59 receitas com aspargo para sair do lugar-comum em suas refeições

Escrito por Renata Menezes

Muito apreciadas na culinária europeia, as receitas com aspargo ainda são pouco exploradas na cozinha brasileira. Infelizmente, quem perde com isso somos nós, já que o vegetal é delicioso e pode render diversos pratos ricos em sabor.

Além de saladas, ele ainda pode fazer parte de tortas, sopas e massas, entre outros pratos quentes.

Para você parar de ignorar o aspargo nas prateleiras do mercado, confira uma lista com 59 receitas que vão te fazer aprender a incorporar esse ingrediente em seu dia a dia.

Receitas de saladas com aspargo

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

1. Aspargos refogados com brócolis e tomate uva: esta é uma excelente opção para quem adora saladas quentes. Ela pode ser servida como acompanhamento para frango ou peixe grelhado no almoço. Experimente agora mesmo e dê um passo em direção a uma vida mais saudável.

2. Salada de aspargos e broto de feijão: receitas com aspargo podem ser uma ótima oportunidade para experimentar novos sabores. Esta salada, por exemplo, é superleve e deliciosa e você, com certeza, vai amar. O molho de gergelim com shoyu é o que faz a diferença e dá o toque final.

3. Aspargos grelhados com semente de gergelim: se você quer inovar nas suas saladas, dê uma olhada nesta receita. Os aspargos grelhados ficam crocantes e as sementes de gergelim enriquecem o sabor. O tempo de preparo é de mais ou menos 15 minutos e o resultado é divino!

4. Aspic de aspargos e lentilha: se você vai fazer um jantar especial em casa, aposte nesta entrada. Ela utiliza dois tipos de aspargos, além de lentilha beluga e vinho branco. O preparo é complexo para quem não tem o costume de cozinhar, mas o trabalho vale a pena.

5. Quinoa com aspargos e frango desfiado: se você está de dieta e procurando por novos pratos para experimentar, dê uma olhada nesta receita. A combinação de aspargos com quinoa e frango desfiado com certeza vai te motivar a continuar firme e forte. O modo de preparo é muito simples e leva menos de meia hora.

6. Salada de beterraba assada com aspargos: para quem é fã de sabores agridoces, esta salada é perfeita. Ela une a doçura da beterraba caramelizada ao sabor levemente amargo dos aspargos. Além de ter uma bela apresentação, é um delicioso acompanhamento para carnes grelhadas.

7. Salada de abóbora assada com aspargos: esta é uma salada elaborada para servir em um jantar a dois ou em uma ocasião especial. Ela é muito rica em sabores, já que mistura ingredientes muito diferentes entre si. O tempo de preparo é de menos de uma hora.

8. Batata com aspargos crus: com esta receita, você aproveita integralmente todos os nutrientes do aspargo, já que ele é servido cru, contrastando com a textura da batata cozida. Para dar o toque final, são adicionadas algumas ervas aromáticas e manteiga derretida.

9. Cuscuz marroquino com salada de camarão e aspargos: se você ama frutos do mar, corra para preparar esta receita. Além de camarão e aspargos, o cuscuz marroquino ainda ganha como acompanhamento grão de bico, tomate cereja e um delicioso molho de mostarda.

10. Salada de macarrão com aspargos: esta salada é maravilhosa para quem gosta de aliar ingredientes naturais a carboidratos. O molho de iogurte natural é um espetáculo à parte e deixa o prato cremoso na medida certa. O preparo é muito simples e você pode apostar nesse delicioso prato até mesmo em dias cansativos.

11. Salada de arroz negro com aspargos e camarões: torne-se um verdadeiro chef de cozinha com esta receita. O tempo de preparo é de cerca de 2h. Apesar da demora, você vai se encantar com os sabores, como o da pimenta biquinho e do molho de laranja e coco.

Receitas de sopas e cremes com aspargo

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bo

12. Creme de aspargos com crostini de parmesão: para os dias frios de inverno, este prato é a melhor pedida. Por isso, que tal variar um pouco aquela sopa sem graça com este maravilhoso creme de aspargos? Para completar, você ainda pode substituir a torrada simples por um crostini de parmesão, crocante e delicioso.

13. Sopa de aspargos frescos: comprou aspargos frescos e não sabe o que fazer com eles? Confira esta receita muito simples. Com alguns poucos ingredientes que são fáceis de encontrar, você pode ter uma deliciosa sopa para esquentar o corpo durante o inverno.

