12 receitas de caranguejo para provar todo o sabor desse fruto do mar

O caranguejo é um crustáceo que é encontrado em todo o litoral brasileiro e serve como ingrediente base para vários pratos da culinária típica costeira, principalmente do Nordeste. A carne do fruto do mar tem uma textura macia, é saborosa e pode ser utilizada em uma infinidade de preparos.

Publicidade

O consumo do caranguejo também traz vários benefícios para a saúde, já que a carne é fonte de diversas vitaminas, como A e C, e também conta com ômega-3 e selênio, grandes aliados para quem busca uma alimentação saudável e nutritiva.

Confira uma seleção de receitas de caranguejo que vão te fazer sentir o gostinho desse crustáceo:

Receitas para servir caranguejo como entrada ou aperitivo

1. Bolinho de caranguejo: esse bolinho é uma ótima opção de aperitivo pois conta com o sabor inconfundível do caranguejo combinado com pimenta dedo-de-moça. O tempero que leva suco de limão siciliano, salsa e coentro dá um charme especial ao prato. O preparo não dá muito trabalho, pois só é preciso misturar os ingredientes fazendo a massa, empanar os bolinhos e fritá-los. A dica é servir com uma cervejinha naquela reunião com os amigos depois do trabalho!

2. Bolinho de caranguejo com gengibre: essa receita traz uma versão deliciosa de bolinho de caranguejo. Aqui, o fruto do mar é combinado com batatas, manteiga, alho e cebolinha, deixando o aperitivo com um sabor gostoso e bem equilibrado. O diferencial fica por conta do gengibre, que surpreende dando um gostinho fresco ao preparo. A receita é rápida e funciona bem como entrada para um almoço com a família!

Publicidade

3. Salada de caranguejo com broto de bambu e coentro: esse prato simples e gostoso traz broto de bambu, coentro, cogumelos negros e echalote para acompanhar o caranguejo. O vinagre negro chinês, a cebolinha, o azeite e o sal marinho utilizados no tempero deixam um sabor marcante e essa é uma salada que pode com certeza ser servida como entrada em um jantar especial a dois!

4. Salada de caranguejo e abacate: aqui, o fruto do mar aparece combinado com abacate, vinho de arroz japonês, rúcula e pimentas vermelhas. O wasabi e o óleo de gergelim trazem um toque oriental para a receita, que tem um preparo simples e prático. A junção dos ingredientes resulta em um prato de sabor singular que pode ser uma boa pedida para diferenciar o almoço do dia a dia.

5. Torta de caranguejo: essa torta de caranguejo é uma verdadeira explosão de sabores pois, além do fruto do mar, ainda conta com creme de leite, parmesão ralado, gengibre, limão e coentro em seu recheio. O tempero com pimenta dá um toque especial ao preparo e a dica é servir com um molho de tomate caseiro. É uma boa opção para acompanhar um bom vinho!

Publicidade

Receitas de caranguejo como prato principal

6. Caranguejada: essa é uma receita deliciosa que traz o caranguejo como ingrediente principal. O preparo consiste em ferver os caranguejos em uma água temperada com cebola, coentro, azeite, sal e pimenta. O resultado é surpreendente pois a carne fica com uma textura leve e vai fazer sucesso na sua mesa!

7. Espaguete com carne de caranguejo: aqui, o fruto do mar é combinado com o espaguete em uma receita superprática e gostosa. A massa e o caranguejo são acompanhados por sumo de limão, alho, agrião e pimenta resultando em um prato rápido e equilibrado, uma ótima pedida para aquele final de dia cansativo, mas em que se quer comer algo mais elaborado.

8. Risoto de caranguejo: essa opção de risoto de caranguejo traz como ingredientes arroz carnaroli, vinho branco, pimenta tabasco, azeite e manjericão. O preparo é feito com caldo de legumes e o tempero leva manteiga e echalote, que deixam o prato com um sabor inconfundível! Você vai surpreender seus convidados.

9. Arroz de caranguejo: essa receita prática e rápida vai fazer você querer experimentar esse preparo o quanto antes. Aqui, a carne de caranguejo é combinada com arroz, leite de coco e azeite que deixam o prato bem saboroso e com uma textura ótima. A dica é servir com uma salada de folhas com tomate grape!

10. Risoni de ricota com caranguejo: o risoni é um macarrão em formato de arroz e junto com o caranguejo é o ingrediente principal dessa receita. O fruto do mar e a massa são combinados com molho pesto, kani kama e ricota, que resultam em um sabor delicioso. Para finalizar e temperar, o limão siciliano entra no preparo, dando um toque especial.

11. Ensopado de caranguejo: essa é uma receita simples, rápida e saborosa. Para fazer o ensopado, basta refogar a carne de caranguejo com cebola, alho e azeite, acrescentando o tempero e o leite de coco depois. O resultado é um prato gostoso e que vai fazer sucesso naquele almoço de domingo!

12. Caranguejo gratinado: o caranguejo gratinado leva, além da carne do fruto do mar, pimentões, cebola, azeite de dendê, pão de forma e leite de coco. O parmesão ralado é colocado para finalizar o prato, deixando um gostinho delicioso e uma textura crocante característica do gratinado.

Essas receitas são boas opções para experimentar ou incorporar o caranguejo ao seu cardápio pois são práticas e agradam facilmente. O fruto do mar é uma boa pedida para momentos especiais com a família pois alia sabor, textura e benefícios para a saúde. Experimente!

Publicidade