14 receitas de doces portugueses para viajar sem sair de casa

Escrito por    
Atualizado em 28.09.20

Os doces portugueses vão muito além do conhecido e adorado pastel de nata – e estas receitas estão aí para provar! Seja com ovos ou com chocolate, essas sobremesas vão conquistar o seu paladar e vão te levar em uma viagem gastronômica sem sair da cozinha. Escolha o prato que mais te agrada e conheça o sabor autêntico dos melhores quitutes de Portugal.

1. Baba de camelo

Apesar do nome diferente, esta sobremesa nada mais é do que uma mousse cremosa de doce de leite. Feita com gemas, claras em neve, farofa de amendoim e, é claro, doce de leite, a baba de camelo é ideal para quem quer saborear um docinho simples e delicioso.

Continua após o anúncio

2. Natas do céu

Os amantes de doce com ovo vão adorar esta receita! Com camadas de bolacha triturada, chantilly com claras em neve e um delicioso creme de gema, a sobremesa tem o gostinho autêntico português e vai trazer o sabor do país diretamente para a sua cozinha.

3. Beijinhos de Portugal

Supercolorido e diferente, esse doce é perfeito para quem quer trazer um prato bem tradicional de forma inovadora. A dica é confeitar o beijinho com suspiros coloridos, que deixam a sobremesa mais divertida e descontraída!

4. Salame de chocolate

Diferente e deliciosa, esta receita vai atualizar as suas definições de salame! Feito com manteiga, açúcar, chocolate em pó e bolacha maizena, o doce une cremosidade e crocância em um formato divertido e criativo que, além de tudo, ainda é muito prático de preparar.

Continua após o anúncio

5. Farófias

Quando o assunto é doce português, um ingrediente é garantido: ovos! Esta receita une a textura aeradinha das claras batidas em neve com o sabor mais intenso de um creme de gemas. Tudo isso junto de um leite aromatizado com raspas de limão, que traz acidez e cremosidade na medida certa!

6. Brisa da Liz

Com apenas quatro ingredientes, é possível preparar um doce típico português que é sensacional! Tudo o que você precisa é de açúcar, água, amêndoas moídas e, claro, ovos. Assim, fica fácil viajar até Portugal sem sair de casa.

7. Aletria cremosa

A aletria nada mais é do que um macarrão bem fininho, tipicamente utilizado em receitas doces. Este preparo ensina a utilizar esse ingrediente para fazer uma sobremesa cremosa e cheia de especiarias, que deixam tudo mais aromático e delicioso.

8. Serradura

Unindo a crocância da bolacha Maria com a cremosidade do recheio feito com creme de leite fresco e doce de leite, a serradura é uma sobremesa perfeita para quem gosta de mesclar texturas diferentes com um sabor irresistível!

9. Ovos moles de Aveiro

iStock

Feitos com arroz, açúcar, água e gemas, os ovos moles de Aveiro são uma sobremesa diferente e deliciosa, que traz cremosidade com um sabor leve de dar água na boca. Supertradicional e com um gostinho incrível, esta receita vai te conquistar!

Continua após o anúncio

                   

10. Fios de ovos

Além de ser um prato típico de Portugal, os fios de ovos também são uma sobremesa muito comum nas festividades de fim de ano do país. Seja no Natal ou em qualquer época do ano, o prato possui um sabor leve que vai conquistar o seu paladar!

11. Toucinho do céu

Com leite, açúcar, coco ralado, ovos, farinha de trigo, manteiga e uma pitadinha de sal, é possível preparar uma sobremesa portuguesa que vai deixar seu café da tarde incrível! Cremoso por dentro e crocante por fora, o toucinho do céu é uma receita que merece um lugar no seu caderninho.

12. Bolas de Berlim

Muito parecidas com o sonho brasileiro, as bolas de Berlim são uma sobremesa feita com uma massa frita e recheada com creme. Aprenda a preparar a versão portuguesa desse doce e descubra uma forma diferente e deliciosa de saborear o prato!

13. Pastéis de Nata

Também conhecidos como pastel de Belém, esse docinho feito com massa folhada e um delicioso creme de baunilha é um dos pratos mais conhecidos no Brasil quando o assunto é doce português. Por isso, aprenda a receita autêntica dos pastéis de nata e faça esse quitute em casa!

14. Queijada de Sintra

Com uma casquinha supercrocante por fora e um recheio macio por dentro, essa queijada de Sintra vai te transformar em um verdadeiro confeiteiro português! Fofinho e saboroso, o doce é ideal para ser saboreado no café da tarde.

Depois de saborear um delicioso doce português, continue na culinária deste país e experimente estas receitas de francesinha!