25 receitas de sopa de mandioquinha cremosas e saborosas

A mandioquinha também é conhecida como batata baroa ou mandioca salsa, seu nome depende da região do país que você está, porém, o alimento é o mesmo. A sopa desse legume é uma ótima opção para uma refeição leve, nutritiva, com um preparo que não é difícil e nem demorado, mas que rende um prato de dar água na boca – tanto que nem é preciso que o dia esteja frio para ir para a cozinha testar uma receita.

Publicidade

O sabor vai depender dos ingredientes escolhidos, você pode optar por uma versão simples, que é feita apenas com o legume e alguns temperos ou inovar e usar outros itens, como o queijo gorgonzola, linguiça, bacon ou o que sua imaginação permitir. O que realmente importa é fazer um alimento que seja apreciado por quem for degustar.

Para que você tenha algumas ideias do que testar na sua casa, preparamos uma lista que conta com opções bem diferentes entre si. Confira abaixo:

Sopa de mandioquinha simples

1. Sopa de mandioquinha no pão italiano: servir sua sopa em um pão italiano é uma ótima pedida para porções individuais, mas, nesse caso, é bom prestar atenção no tamanho da massa. Além disso, você ainda pode comer o seu “prato”. Essa é uma opção simples, mas que vai te render uma refeição muito gostosa.

2. Sopa de mandioquinha: além da mandioca salsa, para preparar essa receita você vai precisar apenas de água e temperos. O caldo de legumes, por exemplo, é um dos itens usados para dar um toque especial de sabor ao prato. Além disso, o passo a passo é muito simples, então, mesmo que você não tenha muita experiência na cozinha, vale a pena experimentar.

Publicidade

3. Sopa de mandioquinha cremosa: o requeijão é o ingrediente que entra em cena nessa receita para dar um toque extra de sabor e ainda deixar a textura bem cremosa. Além disso, o tomilho também é usado para que sua refeição fique uma delícia.

4. Sopa-creme de mandioquinha: essa é outra receita que usa o requeijão para deixar a sopa bem cremosa, porém, aqui os temperos usados são diferentes. Você vai precisar de salsinha, alho e pimenta. A dica para incrementar ainda mais o sabor é usar bacon, mas esse ingrediente é opcional.

5. Sopa de mandioquinha simples: essa é uma receita de sopa bem básica, ideal para dias que estamos com preguiça de ficar na cozinha, mas queremos saborear uma comida quentinha e que não deixe de ser gostosa. Se você está nesse clima, não deixe de conferir essa opção para testar em casa.

Publicidade

6. Sopa de mandioquinha fácil: essa é outra opção que tem uma textura bem cremosa, pois também usa o requeijão. Porém, aqui a lista de ingredientes é bem curtinha, assim como o modo de preparo. Depois de fazer essa receita você vai ver como é possível preparar um prato gostoso sem muita dificuldade e tempo na cozinha.

7. Sopa de mandioquinha com alho-poró: o alho-poró é um ingrediente simples, mas que pode dar um sabor completamente novo ao seu prato, sabia? Para melhorar ainda mais, a combinação com mandioquinha é de dar água na boca e o trabalho não é muito grande. O resultado é uma refeição leve, mas com muita personalidade.

8. Sopa de mandioquinha com gengibre: o gengibre é outro ingrediente simples que pode dar uma cara completamente nova ao seu prato. Além disso, essa raiz é termogênica, o que é ótimo para quem procura perder alguns quilos extras ou apenas se manter em forma.

Combinações saborosas

9. Sopa de mandioquinha com inhame: essa é uma receita que além de ser muito saborosa, também é cheia de nutrientes. Para as mulheres, essa é uma ótima opção para os dias de TPM e até mesmo da menopausa, pois o inhame é um alimento que ajuda a diminuir os desconfortos desses períodos.

10. Sopa de mandioquinha com ervilha: essa é uma receita que não tem uma lista de ingredientes muito curta, mas que tem um sabor de dar água na boca. A ervilha é um alimento que combina muito bem com a mandioca salsa, por isso, vale a pena experimentar.

11. Sopa de mandioquinha com espinafre: o espinafre é um ingrediente rico em nutrientes, por isso, é muito interessante acrescentar esse alimento nas suas refeições. Além disso, essa é uma receita que usa poucos ingredientes, mas mesmo assim rende um prato com um sabor único e delicioso.

12. Sopa de mandioquinha com creme azedo: já fez um creme azedo em casa? Só é preciso misturar creme de leite com suco de limão. O legal é que com um processo tão simples, você consegue um sabor incrível. Para deixar a sopa ainda mais gostosa os temperos usados foram escolhidos a dedo.

13. Sopa de mandioquinha com gorgonzola: já o gorgonzola é um ingrediente com um sabor bem marcante, por isso, dependendo do seu gosto é importante prestar bastante atenção na quantidade usada. O interessante dessa receita é que o sabor adocicado da mandioquinha combina super bem com esse queijo.

14. Sopa de mandioquinha com batata: combinar legumes pode ser uma ótima pedida para uma refeição saborosa e que ainda é cheia de nutrientes. Aqui, além da mandioca salsa e batata, você também vai precisar de tomates para incrementar o gostinho da sua refeição.

Publicidade

15. Sopa de mandioquinha com brócolis: para quem curte brócolis, esse é outro ingrediente que combina muito bem com o sabor adocicado da mandioca salsa. Para um gosto extra de sabor, a dica aqui é acrescentar queijo parmesão ralado ao prato.

16. Sopa de mandioquinha com trufas: comprar trufas pode pesar bastante no bolso, já que esse é um ingrediente bem caro. Porém, se você tem acesso ao item, te garanto que vale muito a pena provar essa receita que tem um gosto que foge bastante do tradicional e ainda não dá muito trabalho na cozinha.

17. Sopa de mandioquinha com azeite: e que tal preparar um azeite de manjericão para incrementar o sabor da sua sopa? Se você não é muito fã desse ingrediente, também pode usar outra erva de sua preferência, como a salsa, por exemplo. Mesmo com um processo simples, o resultado é de dar água na boca, pode apostar.

18. Creme de mandioquinha com cogumelo: o tempo que você vai precisar ficar na cozinha para preparar essa receita é de aproximadamente 40 minutos, mas você verá que cada segundo vale a pena depois de provar o resultado final. O cogumelo escolhido aqui foi o shimeji, mas você também pode usar outros como o funghi, paris ou champignon.

Sopa de mandioquinha com carnes

19. Sopa de mandioquinha com presunto: na verdade, não é qualquer presunto que é usado para preparar essa receita, mas sim o parma. O custo desse ingrediente não é dos mais amigáveis, mas o sabor é tão gostoso que vale a pena o investimento. Além disso, como o gosto é marcante, a quantidade usada não é muito grande.

20. Sopa de mandioquinha com linguiça: a linguiça de frango também pode ser uma ótima pedida para deixar o sabor da sua sopa mais gostoso, mas é claro, você também pode usar a de porco se preferir. O que vale é preparar um prato que faça sucesso na sua mesa.

21. Sopa de mandioquinha com bacon: o bacon é um ingrediente que é cheio de fãs, não é mesmo? Tanto que tem gente que usa essa carne em quase todos os pratos que prepara. Nessa receita, o resultado fica muito gostoso, pois combina dois sabores bem diferentes: um mais salgadinho e outro adocicado.

22. Sopa de mandioquinha com calabresa: a calabresa também combina muito bem com o sabor da mandioca salsa. Se você quer um toque crocante no seu prato, basta fritar bem a carne em uma frigideira.

23. Sopa de mandioquinha com azeite e bacon: já o azeite usado para incrementar o sabor dessa sopa é o de oliva, que dá um toque leve, mas que vai deixar seu prato com uma cara nova. Além disso, o bacon também é usado para deixar sua refeição ainda mais completa.

Publicidade

24. Sopa de mandioca salsa com bacon e baunilha: pode até parecer estranho usar baunilha no preparo de uma sopa, não é mesmo? Mas a mandioca salsa também é um ingrediente que tem um toque adocicado. Na verdade, seu prato aqui terá um toque bem aromático. Além disso, o bacon já é bem salgadinho, por isso, não é necessário se preocupar com o resultado final.

25. Sopa de mandioquinha com ragu: o ragu é um molho que pode ser feito com qualquer carne, nessa receita, a linguiça calabresa foi a escolhida, mas você pode usar outra opção de sua preferência e seguir as dicas dadas aqui.

Depois de conferir as dicas das receitas da nossa lista vai ficar bem fácil preparar uma sopa de mandioquinha bem saborosa e que agrade o seu paladar. Escolha os ingredientes que mais você mais gosta e um nível de dificuldade que combine com seu perfil e bom apetite!