7 receitas de bolo de leite que são perfeitas para o seu café da tarde

Escrito por                          

O bolo de leite é uma receita muito tradicional no Nordeste, principalmente na Paraíba, onde é conhecido também como bolo baeta. É um bolo muito prático de fazer, já que seus ingredientes são simples e batidos no liquidificador. Além disso, é perfeito para servir em um café no fim da tarde.

Uma das principais características do bolo de leite é que a sua massa não leva fermento, e isso lhe dá um aspecto úmido e uma textura bem macia e consistente, fazendo com que o bolo seja parecido com um pudim.

Seus ingredientes de base são o leite, a farinha de trigo, açúcar, ovos e manteiga, mas algumas receitas podem trazer detalhes especiais no preparo do bolo. Quer aprender diferentes versões de bolo de leite? Confira abaixo!

1. Bolo de leite simples

É hora de aprender a maneira mais simples e tradicional de fazer o bolo de leite. Você vai precisar de 480 ml de leite, duas xícaras de farinha de trigo, dois ovos, duas xícaras de açúcar e duas colheres de manteiga derretida. Junte todos esses ingredientes e bata no liquidificador, depois, coloque em uma assadeira untada e leve para assar. Se quiser deixar o bolo mais douradinho, unte a assadeira com manteiga e com leite em pó!

2. Bolo de leite com raspas de limão

Apesar de algumas medidas serem diferentes, os ingredientes dessa receita são os mesmos da receita anterior, mas, aqui, você vai usar também as raspinhas de um limão para dar um toque azedinho ao bolo, que costuma ser bem doce. Leve os ingredientes ao liquidificador para bater e lembre-se de ir adicionando a farinha aos poucos, com o liquidificador ligado, para garantir a textura do bolo.

3. Bolo de leite com suco de limão

Nessa receita, ao invés de usar as raspas do limão para equilibrar o sabor do bolo, você vai usar o suco de um limão. O bolo de leite é perfeito para servir no lanche da tarde, acompanhado de uma xícara bem quentinha de café e você ainda pode jogar gotinhas de chocolate sobre ele, se quiser, para deixá-lo mais incrementado e especial.

4. Bolo de leite com queijo parmesão

O bolo de leite já é extremamente macio e cremoso, mas você pode deixá-lo ainda mais! Essa receita usa 500 gramas de queijo parmesão ralado para incrementar o preparo do bolo. Esse ingrediente é colocado por último no liquidificador, junto dos ovos, da açúcar, da farinha, da margarina e do leite, e você só vai usá-lo se quiser, é opcional, mas vale testar e experimentar o resultado.

5. Bolo de leite com leite de coco

O segredo dessa receita para deixar o bolo de leite ainda mais gostoso é usar uma garrafinha de leite de coco no preparo. Além desse ingrediente, separe três xícaras de farinha de trigo (lembre-se: sem fermento), duas xícaras de açúcar, duas colheres de margarina, 400 ml de leite e três ovos.

6. Bolo de leite com leite condensado

Esse bolo de leite tem um ingrediente especial em seu preparo: o leite condensado. As receitas mais tradicionais de bolo de leite não usam o leite condensado, mas essa versão resolveu testar como ficaria o bolo incrementado com essa delícia, e o resultado é muito gostoso. Vale a pena experimentar!

7. Bolo de leite com cobertura

A massa dessa receita de bolo de leite leva dois ingredientes especiais, além dos ingredientes tradicionais: o leite de coco e a essência de baunilha. Mas, o destaque da receita fica por conta de uma deliciosa cobertura que usa açúcar, coco ralado e mais um pouquinho de leite de coco para deixar seu bolo ainda mais especial.

Se você adorou aprender a preparar bolos de leite, que são feitos no liquidificador, que tal aprender algumas receitas de bolo de chocolate de liquidificador também? Você vai agradar as crianças e aumentar seu conhecimento em confeitaria!

PARA VOCÊ