10 receitas de sashimi para quem ama a culinária japonesa

Escrito por                          

A culinária japonesa é repleta de pratos que não precisam ser levados ao fogo. O sashimi é um deles e prepará-lo em casa não é tão difícil quanto parece. Para você que não dispensa um bom prato japonês, confira algumas receitas super fáceis de fazer.

1. Sashimi de tilápia

Para quem deseja variar um pouco do salmão, essa receita ensina como fazer sashimi de tilápia. Você precisa apenas corta a fatia do peixe em diagonal, em pedaços menores, e montar em um prato à sua escolha. Rápido e fácil.

2. Sashimi de atum

Se você gosta de atum, essa é a dica certa para você. O atum deve ser cortado em fatias, do tamanho que achar melhor, mas o ideal é que sejam mais finas. Para acompanhar, sirva com couve frita, que vai deixar a receita ainda mais gostosa.

3. Sashimi de salmão simples

Para quem não dispensa essa iguaria japonesa, o truque é usar um filé de salmão. Basta cortar verticalmente várias fatias fininhas e montar o prato do jeito que desejar.

4. Sashimi de salmão com molho ponzu

Essa receita é uma alternativa para quem gosta do sashimi de salmão e quer prepará-lo com um molho muito saboroso. O molho deve ser preparado por primeiro e leva limão e vinagre, além do shoyu. Para fatiar a carne, passe a faca no sentido vertical.

5. Sashimi de pargo

O pargo é um peixe branco que também pode ser utilizado no preparo dessa receita. A diferença em relação a outros peixes é que esse é feito com a pele. Para deixar a pele do pargo mais macia, é necessário jogar água quente e em seguida mergulhar o peixe em água fria. Depois é só cortar em fatias finas.

6. Sashimi de polvo

Essa receita é para quem deseja experimentar o sashimi com outras carnes, nesse caso, a de polvo. O truque para cortar o polvo mais facilmente é medir quatro dedos e ir mexendo um pouco a faca enquanto corta.

7. Sashimi de vieira

iStock

Para quem gosta de outros frutos do mar, essa receita ensina a fazer sashimi de vieira acompanhada de um molho especial. Depois de abrir a vieira, seu músculo é cortado em três pedaços e servido com as próprias conchas.

8. Sashimi de berinjela

Quem segue uma dieta vegana ou vegetariana pode seguir essa sugestão, que leva berinjelas no lugar do peixe. Você vai precisar de berinjelas, shoyu, suco de limão, gengibre ralado, azeite e cebola. Diferente do prato tradicional com salmão, aqui as berinjelas serão levadas ao forno.

9. Sashimi caipira

Para fazer essa sugestão, basta cortar a tilápia em fatias bem fininhas. Depois é só colocar em um prato e adicionar shoyu, gengibre, suco de limão cravo, cebolinha, pimenta e cebolas brancas. Todos os ingredientes dão um toque diferente ao molho e deixam essa versão caipira supergostosa.

10. Sashimi com couve crispy

Com esse tutorial você vai saber como deixar o prato ainda mais completo. Você vai precisar de filé de salmão, folhas de couve e molho tarê. O corte é feito com uma faca afiada e as fatias são cortadas como você preferir.

Como você percebeu, existem algumas variações do sashimi tradicional e todas são muito fáceis de serem preparadas. E, para seguir na linha da culinária japonesa, aproveite para tentar fazer também estas receitas de hot roll.

PARA VOCÊ