Como fazer molho ponzu: o sucesso da culinária oriental com gostinho cítrico

Por                                
Em 06.01.21

Você vai transformar os seus pratos com estas receitas de molho ponzu. Ele é um molho oriental que possui um sabor cítrico e a consistência mais fina, sendo ideal para pratos refrescantes, como peixes. Confira como preparar essa delícia e descobrir o seu sabor.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como fazer molho ponzu

iStock

Ingredientes

  • 100 ml de água
  • 125 ml de shoyu
  • ½ laranja
  • 1 limão

Como fazer

  1. Em uma vasilha, coloque a água e o shoyu;
  2. Esprema a laranja e o limão. Misture bem;
  3. Prove o molho e se desejar acrescente mais laranja ou limão;
  4. Finalize adicionando algumas raspas de laranja e de limão. Essa etapa é opcional;
  5. De preferência, sirva o molho bem geladinho.

Qualquer um vai conseguir preparar esse molho. Na culinária oriental, ele também é utilizado no preparo de carpaccios, saladas e até hambúrguer. Você pode soltar a criatividade e descobrir as melhores combinações.

Outras formas de fazer molho ponzu

Com a receita tradicional preparada, você já consegue ter uma ideia de qual é o sabor do ponzu. E com esta nova seleção você pode variar os ingredientes do preparo e decidir qual prato combina com o molho. Descubra já!

Publicidade

Molho ponzu com mexerica

O preparo dessa versão é feito com apenas 4 ingredientes: mexerica, limão, vinagre de arroz e shoyu. Não tem erro, é só misturar tudo, coar e saborear. Uma ótima pedida é combiná-lo com sashimi de salmão.

Molho ponzu para sushi

Publicidade

Saia da rotina e saboreie seu sushi com o molho ponzu. Para essa combinação ser um sucesso, você deve preparar o molho com limão siciliano, laranja, shoyu, saquê de mirin, hondashi e pimenta vermelha. Uma opção mais refinada que vale a tentativa!

Molho ponzu para sashimi

O preparo desse molho começa com as raspas de limão. Elas serão umedecidas com suco de limão, suco de laranja, shoyu, katsuobushi e saquê culinário. Para aproveitar todos os sabores, o ideal é deixar o molho descansar na geladeira por 2 dias antes de consumí-lo com os sashimis.

Molho ponzu com Ajinomoto

Se você gosta de carpaccio, esse molho vai criar a combinação perfeita. Ele é feito em uma vasilha com suco de laranja, suco de limão e shoyu. Com a base criada, é só temperar com Ajinomoto, açúcar, hondashi e katsuobushi.

Molho ponzu com dashi

O dashi é um caldo da culinário japonesa. Ele será utilizado no preparo do molho ponzu juntamente com o katsuobushi, laranja, limão tahiti, shoyu, vinagre de arroz e alga kombu. Depois de preparado, ele deve ficar na geladeira de um dia para outro.

Por ser muito versátil, esse molho permite diversas combinações. Agora, é só escolher se prefere utizá-lo com estas receitas de carpaccio ou receitas de sashimi.

Publicidade