26 receitas de pão vegano para incluir na sua alimentação do dia a dia

Escrito por                          

Mais leve e saudável, o pão vegano é uma ótima opção até mesmo para quem não segue esse tipo de dieta. Pensando nisso, separamos uma lista com receitas dessa delícia: tem desde opções mais simples, até versões elaboradas e com recheios muito gostosos. Não deixe de conferir, testar na sua casa e adicionar ao seu caderninho de receitas!

Receitas simples

iStock

1. Pão vegano fácil: é sempre bom ter uma receita básica e fácil anotada. E essa versão é perfeita para preparar no domingo e aproveitar ao longo da semana. Muito fofinha, essa opção vai bem tanto com doces, quanto com salgados!

2. Pão vegano bem fofinho: com gostinho de infância, essa sugestão é tão fofinha e saborosa, que você não vai conseguir comer apenas um pedaço. Importante: não pule nenhuma das etapas de descanso da massa e lembre-se de sová-la bastante. Assim, seu pão fica robusto e com uma textura perfeita.

3. Pão vegano de frigideira: ideal para preparar no café da manhã, essa receita é feita na frigideira. Prática e rápida, ela fica pronta em questão de minutos. E para garantir uma massa macia, a farinha de quinoa entra em cena. Tempere com orégano antes de fritar e aproveite!

4. Pão vegano com farinha de arroz: os celíacos vão ficar encantados por essa receita feita com farinha de arroz. Outro ponto interessante dessa versão é que ela não é sovada, ou seja, menos trabalho na hora do preparo. Mas, é preciso deixar a massa descansar antes de ser levada para assar.

5. Pão vegano com farinha de trigo integral: muito leve e saudável, esse pão leva farinha de trigo integral na sua composição. Atenção para os outros ingredientes que você vai precisar: açúcar demerara, água, farinha de trigo branca, azeite, sal e fermento biológico. O resultado final é de dar água na boca.

6. Pão vegano com fermento granulado: mais uma versão integral, essa sugestão é feita com fermento granulado, o que garante uma textura muito gostosa para a massa. E o modo de preparo é muito simples: basta misturar todos os ingredientes, sovar bem, deixar descansar e levar para assar até ficar douradinha!

7. Pão vegano de liquidificador: feita no liquidificador e com apenas seis ingredientes: farinha de trigo, água, óleo vegetal, açúcar, sal e fermento biológico instantâneo seco, essa é a receita perfeita para você preparar na hora que bate aquela fome, mas você está sem muito tempo de cozinhar.

8. Pão vegano integral: mais uma opção integral para a lista, essa versão é completamente irresistível. Um truque para deixar a sua massa ainda mais macia e fofinha é fazer uma esponja: colocar o açúcar e o fermento na água morna. Depois, é só adicionar essa mistura ao restante dos ingredientes e sovar!

9. Pão vegano low carb: vegano, low carb, fit e sem fermento, esse pão surpreende pelo sabor intenso e pela massa fofinha. Vocês só vai precisar de cinco ingredientes, então anote aí: farinha integral, óleo, sal, linhaça e água. Confira o modo de preparo e corra para a cozinha.

Massas especiais

iStock

10. Pão vegano de cenoura: que tal preparar um pão saboroso, diferente e muito charmoso? Com essa versão de cenoura, você vai ter um lanchinho da tarde muito original. A dica, aqui, é fazer pãezinhos médios, assim a receita rende mais!

11. Pão vegano de aveia: quem não quer erguer as mangas para sovar a massa, deve investir nessa opção deliciosa feita com base de aveia. Muito fácil de preparar, ela fica pronta bem rápida e é uma ideia muito gostosa para servir no café da tarde com uma geleia.

12. Pão vegano de inhame: além de ser muito saborosa, saudável e prática de preparar, essa sugestão com inhame também é bem econômica. Os ingredientes são facilmente encontrados em qualquer mercado e por um preço acessível. Vale a pena testar aí na sua casa!

13. Pão vegano de ervas finas: o toque especial dessa receita fica por conta de um mix incrível de ervas finas: cheiro-verde, cúrcuma, manjericão e orégano. E para substituir o ovo e garantir que a sua massa fique bem fofinha, você deve usar uma goma de linhaça de qualidade.

