Por Vanessa Herrmann
Preparar uma refeição caseira nem sempre é tarefa simples, seja por falta de tempo ou até mesmo de criatividade. Por isso, é necessário conhecer receitas para jantar que vão facilitar esse momento do seu dia! Independentemente do prato que você procura – elaborado, vegetariano, vegano, romântico, light ou rápido -, é possível encontrar opções bem saborosas. Confira na lista abaixo!
Publicidade
Vá direto ao tipo de receita que você procura:
Tem muita gente que não faz lasanha em casa por ser um prato com um passo a passo complicado e demorado. Mas já pensou em preparar uma versão da massa na frigideira? Essa é uma proposta inusitada, mas que pode te salvar quando você quiser um jantar rápido e supersaboroso.
Publicidade
Se você acha uma salada de folhas verdes muito simples e quer uma receita mais incrementada para o jantar, essa pode ser uma excelente escolha. Aqui, tomate-cereja, palmito, manga e temperos entram em cena para deixar o prato muito mais gostoso. E tudo isso sem muito trabalho na cozinha!
Que tal fazer um prato árabe para o seu próximo jantar? A kafta é rapidinha de ser feita e ainda tem um sabor delicioso. Para melhorar ainda mais, o passo a passo é extremamente prático e pode ser executado até mesmo por quem não tem muita experiência na cozinha.
A omelete é um prato clássico para quem quer um jantar rapidinho, não é mesmo? Mas você pode inovar no preparo fazendo essa versão de forno, que é incrementada com queijo e tomate! O sabor ficará muito mais gostoso e você poderá se deliciar depois de poucos minutos na cozinha.
Se você quer uma receita de um prato que seja rápido de fazer e ainda conte com uma textura extremamente leve, essa pode ser a opção ideal. O suflê de cenoura é um preparo delicado e que tem um gostinho sensacional.
Publicidade
Para quem quer um jantar leve, nutritivo e com um gostinho de quero mais, a berinjela recheada com frango é uma excelente escolha. A combinação do legume com a carne fica incrível e pode te surpreender!
Outra opção para quem quer um jantar rápido e que não seja cheio de calorias é essa receita de bolinho que leva arroz, frango e aveia. Além disso, é uma ótima pedida para não desperdiçar aquele arroz que sobrou do almoço. Além de reaproveitar um alimento, você ainda terá um prato com um gostinho novo para a sua refeição noturna.
O cogumelo é um alimento rico em proteínas, por isso cai muito bem no jantar. O recheio fica por conta de uma combinação de queijo vegetal, requeijão vegetal e cheiro-verde. Além de ser liberado para os veganos, em poucos minutos seu prato estará prontinho para o consumo!
A bruschetta é um prato superclássico e pode cair bem em um jantar mais casual e rapidinho. Aqui, o pão italiano é coberto com azeite e tomates. Os ingredientes são simples e o tempo na cozinha é curto, mas o sabor é divino, pode apostar!
O steak tartare é um prato que faz sucesso no mundo todo. Se você quer praticidade e gosta de carne crua, essa receita pode ser uma ótima maneira de inovar no cardápio sem passar muito tempo na cozinha. Aqui, a carne é combinada com alcaparras, cebola roxa, coxão mole, ketchup, mostarda dijon, pimenta, molho inglês, maionese, cebolinha, azeite, sal e pimenta-do-reino.
Publicidade
O tomate é um alimento muito comum na mesa dos brasileiros, mas é muito usado cru, apenas para o preparo de saladas. Para inovar em casa, você pode testar essa opção em que ele é confitado com cebola. A aparência chama a atenção e o gostinho vai conquistar seu paladar!
O atum é um peixe rico em nutrientes e com um sabor único, por isso é uma ótima pedida para o seu jantar. Aqui, a carne é temperada e combinada com uma camada de abacate, além de cebolinha e tomate-cereja. Como resultado, você terá uma refeição leve que vai ganhar seu paladar.
Quer sair da rotina com uma receita de frango? Você pode picar a carne em cubos e montar espetinhos! Aqui, a mostarda entra em cena para dar um toque extra de sabor ao prato. É tudo muito simples, mas é uma boa pedida para quem busca praticidade na cozinha.
Nessa receita, você aprende como fazer uma pastinha de cebola, queijo gorgonzola, azeite e pimenta que combina muito bem com fatias de pão assadas. É uma receita leve, mas deliciosa, para que você finalize o seu dia com muito sabor.