14. Sopa detox de aspargos: os aspargos são vegetais que aceleram o metabolismo e, por isso, seu consumo é indicado para quem faz dietas. Com esta receita, você aprende a fazer uma sopa de aspargos detox para livrar seu organismo das toxinas.

15. Creme de aspargos e gorgonzola: este caldo é uma das receitas com aspargo que servem como entrada ou como prato principal. Ele alia o sabor suave do aspargos ao sabor forte do queijo gorgonzola. Para dar uma consistência cremosa, utiliza batatas.

16. Creme de aspargos frescos: está procurando receitas com aspargo que sejam quentinhas, leves e deliciosas? Não deixe de conferir este creme. Além dos aspargos, ela utiliza somente ingredientes muito simples, como creme de leite, cebolas e alho. O tempo de preparo é de cerca de 40 minutos.

17. Cogumelos cremosos com alho-poró e aspargos: esta receita promete um resultado divino e não podemos esperar outra coisa. Afinal, a mistura de alho-poró com aspargos e cogumelo shitake só pode ser a comida dos deuses, não é mesmo? Para deixar o prato ainda melhor, o tempo de preparo é de apenas 30 minutos.

18. Molho de ricota e aspargos: esta é uma receita levinha, excelente para quem está de dieta. O molho é um excelente acompanhamento para saladas. Se você não está de dieta, aproveite e use o molho para regar sua massa.

19. Creme de aspargos brancos: o aspargo branco é uma variedade que cresce embaixo da terra e, por isso, não faz fotossíntese. Por causa disso, é um pouco menos amargo que os aspargos verdes. Nesta receita, você aprende a utilizá-lo para fazer um delicioso creme com frango e queijo parmesão.

20. Sopa cremosa de aspargos: se você está firme e forte na sua dieta, conheça esta receita que vai te ajudar a manter o foco. Com ela, você garante um prato delicioso e muito leve, que você pode repetir sem peso na consciência. O preparo é simples e rápido e você pode substituir o processador pelo liquidificador.

21. Mousse de aspargos: esta receita ensina como fazer um dos melhores acompanhamentos para saladas ou carnes grelhadas. O resultado é uma mousse cremosa e firme, que combina demais com uma salada de agrião e parma. Excelente opção para impressionar seus convidados em um almoço especial.

Receitas de tortas e quiches com aspargo

Foto: Reprodução / Sal de Flor

22. Quiche de brie, aspargos verdes e tomate: a textura cremosa do queijo brie se encontra com a crocância dos aspargos nessa deliciosa receita. Para completar, a massa fofinha e o tomate cereja dão o toque final. A apresentação do prato é belíssima e você pode servi-lo em reuniões com amigos.

23. Quiche de queijo gruyére e aspargos: esta é uma receita que demora bastante entre o início do preparo e a ida para a mesa, mas cada minuto de espera vale a pena. Além de conferir sabor, os aspargos ainda servem como enfeite para deixar a quiche ainda mais apetitosa.

24. Suflê de aspargos: se você é fã de suflê, experimente este novo sabor que deixa qualquer pessoa maravilhada. O preparo é muito simples, basta refogar os aspargos e depois misturar todos os outros ingredientes em fogo baixo. Em seguida, leve a mistura ao forno e aguarde para servir.

25. Galette de aspargos e vagem: se você ama arriscar receitas novas na cozinha, comece a considerar esta galette. Ela utiliza aspargos em conserva, vagem e alguns queijos. A massa é crocante e tem uma textura folhada que derrete na boca!

26. Trouxinhas de aspargos brancos: está procurando uma entradinha para servir em um jantar especial? Experimente estas trouxinhas de aspargos. Elas podem ser feitas usando massa folhada pronta. Você só tem o trabalho mínimo de refogar os aspargos e montar as trouxinhas nos potinhos.

27. Crostini de aspargos com presunto cru e ovo mole: crostinis são torradas especiais que podem ganhar alguns ingredientes para incrementar a composição. Nesta receita, você aprende a fazer um crostini com creme de aspargos, presunto cru e ovo mole. Ótima opção de entrada para jantares refinados.

28. Frittata de aspargos com tomate cereja: quer ter um café da manhã delicioso? Aposte nesta receita de frittata! O preparo é simples, muito parecido com o de um omelete. O tempero fica a cargo de pimenta moída e tomilho e o queijo parmesão dá um up no sabor.