14. Pão vegano de azeitona: até quem torce o nariz para azeitonas vai se encantar por essa receita. Aqui, elas dão uma textura e um sabor completamente irresistíveis à massa do pão. Para dar uma crocância a mais, você pode polvilhar fubá por cima antes de levar para assar.

15. Pão de milho vegano: além de ter uma cor muito linda, essa versão também possui um sabor bem marcante. E o grande diferencial está no milho, que precisa ser batido no liquidificador com água até virar um creme bem liso e homogêneo.

16. Pão vegano sem glúten: quem é celíaco vai se apaixonar por esse pão vegano totalmente livre de glúten! Muito gostoso, ele é perfeito para preparar no começo da semana e se deliciar no café da manhã ou no lanche da tarde. Confira o passo a passo certinho do modo de preparo e aproveite.

17. Pão vegano com farinha de grão-de-bico: mais uma receita para quem tem preguiça de sovar a massa, essa opção é bem diferente e prática de fazer. Aqui, a base é a farinha de grão-de-bico, que garante uma textura mais firme e é liberada para que tem intolerância à lactose.

Pães diferentões

iStock

18. Pão vegano de hambúrguer: vai fazer uma reunião com os amigos e o cardápio é totalmente vegano? Então, o que você acha de servir um hambúrguer bem gostoso? Para isso, você deve preparar esse pão sem ingredientes de origem animal muito, fofinho, leve e saboroso.

19. Pão de alho vegano: salvador dos veganos em qualquer churrasco, o pão de alho é bem fácil de fazer e fica uma delícia. Para dar aquela cremosidade incrível, você só precisa de maionese e requeijão veganos. Tempere com as ervas da sua preferência e pode comer à vontade!

20. Pão de queijo vegano: que tal preparar um pão de queijo sem queijo? Sim, isso é possível! Muito gostoso, ele mantém a textura e o sabor do original. Para isso, você deve utilizar mandioca, batata-doce, batata, inhame ou batata baroa. Vale lembrar que os dois tipos de polvilho precisam estar na composição da massa: tanto o doce, quanto o azedo.

21. Pão doce vegano: sabe aqueles pães doces de padaria com um creme delicioso por cima? Quer aprender a fazer a sua própria versão caseira? Então, você não pode deixar de experimentar essa receita gostosa e muito prática. Prepare aí na sua casa e esteja pronto para receber muitos elogios.

22. Pão do Subway vegano: se você é vegano e sente saudades de comer aquele pão delicioso do Subway, então dá só uma olhadinha nessa sugestão estilo baguete do vídeo! E o melhor é que você pode rechear com o que quiser: muitas verduras ou legumes.

23. Pão francês vegano: o pão francês é aquele alimento que não falta na mesa do brasileiro. E quem é vegano pode encontrar uma certa dificuldade na hora de comprar esse tipo de pãozinho. Mas com essa receita você vai poder preparar a sua própria versão aí em casa!

24. Pão vegano recheado com pesto: um pouco mais sofisticado, essa receita recheada com pesto é perfeita para servir como entrada de um jantar especial ou aperitivo para degustar acompanhado de uma boa taça de vinho. O preparo parece complicado, mas é bem simples. Acredite, você vai tirar de letra.

25. Pão vegano integral recheado com brócolis: outa receita recheada, gostosa e fácil de preparar, essa versão é de deixar qualquer um com água na boca. A estrela principal aqui é o brócolis, que deve estar bem refogado e temperado, então capriche no alho!

26. Pão vegano de batata recheado: para fechar essa lista com chave de ouro, que tal aprender a preparar uma receita clássica: o pão de batata. Totalmente vegano, ele ainda pode ser recheado com o que você preferir. Para dar aquela corzinha bonita aos seus pãezinhos, a dica é pincelar uma mistura de shoyu com vinagre por cima da massa antes de levar ao forno.

Uma alimentação vegana é mais rica em variedades do que você imagina. Quer conhecer mais receitas nesse estilo? Então, veja também bolinhos veganos e queijos veganos.

PARA VOCÊ