Que tal uma caponata que combina berinjela, abobrinha, pimentão, cebola, alho, gengibre e temperos diversos? Essa delícia fica pronta em cerca de 30 minutos e é ideal para servir com torradas ou fatias de pão.
Essa é uma salada de grão-de-bico bem incrementada, pois também leva rúcula, batata-doce e pepino japonês. Além disso, diversos temperos entram em cena para deixar o gostinho ainda melhor. E você ainda aprende como preparar um molho que fará toda a diferença no resultado!
Aqui, a dica é rechear os tomates com um creme que leva ovo, gorgonzola, creme de ricota e temperos, além de parmesão na finalização. Essa receita não demora quase nada para ficar pronta, mas pode ser uma opção deliciosa para o seu próximo jantar.
Para os fãs de camarão, esse prato cremoso e quentinho é ideal para um jantar aconchegante no inverno. É uma ótima opção para quem quer uma receita mais sofisticada, mas sem um passo a passo difícil ou demorado.
Ao falar em carpaccio, muita gente já pensa em carne. Mas sabia que você pode fazer versões do prato usando legumes? E essa receita está aqui para provar isso! A abobrinha é cortada em rodelas bem finas e incrementada com cebola, tomate seco, alcaparras, amêndoas, hortelã e um molho supersaboroso.
O risoto é um prato simples, rápido de fazer e apreciado por diversos paladares, por isso essa pode ser uma ótima escolha para o seu jantar. Aqui, o arroz arbório é incrementado com alho-poró e queijo brie, ingredientes que ficam muito bem juntos e garantem um resultado maravilhoso.
Quer saborear uma massa ao lado da pessoa amada? Prepare essa receita em que o conchiglione é recheado com ricota e espinafre, além de levar um molho branco. Não é preciso ter experiência na cozinha para obter um resultado de sucesso com esse prato, que é fácil de fazer e tem uma apresentação charmosa.
Costelinha de porco é tudo de bom, não é mesmo? Para deixar seu jantar ainda mais especial, a dica é caramelizá-la com ketchup, molho inglês e melado de cana. A carne de porco combina muito bem com sabores adocicados, por isso essa pode ser uma ótima opção para uma refeição romântica.
Filé mignon e vinho tinto combinam muito bem! Para melhorar ainda mais, aqui, você aprende como fazer um molho encorpado, com poucos ingredientes e sem dificuldades. Assim, seu jantar será inesquecível e terá um gostinho maravilhoso!
Não é porque o filé de frango é um prato comum que ele precisa ser deixado de lado em um jantar especial. O segredo está nos pequenos toques para incrementar a carne! Aqui, a sugestão é usar um molho de laranja que é preparado em poucos minutos, mas faz toda a diferença no sabor final.
Essa é uma ótima receita para quem busca um prato mais sofisticado e que foge do comum. Aqui, o ravioli é cozido e servido com um ragu que leva costela, tomate pelado, temperos e ervas. O passo a passo pode até não ser dos mais simples, mas o resultado é tão gostoso que o trabalho vale a pena.
Essa é uma receita em que o escondidinho é feito com um purê de batata e leva legumes no recheio. O prato combina tomate, cenoura, vagem, ervilhas e mussarela, além de temperos diversos. Ou seja, o resultado é supersaboroso e bem colorido.
Esse é um risoto diferenciado, que aposta em vários ingredientes para um resultado para lá de saboroso. Aqui, o arroz cateto é combinado com quinoa, amaranto, vinho branco, shitake, shimeji e funghi seco. Com certeza, é uma opção que vai ser sucesso no seu jantar a dois!
Se você quer preparar um prato sem erro, recorrer a clássicos é uma ótima pedida! A salada Caesar é famosa no mundo todo e isso não acontece à toa, já que seu sabor é incrível. A base da receita leva alface, bacon e crispy de queijo, que é incrementada com um molho feito com parmesão, mostarda, anchovas e outros ingredientes.
Uma salada com um toque sofisticado não precisa ter um preparo difícil, e essa receita é a prova disso. Para testar em casa, você vai precisar de batatas, bacalhau, cenoura, ervilhas, pimentão, cebola, alho, ovos de codorna e temperos para dar o toque final.
Essa saladinha de pepino agridoce faz sucesso na culinária japonesa. Ela é composta por fatias bem finas de pepino, sal, vinagre de arroz, açúcar e água. A lista de ingredientes é curta, e o resultado é um acompanhamento leve e saboroso para seu próximo jantar em casa.
Que tal uma receita de terrine para um jantar mais sofisticado? A base é um creme que leva ricota, requeijão, cream cheese, queijo, damasco, entre outros ingredintes. Já a calda é feita com castanhas e caramelo. O passo a passo não é dos mais simples, mas você vai obter um prato charmoso e com um gostinho especial.
O suflê é um prato levinho e que cai muito bem em diversas ocasiões, não é mesmo? E isso não é diferente em um jantar romântico! Aqui, o principal ingrediente usado é o queijo gruyère, dando um toque de sofisticação para a sua noite.
Quer servir uma carne assada para comer com o seu amor? Essa receita de lagarto recheado com bacon e farofa pode ser a opção certeira! A combinação de ingredientes resulta em um gostinho tão incrível que será difícil resistir ao prato.
O frango assado é comum nos almoços de domingo. Mas, com alguns toques, você pode deixar esse prato diferente e especial. Aqui, o vinagre, o shoyu e o azeite entram em cena para deixar sua carne mais gostosa e com uma aparência que pode deixar qualquer um com água na boca.
A carne de cordeiro já é diferente e deliciosa. E que tal combiná-la com um molho de vinho tinto? Para deixar seu ensopado ainda mais gostoso, a dica é incrementar com ingredientes bem aromáticos e saborosos, como pimentão, louro, cheiro-verde, alecrim, gengibre e noz-moscada.
A picanha é um corte de carne que faz sucesso entre os mais variados paladares, por isso é uma ótima pedida para um jantar especial. Aqui, um molho de cerveja preta, manteiga, alho, cebola e temperos entra em cena para dar um toque extra de sabor ao prato e deixar a refeição muito mais gostosa.
Peixe assado pode ser uma ótima pedida para quem busca um prato saudável e, ao mesmo tempo, suculento. Aqui, a sugestão é usar ingredientes como suco de limão, cebola, pimentão, abobrinha e tomate para deixar o gostinho da carne ainda melhor.
Para um dia mais friozinho, essa opção pode cair muito bem. O creme de mandioquinha tem um gosto incrível e uma textura de dar água na boca. Para melhorar ainda mais o prato, a dica é acrescentar shimeji feito na manteiga. O passo a passo é supersimples, mas você vai se surpreender com o sabor.
Batata, presunto e queijo é uma combinação certeira para agradar a diversos paladares. Nessa receita, a massa do rocambole é feita com batatas cozidas. Já o recheio fica por conta de presunto, mussarela e molho bechamel. O prato fica uma delícia e rende uma refeição completa!
O nhoque mais comum é feito com batata inglesa, mas, nessa receita, você aprende a fazer uma versão com batatas roxa e asterix. Além disso, um molho de gorgonzola caprichado entra em cena para deixar sua refeição ainda mais suculenta.
Essa é uma receita de salada de grão-de-bico bem básica, que leva tomate e alguns temperos para um resultado mais colorido e gostoso. O passo a passo não é nada complicado, por isso não requer muita experiência na cozinha e fica pronto rapidinho.
Além de ser deliciosa, a moranga é um prato charmoso para servir em um jantar especial. O recheio é feito com uma combinação de frango, creme de abóbora, cebola, tomate, milho e parmesão. Com esses ingredientes, é difícil não obter um prato que faça o maior sucesso na sua mesa, não é mesmo?
Ragu é um molho bem cremoso feito com carnes e tomate. Nessa versão, a proposta é usar vinho branco e a linguiça de sua preferência no preparo. Sirva esse molho acompanhado de uma massa, finalizando com queijo parmesão e folhas de manjericão.
O salmão, por si só, já é um peixe delicioso. Mas você já pensou em usar um molho feito com creme de leite, limão, manteiga, salsinha e cebola para incrementar o sabor? Essa é a proposta dessa receita, que fica pronta em poucos minutos e vai deixar seu jantar muito mais gostoso.
Combinar quinoa com frango, cenoura e chuchu é uma ótima ideia para quem quer um prato leve e rico em proteínas. Como resultado, você terá uma refeição completa, saudável e que, ao mesmo tempo, conta com um gostinho incrível.
Se você quer preparar uma salada verde diferente, essa receita é uma boa pedida. Aqui, as folhas de sua preferência são combinadas com tomate-cereja, maçã, carambola, romã e cebolinha, além de um molho caprichado. Com um passo a passo simples, você sai da rotina sem ter muito trabalho.