29. Torta de aspargos com queijo de cabra: esta torta é um carinho em forma de comida. A textura da massa folhada contrasta perfeitamente com a maciez do creme de queijo de cabra com aspargos. O tempo de preparo é de cerca de 1 hora.

Receitas de massas com aspargo

Foto: Reprodução / Cozinha Dal Bo

30. Espaguete com camarões, aspargos e limão siciliano: os apaixonados por massa vão ficar encantados por esta receita. O preparo é muito rápido e simples. Por causa disso, é um ótimo presente que você pode se dar depois de um dia cheio. Para finalizar, salpique parmesão ralado e bom apetite!

31. Penne com aspargos: em cerca de 20 minutos, você pode ter um jantarzinho elaborado em sua mesa. Quer saber como? Então, dê uma olhada nesta receita incrível. Para incrementar, você ainda pode incorporar presunto cru ou peito de peru defumado.

32. Espaguete com aspargos, bacon e sálvia: procurando receitas com aspargo rapidinhas? Esta, você faz num vapt vupt. Para ficar ainda mais saborosa, você utiliza a gordura do próprio bacon para refogar os aspargos com alho e cebola.

33. Fettuccine com frango e aspargos: esta é uma das receitas com aspargo para servir para toda a família. O resultado é uma massa de forno cremosa graças ao creme de aspargos e queijos. O tempo total de preparo é de mais de uma hora, por isso, é ideal para quem gosta de passar os dias livres cozinhando novos pratos.

34. Espaguete com creme de aspargos: com alguns ingredientes simples mais aspargos e amêndoas, você garante um jantar gostosinho para comer a dois. O melhor de tudo é que dá para prepará-lo em cerca de meia hora. Para acompanhar, aposte em um vinho tinto.

Receitas de arroz e risoto com aspargo

Foto: Reprodução / Cozinha Vibrante

35. Risoto de aspargo com linguiça calabresa: a combinação de aspargos com linguiça calabresa é magnífica. O sabor levemente apimentado da linguiça casa perfeitamente com o amargo do aspargo. Além disso, a textura do risoto é cremosa e deixa qualquer pessoa com água na boca.

36. Risoto de aspargos sem lactose: intolerantes à lactose não precisam se privar das delícias culinárias. Com esta receita, você aprende a fazer um delicioso risoto que está liberado, inclusive para veganos. A cereja do bolo são os champignons, que proporcionam sabor e textura inigualáveis.

37. Arroz cremoso com aspargos: esta é uma das receitas com aspargo em conserva que você precisa experimentar. O modo de preparo é muito simples e só utiliza ingredientes fáceis de encontrar. O resultado é um arroz rico em sabor, que pode tranquilamente ser servido como prato principal.

38. Arroz com aspargos e cogumelos: esta receita é excelente para experimentar novos sabores num fim de semana ou feriadão. Ela é baseada na combinação de três variedades de cogumelos, além dos aspargos e algumas ervas aromáticas.

39. Risoto de aspargos frecos: esta é uma ótima receita para veganos, por não incluir nenhum ingrediente de origem animal, além de intolerantes a lactose ou celíacos. O modo de preparo é muito simples e leva cerca de meia hora.

40. Fried rice com aspargo: esta é uma receita oriental que pode ser traduzida como “arroz frito”. Ela é uma boa alternativa para quem gosta de se arriscar na cozinha e quer preparar um jantar especial. A finalização com óleo de gergelim torrado é um diferencial que confere um sabor inigualável ao prato.

41. Risoto de aspargos e brie com vodka: se você tem um maço de aspargos frescos em casa, experimente esta receita agora mesmo. O queijo brie proporciona uma textura cremosa e as nozes picadas fazem o toque final. O preparo é muito simples e a receita pode ser feita rapidamente.

42. Risoto de palmito com aspargos: esta é uma receita perfeita para harmonizar com um bom vinho. Ela utiliza aspargos frescos e palmito em conserva. Para servir, você pode optar por saltear queijo parmesão ralado por cima.

43. Risoto de aspargos com bacon: os amantes de bacon também podem harmonizar aspargos em suas receitas. Com esta receita, você aprende como misturar esses ingredientes tão diferentes. O risoto pode ser acompanhado de carnes vermelhas, frango ou peixe.

44. Risoto de aspargos com parmesão: se você é vegetariano, esta é uma das receitas com aspargo que estão liberadas para sua dieta. O prato fica pronto em cerca de 25 minutos e é muito fácil de fazer. Para acompanhar, aposte em uma taça de vinho tinto ou branco.

