22 receitas de carpaccio para um jantar em casa super chique

Escrito por    

Carpaccio é uma iguaria italiana muito antiga e consumida em toda Itália, principalmente na região de Veneza. Quando este sabor veio para o Brasil, ganhou outros contornos, como é normal de brasileiro fazer.

Continua após o anúncio

Hoje, estas fatias finas também pertencem à nossa identidade cultural e as transformamos em um tradicional prato de carnes e peixes em muitas outras possibilidades.

Confira os diversos tipos de preparo que se pode fazer na culinária tupiniquim. Tem as opções clássicas de carne e peixes, com frutas, legumes e até doces. Com certeza alguma delas vai te agradar.

Carpaccio tradicional

Foto: Reprodução / Cinco Quartos de Laranja

Foto: Reprodução / Cinco Quartos de Laranja

1. Carpaccio de carne com rúcula: O tradicional prato europeu cai super bem com rúcula para apresentar na entrada em uma reunião de amigos ou até mesmo jantar mais romântico. O parmesão e o azeite de oliva dão o toque final desse corte da alta gastronomia.

2. Carpaccio de carne caseiro: agora sim o clássico carpaccio consumido na região de Veneza, na Itália. Um corte super fino de carne de boi com muitos temperos para dar aquele gosto especial ao prato.

3. Carpaccio de polvo: depois da carne vermelha, é hora dos frutos do mar. A dica desse prato é usar o polvo congelado e depois cozinhá-lo. Facilita no momento do corte. Tempero simples para não retirar o sabor típico do animal.

4. Carpaccio de vieiras: a vieira é um fruto do mar com um sabor muito leve, quase adocicado. É bom usar na receita uma pequena acidez com o limão, por exemplo, e investir em vários temperos de presença.

5. Carpaccio de atum com limão siciliano: uma receita simples, gostosa e super fácil de fazer. O atum tem um sabor forte, o limão siciliano dá aquela cortada necessária e deixa tudo lindo, divino e maravilhoso.

Receitas com carpaccio

Foto: Reprodução / Dedo de Moça

Foto: Reprodução / Dedo de Moça

6. Carpaccio com molho de alcaparras: partindo para as receitas mais complexas, esse carpaccio com molho de alcaparras é maravilhoso. Combina com torradas de pão italiano e um bom vinho.

Continua após o anúncio

7. Canapés de carpaccio: outra receita com torradas, mas que você faz já com o carpaccio pronto congelado. Caso queira, pode arriscar e cortar o seu próprio. A dica é usar filé mignon.

8. Salada de carpaccio de pupunha com agrião: como uma boa entrada, o carpaccio pode aparecer dentro de uma salada. Esse de palmito pupunha é uma delícia e cai muito bem com oleaginosas e folhas verdes.

9. Carpaccio de melão com presunto parma: uma mistura inusitada, mas que dá super certo. Melões cortados bem finos com fatias de presunto parma e temperados com pimenta moída. Fica uma delícia.

Carpaccio vegetariano

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

10. Carpaccio de beterraba com couve flor e molho pesto: a beterraba é sempre uma boa opção para fazer esta preparação. O sabor é forte e ao mesmo tempo possui uma delicadeza única. Nesse caso, o molho pesto dá o tchan da receita.

11. Carpaccio de beterraba com laranja: uma combinação que sempre dá certo é a de beterraba com laranja. Junto com pequenos pedacinhos de queijo de cabra, então, fica sensacional.

12. Carpaccio de tomate: você pode pensar que é só um tomate cortado em rodelas e temperado. Mas é chamado de carpaccio exatamente por causa do corte diferenciado, super fino e elegante. Além das especiarias que dão o sabor forte ao prato.

13. Carpaccio de palmito: o palmito por si só já é um clássico, não é mesmo?! Bem temperado, com elementos crocantes e com um corte fino e saboroso fica necessariamente sensacional.

14. Finas fatias de abobrinha: a abobrinha é um excelente produto para fazer o prato. Aceita muitos sabores de temperos e especiarias, é bonita, gera um corte elegante e é de um paladar muito refinado.

Carpaccio com frutas e doces

Foto: Reprodução / Bebida Liberada

Foto: Reprodução / Bebida Liberada

15. Carpaccio de abacaxi com hortelã: para finalizar seu jantar, nada melhor que a sobremesa. Ainda mais essa refrescante, bonita e muito bem feita. O toque da romã torna tudo mais especial.

Continua após o anúncio

16. Carpaccio de melancia: mais uma mistura inusitada que também dá certo. Melancia com parmesão, azeite mostarda, limão e molho inglês. Só experimentando para saber de fato o gosto divino desse mix de ingredientes.

17. Carpaccio de maçã com mel, nozes e pimenta rosa: a maçã é uma excelente fruta para fazer um corte perfeito e bem fino. Aliado ao sabor adocicado do mel e à força das nozes, torna-se um prato delicioso.

18. Finas fatias de pera com mostarda e nozes: outra fruta que combina muito bem com nozes é a pera. A junção do molho de mostarda dá um toque especial ao gosto do prato. Vale a pena provar.

19. Carpaccio de mamão: receita simples, rápida e muito apetitosa. É só cortar o mamão, colocar o melado e jogar as castanhas. Pronto! Prato feito!

20. Finas fatias de laranja: para fazer esse prato é preciso muito cuidado e uma faca que corte até fio de cabelo. Caso não tenha, provavelmente a laranja vai se despedaçar. Receita simples, com apenas dois ingredientes, mas que tem esse complicador.

21. Carpaccio de morango com brigadeiro de rum: uma sobremesa alcoólica para dar aquela animada no final de semana. Combinação perfeita e deliciosa. E o sorvete dá o toque de irresistível ao prato.

22. Laranja e beterraba com molho de amoras: para terminar, a volta da combinação laranja e beterraba, mas agora com um molho super especial de amoras.

A tradicional cozinha italiana com um toque moderno brasileiro te dá diversas opções de carpaccio deliciosas e muito bem feitas. A dica é fazer o corte com todo cuidado para que saia uniforme e bem fino. A beleza do prato está exatamente na perfeição dele, por isso, quando for fazer, esteja atento e muito concentrado para não errar.

PARA VOCÊ