Uma panqueca pode ser low carb e deliciosa, e essa receita é a prova disso! A massa leva apenas ovos, parmesão, requeijão light e fermento em pó. Para o recheio, a dica é preparar um molho de carne moída tradicional e bem saboroso.
Ratatouille não é apenas nome de filme, é também uma receita de origem francesa que combina diversos vegetais. Além disso, pode ser servido sozinho ou como acompanhamento para outros pratos. Aqui, você confere uma versão de forno leve, saborosa e irresistível.
Se você está procurando um prato que não seja cheio de calorias, mas que sustente e seja saboroso, essa pode ser uma excelente escolha. Isso porque a combinação de carne moída com abóbora é supernutritiva. Para melhorar ainda mais, o passo a passo é simples até para quem não tem muita experiência na cozinha.
Que tal preparar um ceviche que foge do comum? Aqui, a base do prato é feita com manga em vez de peixe. Para temperar, você vai precisar de cebola roxa, gengibre, limão, sal, pimenta, gergelim e hortelã. O resultado é um acompanhamento leve e refrescante para o seu jantar.
O frango xadrez é um clássico das receitas agridoces. Nessa versão, a carne é combinada com cebola, pimentão, brócolis, abobrinha, broto de feijão, cenoura e temperos. É uma ótima pedida para um jantar light e, ao mesmo tempo, bem gostoso.
Para aquecer os dias mais frios, nada melhor que uma sopa leve e deliciosa, não é mesmo? Nessa receita, o sabor é incrementado com ingredientes como gengibre, pimenta-do-reino, cheiro-verde, alho e cebola. Light e irresistível!
Outra opção pouco calórica e bem gostosinha é essa sopa de cenoura com leite de coco. O prato é feito com o legume, salsão, cebola, curry, leite de coco, louro, cravo-da-índia e outros temperos. O sabor vai te surpreender!
Nem sempre um strogonoff precisa ser um prato cheio de calorias e, para isso, basta fazer a escolha certa de ingredientes. Nessa receita, a dica é substituir o creme de leite por um requeijão light, que é combinado com molho de tomate, champignon, alho, sal e pimenta para um resultado cheio de sabor.
Esse muffin low carb é uma ótima opção para servir como entrada em um jantar mais leve. A massa é feita com farinha de coco e também leva parmesão, que garante um sabor todo especial. Para o recheio, prepare um frango desfiado e refogado com os temperos de sua preferência.
Nessa versão light do fricassê de frango, o molho branco é preparado com leite desnatado e creme de ricota. Com substituições simples, você pode deixar seu prato com menos calorias, mas sem perder o sabor.
Se você acha que o hambúrguer é um prato necessariamente calórico, precisa conhecer essa receita! Aqui, a dica é combinar peito de frango com farinha de aveia para um resultado mais leve e nutritivo. Para a montagem, você pode usar pão integral, alface, tomate e cream cheese light.
Aqui, você aprende a fazer um nhoque integral incrementado com molho vermelho bem leve. Os ingredientes são poucos e o preparo é simples, mas o resultado é um jantar que deixa qualquer um com água na boca.
Essa lasanha vegetariana é recheada com mussarela, molho de tomate e temperos. Além disso, ainda leva molho branco e queijo parmesão. Aqui, o segredo está na proporção entre berinjela, recheio e molho, o que faz com que o resultado seja bem satisfatório.
Nessa receita, você aprende a fazer um rondelli com massa de pastel e recheio de brócolis com ricota. O prato pode até parecer complicado de preparar em casa, mas, na verdade, não é. Só é preciso ter um pouco de paciência para enrolar a massa e está tudo certo!
Se você quer sair do comum com uma deliciosa bruschetta para o seu próximo jantar, essa receita pode ser uma excelente escolha. Aqui, o pão é substituído por fatias de abobrinha empanadas, que são assadas com um recheio de tomate e mussarela de búfala.
Quer uma receita que tenha o palmito como protagonista? Aqui, ele é combinado com um delicioso molho feito de leite, extrato de tomate e cream cheese. Tudo isso é coberto por queijo parmesão, levado ao forno por apenas alguns minutos e seu prato estará prontinho para ser devorado.
Que tal preparar uma salada supercompleta para surpreender no seu próximo jantar? Aqui, a dica é combinar macarrão parafuso colorido com ovos cozidos, milho, ervilha, azeitona, maionese e temperos para incrementar ainda mais o sabor.
