8 receitas de leite de amendoim que são nutritivas e fáceis de preparar

Escrito por                          

Quem tem intolerância à lactose ou segue uma dieta vegana precisa buscar alternativas de consumo. Os leites vegetais são ótimas opções e o leite de amendoim é um deles. O melhor de tudo é que ele pode ser preparado em casa, então, é só escolher uma receita, procurar pelos ingredientes e colocar a mão na massa! Confira:

1. Leite de amendoim simples

Essa versão conta com uma pequena lista de ingredientes e um preparo bem simples. Você precisa apenas de amendoim sem casca e água filtrada. Primeiro, deixe o amendoim de molho em água por 12h, depois desse tempo, jogue a água fora, lave os amendoins e coloque no liquidificador com a água filtrada. Bata até ficar cremoso e coe.

2. Leite de amendoim fervido

Cubra os amendoins com água e deixe de molho por 12h. Em seguida, escorra, lave, coloque em uma panela em fogo médio e cubra com água. Assim que ferver, é só deixar descansar por cinco minutos, coar, lavar novamente e colocar no liquidificador com a água filtrada. Bata, coe em peneira fina e pronto.

3. Leite de amendoim torrado

Essa outra versão é feita com amendoim torrado e rende aproximadamente 2 litros. Para começar, cubra com água, adicione uma colher de sopa de vinagre e deixe de molho, na geladeira, de um dia para o outro. Descarte a água, lave os amendoins e coloque 1/3 no liquidificador, com 3 xícaras de água quente. Coe e repita o processo por mais duas vezes.

4. Leite de amendoim com açúcar

Para preparar essa versão, além da água fervente e do próprio amendoim, também é necessário um pouco de sal e açúcar demerara. Esse ingredientes adicionais dão um gostinho especial e deixam a receita mais cremosa.

5. Leite de amendoim com aveia

Esta sugestão também é fácil de fazer. Você vai utilizar amendoim cru, água e aveia em flocos. Adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata por cerca de cinco minutos. Coloque em uma panela até levantar fervura. Espere esfriar e coe. Rápida e muito prática!

6. Leite de amendoim com tâmaras

Aqui, os amendoins devem ficar de molho na água por cerca de 8h antes de iniciar o preparo do leite. Passado este tempo, escorra a água e coloque os amendoins em uma panela, cubra novamente com água e leve ao fogo. Coe e coloque em um liquidificador com água filtrada e tâmaras e bata bem. Para finalizar o preparo, coe com coador bem fino.

7. Leite de amendoim com arroz

Deixe o arroz e o amendoim de molho em água por cerca de 8h. Em seguida, coloque os ingredientes no liquidificador com um litro de água filtrada. Bata por cerca de dois minutos. Coloque em uma panela e deixe até levantar fervura. Coe e estará pronto para consumo.

8. Leite de pasta de amendoim

Esta é uma opção bastante prática, basta adicionar no liquidificador meio litro de água e duas colheres de sopa de pasta de amendoim e bater. Dessa forma, você não precisa coar e a mistura fica com aspecto mais cremoso.

E para quem sempre busca alternativas para a sua alimentação do dia a dia, confira também receitas de pão vegano!

PARA VOCÊ