Cream cheese

Cream cheese

Feito com por Rodrigo Vilasbôas 4 porções 30min

Ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

  1. Receiteria

    O ponto de pomada é quando a manteiga está entre 15 ºC e 32 ºC, flexível, porém ainda consistente e cremosa. Para obter esse ponto, deixe a manteiga fora da geladeira por meia hora, ou leve ao micro-ondas por 10 segundos;
  2. Receiteria

    Em uma panela funda, despeje o leite e leve ao fogo alto;
  3. Receiteria

    Assim que o leite começar a ferver, abaixe o fogo. Adicione o vinagre e fique mexendo;
  4. Receiteria

    Quando o leite começar a talhar, desligue o fogo. Deixe o leite descansando até ele talhar completamente e amornar;
  5. Receiteria

    Passe o leite talhado por um coador de voal (próprio para queijos), ou use um pano de algodão - a fralda é uma ótima opção. Uma peneira comum não vai funcionar, pois possui buraquinhos largos. Aperte bem o leite talhado para retirar todo o soro;
  6. Receiteria

    Descarte o soro. Transfira a massa do leite talhado para o liquidificador. Acrescente a manteiga, o creme de leite e o sal. Bata até formar um creme liso e homogêneo;
  7. Receiteria

    Despeje em um recipiente, se preciso, acerte o sal, tampe e leve para a geladeira por, no mínimo, 6 horas;
  8. Receiteria

    A consistência fica ótima e a manteiga deixa o cream cheese com uma aparência brilhosa. Aprovadíssimo!

informações nutricionais (a cada 100g)

131 calorias
3g proteínas
12g gorduras
5g carboidratos
Rodrigo Vilasbôas
receita aprovada por

Rodrigo Vilasbôas

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.

ver minhas receitas

Publicidade

dúvidas sobre Cream cheese

1

Posso usar leite de caixinha para fazer cream cheese?

O ideal é usar o leite de saquinho, ou leite vendido direto do produtor. O leite de caixinha é ultrapasteurizado (passa por alta temperatura), assim as proteínas envolvidas na formação de coágulo ficam desestabilizadas - ele demora mais para talhar e, às vezes, não talha, ou rende muito menos.

2

Como tirar o azedo do cream cheese?

O cream cheese possui um sabor levemente ácido. Se você usar muito vinagre ou suco de limão para talhar, a acidez pode dar a sensação de gosto azedo. Antes de levar ao liquidificador, lave a massa do cream cheese em água corrente, coe e esprema bem novamente.

3

Posso substituir o creme de leite?

A nata é uma substituta perfeita para o creme de leite. Ela possui um alto teor de gordura, deixando o cream cheese bem cremoso. Outra opção é usar 200 gramas de requeijão, entretanto isso interfere no sabor.

dicas do receiteria

Cream cheese com erva finas fica uma delícia e muito aromatizado! Adicione suas preferidas, como alecrim, tomilho ou folhinhas de orégano. Meio dente de alho, sem o miolinho, também dá muito sabor ao preparo – essa opção é um ótimo recheio para sanduíches e tortas salgadas.

É possível substituir o vinagre por suco de limão – a mesma quantidade. Se acontecer do leite não talhar completamente, basta adicionar um pouquinho mais de vinagre. Cuidado para não exagerar.

Além de ser uma ótima opção para comer com torrada e pão, o cream cheese é a base para vários pratos salgados e doces, como o cheesecake. Fica perfeito com goiabada, doce de figo e compotas. Em receitas, substitui muito bem o requeijão.

Além de ser muito mais barato do que as opções industrializadas, o cream cheese caseiro reduz o consumo de conservantes e aromatizantes artificiais. Conserve na geladeira por até 7 dias. Abaixo, confira o passo a passo em vídeo:

veja mais receitas

Cream cheese

comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments