11 receitas de batata-doce frita saudáveis e saborosas

Por
Atualizado em 20.05.20

A batata-doce é um alimento muito consumido por pessoas que procuram uma dieta mais saudável. Ela é rica em vitaminas e também é uma fonte rápida de carboidrato, o que gera energia para a prática de exercícios, por exemplo.

Publicidade

Além de ter um sabor característico delicioso, a batata-doce também é muito versátil e pode ser preparada de diversas formas. Se você gosta do alimento e ainda quer aproveitar os benefícios que ele traz, experimente preparar a batata-doce frita.

Com versões rústicas, chips, sem óleo e de micro-ondas, esse prato vai te conquistar pela praticidade e pelo sabor. Confira a lista de receitas!

1. Batata-doce frita simples

Publicidade

Esta receita é para quem quer saborear a maciez da batata-doce unida à crocância da fritura. O processo de preparo é muito simples: basta fatiar a batata e, depois, fritá-la sob imersão no óleo. Além de ser uma alternativa mais saudável para a batata comum, o sabor adocicado desse prato vai deixar suas refeições ainda mais saborosas!

2. Batata-doce frita crocante

Cortando a batata em fatias finas e menores, é possível obter um resultado mais parecido com o de chips. Além de trazer crocância e leveza, essa batata-doce é perfeita para acompanhar um strogonoff ou, até mesmo, ser consumida pura como lanche da tarde! Além de ser muito prática, a receita é simples de preparar e vai te deixar com água na boca.

Publicidade

3. Batata-doce frita com alho

Se você adora alho e não abre mão de uma refeição mais temperada, esta receita é perfeita! Ao adicionar três dentes de alho picados à fritura, a batata-doce ganha um sabor ainda mais especial, que vai te conquistar! Outra dica é adicionar água aos poucos, para deixar a batata mais macia, sem perder a crocância.

4. Chips de batata-doce frita

Esses chips de batata-doce ficam tão sequinhos e crocantes que fica impossível resistir! Basta fatiar as batatas finamente, levar ao fogo e fritar sob imersão no óleo. Além de ser incrivelmente simples, a versatilidade desse prato vai te deixar com vontade de prepará-lo todos os dias!

5. Chips de batata-doce de micro-ondas

Se você quer saborear um delicioso chips de batata-doce, mas não quer ter o trabalho de fritá-lo no fogo, esta receita é a solução: por ser feita no micro-ondas, basta fatiar a batata, dispor os pedaços em um prato e levar ao aparelho. Além de ser muito prática, a receita não leva óleo e é uma opção mais saudável e muito saborosa!

6. Chips de batata-doce assada

Outra opção para quem quer evitar a fritura por imersão é preparar o chips de batata-doce no forno. O preparo é semelhante ao tradicional – basta fatiar as batatas, temperá-las e colocar tudo em um recipiente apropriado. O resultado é um delicioso salgadinho, que pode ser saboreado tanto como acompanhamento em refeições quanto como um delicioso lanchinho da tarde!

Publicidade

7. Batata-doce rústica frita no forno

A versão rústica da batata-doce também é uma ótima opção para um prato saboroso e apetitoso. Fatiada com casca e tudo, essa batata promete unir crocância e sabor com maciez e suavidade. Uma ótima opção de petiscos ou acompanhamento para carnes ou vegetais. Vale a pena experimentar!

8. Batata-doce frita empanada

Esta receita, das famosas “batatas fritas da Bela Gil”, traz um sabor ainda mais delicioso à batata-doce: ao empaná-la com flocos de milho, é possível deixar o petisco com uma aparência divertida e apetitosa. Uma ótima opção para quem quer preparar a batata-doce frita usando a criatividade.

9. Batata-doce palha

A batata palha é queridinha nas refeições brasileiras, mas por que não preparar uma versão desse prato, utilizando a batata-doce, em casa? Com esta receita, que é muito prática, é possível evitar o consumo de produtos industrializados – além de ficar muito mais saborosa, esta batata palha é livre de conservantes e fica muito mais saudável do que aquela comprada no mercado!

10. Batata-doce frita na airfryer

Se você possui uma airfryer, pode utilizá-la para preparar uma deliciosa batata-doce frita! Além de ficar muito mais saudável do que as frituras tradicionais, esta batata fica crocante por fora e macia por dentro. Muito prática e simples, a receita leva poucos ingredientes, mas que resultam em um prato saboroso e que vai te deixar com água na boca!

Publicidade

11. Batata-doce rústica frita na airfryer

A versão rústica da batata-doce frita também pode ser preparada na airfryer. Basta fatiá-la grossamente, com casca e tudo, temperá-la e levar para a fritadeira. Depois, é só saborear um delicioso lanchinho que você não teve trabalho algum para preparar!

Se você quiser preparar a batata-doce de outras formas, para conseguir saboreá-la mais frequentemente, experimente essas receitas de nhoque de batata-doce, de batata-doce assada e de bolo de batata-doce!