10 receitas de aletria para um verdadeira sobremesa natalina portuguesa

Por                                
Em 17.06.20

Feita à base de um macarrãozinho próprio para doces, a aletria é um prato típico de Portugal, geralmente servido no Natal. Viaje por meio do seu paladar saboreando esta sobremesa feita com creme e aromatizada com as mais diversas especiarias que tem tudo para deixar as festividades ainda mais deliciosas!

Publicidade

1. Aletria simples

Feita com leite, canela, leite condensado, creme de leite e – é claro – aletria, esta receita é ideal para dias mais frios e vai te deixar com o coração quentinho! Diferente e saborosa, esta sobremesa é muito simples e prática de fazer.

2. Aletria com manteiga

Tradicional de Portugal, esta receita é uma ótima opção para quem prefere sobremesas mais firmes, mas que mantêm a cremosidade. Com um toque de manteiga, este doce de macarrão diferente fica leve, suave e permite que seja servido em fatias.

Publicidade

3. Aletria com casca de limão

Traga um toque cítrico para a sua aletria com este preparo que une cremosidade, sabor e leveza. A sugestão é ferver o creme e o macarrão com cascas de limão ou laranja, apenas para aromatizar a sobremesa e incrementar ainda mais o sabor irresistível do prato!

4. Aletria com manteiga ghee

Publicidade

Para uma versão mais leve e saudável, esta receita ensina a preparar a aletria com manteiga ghee. Além disso, o preparo ainda sugere temperar o doce com cardamomo, canela e, para adoçar, um pouco de açúcar mascavo. Assim, é possível saborear uma sobremesa deliciosa sem preocupações.

5. Aletria com gemas

Deixe sua aletria com um aspecto irresistível adicionando gemas ao preparo do doce. Assim, a sobremesa fica mais amareladinha e cremosa, ideal para quem acredita que doces feitos com ovo são uma verdadeira iguaria. Festeje o Natal com um prato tradicional português e inove na celebração!

6. Aletria com extrato de baunilha

Muitas vezes, um simples toque é tudo o que você precisa para deixar seu prato ainda mais saboroso. Esta receita ensina a aromatizar a aletria com extrato de baunilha, deixando o sabor e o cheirinho do doce com esta especiaria irresistível.

7. Aletria com coco ralado

O sabor e a textura do coco vai deixar a suavidade do macarrãozinho de aletria ainda melhor! A combinação é perfeita para quem gosta de trazer um toque especial para as sobremesas. Com um creme leve e delicioso, o preparo fica mais molhadinho e menos firme do que o tradicional.

8. Aletria de chocolate

Os amantes de chocolate podem inovar e transformar a aletria em uma sobremesa perfeita para quem não consegue resistir ao doce! Além do sabor incomparável, a receita resulta em um prato super-apetitoso e diferente que conquistará tanto pelo paladar quanto pela aparência.

Publicidade

9. Aletria de água

Feita à base de água, gemas e – é claro – bastante macarrãozinho de aletria, esta receita é bem tradicional e autêntica. A dica é aromatizar bem o preparo, com cascas de limão, canela e açúcar, para equilibrar sabor e suavidade.

10. Aletria vegana

Substituindo o leite animal por bebida de caju caseira, é possível transformar a aletria em uma sobremesa vegana super-saborosa e irresistível. O segredo está na cremosidade e nos temperos que unem cúrcuma, canela em pó e açúcar de tâmaras.

Ainda no clima português, não deixe de experimentar estas receitas de pastel de nata. Será impossível testar apenas uma!