Para fazer essa receita de nhoque em casa, não tem segredo. A massa é feita com mandioca, ovos, parmesão, farinha de arroz e temperos. Já o toque final fica por conta de um molho pesto tradicional e muito saboroso.
Essa, além de ser uma receita vegetariana, também é supernutritiva, pois a massa leva beterraba e aveia em flocos. A ricota e o espinafre entram em cena no recheio da panqueca, o que garante um prato bem colorido e cheio de sabor.
O conchiglione é aquele macarrão em formato de concha, sabe? Aqui, ele é recheado com ricota, tomate seco, azeitona e temperos - uma combinação que vai fazer sucesso entre os mais variados paladares. Para melhorar ainda mais, o passo a passo é muito simples. Vale experimentar!
Já pensou em fazer um salpicão vegetariano usando legumes diversos? Essa é a proposta dessa receita, que leva salsão, pimentão, cenoura, repolho, azeitonas, maçã, entre outros itens. Com tantos ingredientes saborosos, o resultado só poderia ser delicioso!
A farofa de proteína de soja é um acompanhamento tão gostoso, que faz um grande sucesso entre os mais variados paladares. Além disso, ela é superversátil e pode ser servida com diversos pratos.
Yakisoba é um ótimo prato para o jantar, não é mesmo? E se você acha que picar os legumes é uma tarefa complicada, você pode procurar pacotinhos com tudo picado - essa opção existe em muitos mercados por aí! O molho, aqui, é feito com cogumelos e bem caprichado, o que faz toda a diferença no sabor final.
O bobó é um prato que é normalmente feito com camarão, mas essa versão com champignon é de deixar até os amantes de carne com água na boca. A lista de ingredientes é extensa, mas o passo a passo não é difícil de seguir em casa.
Nessa receita, você aprende a fazer uma quiche com recheio de mandioquinha, palmito, alho-poró e bacon de cogumelos. O prato é tão versátil que pode ser servido no jantar ou até mesmo como lanche. O resultado, além de gostoso, tem uma aparência supercharmosa. É de deixar qualquer um com água na boca!
O tofu é um ingrediente curinga em muitas receitas veganas. Aqui, ele é combinado com azeite, cebolinha, alho-poró, cebolinha e farinhas de arroz e de linhaça no preparo de deliciosas almôndegas. Com pouco tempo de forno, você terá um prato incrível para o jantar.
Escondidinho é uma clássico, e é claro que não poderia faltar uma versão vegana desse prato. A base é feita de batatas e o recheio fica por conta de proteína de soja. Além disso, vários vegetais e temperos são usados para garantir um resultado bem saboroso.
O strogonoff feito com palmito é uma ótima opção para os veganos! Além de saboroso, é muito simples de preparar. Além disso, cogumelos também entram em cena para deixar o gostinho do prato ainda melhor.
Mais uma receita que leva o palmito como ingrediente principal. O recheio é caprichado e tem uma lista de itens bastante extensa - entre eles, tomate, azeitonas, alho-poró, molho de tomate e temperos. Mas o trabalho vale a pena, porque o resultado é irresistível.
Se você quer surpreender no jantar, prepare esse avocado grelhado e servido com um delicioso ceviche palmito. Entre os ingredientes utilizados, estão tomate-cereja, polpa de maracujá e limão-siciliano. Já dá pra imaginar que o resultado é uma explosão de sabores, né?
Sabia que dá pra preparar um molho bolonhesa vegano e delicioso para servir com sua massa favorita? Nessa receita, o preparo combina lentilhas com alho, cebola, azeitona e molho de tomate, além de temperos e ervas. Vale a pena testar em casa!
Essa receita está aqui para provar que salada pode ser sinônimo de um prato muito saboroso. Para o preparo, você vai usar tomate, pepino japonês, rabanetes e vários temperos, além de pão sírio para dar uma crocância. Não se esqueça de checar se o pão escolhido é vegano, ok?
O falafel é um bolinho que tem como principal ingrediente o grão-de-bico e faz parte da culinária árabe. Seu sabor é tão gostoso que faz esse prato ser famoso ao redor do mundo todo. Além disso, essa é uma receita que conta com um custo bem baixo.
Mesmo sem ingredientes de origem animal, é possível fazer um risoto supercremoso! Para isso, a dica é usar creme de leite de castanhas, que você aprende a preparar em casa. O prato ainda pode ser incrementado de acordo com a sua preferência.