lula ou outros mariscos.

14. Vinagrete de polvo simples: essa é mais uma versão de vinagrete que tem como ingrediente principal o polvo. Ela é enriquecida com os sabores fortes de pimentão e coentro e pode acompanhar frutos do mar. Ótima pedida para servir em um fim de semana na casa de praia ou em uma ocasião especial.

15. Vinagrete de feijão moyashi: esta é uma receita refrescante e pode ser servida geladinha no almoço. Seu diferencial está na adição de feijão moyashi, um grão de sabor adstringente, muito utilizado nas cozinhas orientais. Use essa receita para acompanhar outras saladas!

Publicidade

16. Vinagrete dijon: os franceses têm sua própria receita de vinagrete, que é feita com mostarda dijon, e você pode testá-la em sua casa. Sua textura é bastante cremosa e o sabor é forte, muito marcado pela mostarda. É uma excelente opção para servir com massa italiana em um jantar a dois.

17. Vinagrete francês: esta é uma receita de vinagrete com dijon mais simples de fazer, já que usa ingredientes fáceis de encontrar, o que a torna uma ótima pedida para o dia a dia. Seu principal diferencial em relação à anterior está na consistência, já que é mais líquida e ideal para acompanhar saladas.

18. Vinagrete de damasco: pelo nome, você pode achar que esta receita é complicada e demorada, mas saiba que não é nada disso! Ela leva apenas três ingredientes e pode ser feita para incrementar aquele almoço sem graça. É um excelente acompanhamento para saladas de folhas!

Receitas de vinagrete com frutas

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

19. Vinagrete cru de verão: quem segue uma dieta saudável deve investir nesta receita, que inclui somente ingredientes crus para você aproveitar ao máximo os nutrientes dos alimentos. Além disso, ela é muito refrescante e é uma ótima indicação para os dias quentes de verão, já que leva maçã verde, manga e limão.

20. Vinagrete de banana: Para quem gosta de receitas que misturam diferentes sabores, esta é uma excelente pedida. Ela une a doçura da banana a cebolas, pimenta biquinho e limão sem causar uma confusão de sabores. Pode ser servida geladinha e, por isso, também é muito indicada para dias quentes.

21. Vinagrete de frutas: já pensou em unir salada de frutas e vinagrete? Essa é a proposta desta receita, que aposta em uva, kiwi, morango, maçã e carambola. Você não precisa segui-la à risca e pode substituir por outras frutas de sua preferência. A regra é usar a criatividade e garantir um acompanhamento delicioso, indicado principalmente para quem é fã de sabores agridoces.

22. Vinagrete de laranja e limão: esta receita é muito simples e rápida de fazer e promete dar um toque especial às suas saladas. Ela deve ser servida geladinha e pode ser mantida na geladeira por vários dias, garantindo um sabor delicioso às refeições da sua semana.

23. Vinagrete de caqui: para finalizar a lista, dê uma chance a esse maravilhoso vinagrete de caqui. Ele une o doce dessa fruta a limão e pimenta, resultando em um vinagrete perfeito para acompanhar peixes grelhados.

Agora que você já se inspirou com todas essas receitas, que tal colocar a mão na massa? Com certeza suas refeições vão ficar ainda mais deliciosas!

Publicidade