45. Arroz com aspargos e alga nori: engana-se quem pensa que alga nori é um ingrediente limitado a sushis e temakis. Neste prato, você aprende a harmonizar a alga com aspargos e arroz. Uma ótima alternativa para quem quer experimentar novos sabores no jantar ou no almoço.

46. Risoto de queijo brie e aspargos: esta é uma variação da receita de risoto com brie e aspargos. Nela, a vodka é substituída por vinho branco. O preparo é igualmente rápido e o resultado não poderia ser mais delicioso. Para incrementar, considere acrescentar presunto parma fatiado.

47. Risoto de aspargos e cogumelo: esta é mais uma das receitas com aspargo liberadas para vegetarianos. Ela utiliza cogumelos Portobelo para acompanhar o vegetal que é o protagonista da receita. Com o modo de preparo indicado, os aspargos mantem sua crocância, contrastando com a maciez do arroz.

48. Risoto de aspargos simples: esta receita te dá uma base para fazer risoto de aspargos, mas você pode usar e abusar da criatividade para acrescentar novos ingredientes, como queijos, presunto, peito de peru ou frango em cubinhos.

49. Risoto de aspargos e fontina: com esta receita, você aproveita a maciez do queijo fontina para conferir uma textura cremosa ao seu risoto. Para fazê-la, você pode utilizar tanto os aspargos frescos quanto os em conserva. O prato é uma excelente escolha para um jantar entre amigos.

50. Risoto de aspargos com presunto cru crocante: prepare um risoto de texturas variadas com esta receita. Para tanto, basta levar o presunto cru ao forno para garantir a crocância. O aspecto cremoso fica por conta do creme de leite e do queijo parmesão.

Outras receitas com aspargo

Foto: Reprodução / Blog da Mimis

51. Frango com couscous e aspargos: esta receita é muito leve, fácil e rápida de fazer. Em menos de 15 minutos, você garante a refeição ideal para quem não quer quebrar a dieta nem mesmo nos dias corridos. Para completar, o resultado é delicioso.

52. Brasciola de tomate com aspargos: se você busca receitas com aspargos refinadas e fáceis de fazer, experimente esta opção. Com ela, você garante um prato muito leve e com uma bela apresentação, que pode ser servido como entrada ou até mesmo como prato principal.

53. Aspargos empanados ao forno: esta é uma das receitas com aspargo que você pode utilizar como petisco. Para os veganos, é uma ótima forma de substituir a carne. O preparo é muito simples e o tempo no forno é de, no máximo, 25 minutos.

54. Aspargos com ovo estrelado: torne seu café da manhã mais saboroso com esta receita. O preparo é muito simples e rápido. Basta grelhar os aspargos e fritar o ovo em uma frigideira bem quente. Uma ótima maneira de começar o dia com o pé direito!

55. Salmão com creme de aspargos: esta é uma alternativa para variar o preparo de salmão ou até mesmo de outros peixes. O creme de aspargos incrementa sua refeição com seu sabor incrivelmente gostoso. Seu modo de preparo é de dificuldade moderada e não leva mais do que uma hora.

56. Bruschetta de aspargos e presunto: se você busca receitas com aspargo para servir como entrada, confira esta bruschetta. Ela é uma alternativa perfeita para um jantar italiano. Além de tudo, o resultado tem uma apresentação muito bonita. Seus convidados com certeza ficarão encantados!

57. Rolinhos de aspargos com parma: como você viu no item anterior, as receitas com aspargo podem render ótimas entradas. Esta é mais um exemplo que, além de bonita, é muito saborosa. Aposte nesses rolinhos de aspargos com parma para servir em um jantar refinado ou em uma ocasião a dois.

58. Bruschetta de aspargos e agrião: esta é outra alternativa de bruschetta para um jantar italiano. Com certeza, é a entrada perfeita para servir antes de uma deliciosa massa. Além de tudo, ela ainda é totalmente inovadora por misturar sabores picantes, frescos e amargos.

59. Gratinado de aspargos com presunto e purê de batata: esta receita une duas coisas maravilhosas, queijos e purê de batata. Para completar, ainda há a crocância dos aspargos dando o toque final. Com isso, você já pode ver que o resultado só pode ser um prato de deixar qualquer um com água na boca.

Você certamente nem sonhava que existiam tantas receitas com aspargo para experimentar. Agora, não perca tempo: corra atrás desse delicioso vegetal e coloque a mão na massa!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS