100 receitas de sopas deliciosas e fáceis para se fazer em casa

Escrito por    

Com a chegada do outono e, em breve do inverno, nada melhor do que uma sopa para aquecer a temperatura.

Continua após o anúncio

Confira, então, cem receitas fáceis e deliciosas para você fazer em casa sem gastar muito e com bastante praticidade. São sopas com carne vermelha, branca, com grãos, legumes e verduras e ainda existem aquelas que te ajudam na dieta.

Teste, incremente e aproveite!

Sopas com carne

Foto: Reprodução / Cozinha Legal

1. Sopa de carne moída com macarrão e legumes: com esta sopa deliciosa, a sua noite vai ficar ainda melhor. Ela rende seis porções e tem um tempo de preparo de trinta minutos, supersimples. Você vai precisar de batata, cenoura, abóbora, carne moída e o macarrão de sua preferência.

2. Sopa com carne e legumes: esta sopa com carne e legumes é uma refeição completa e para prepará-la você vai precisar de mais ingredientes que o normal. Anote todos eles e comece o preparo!

3. Sopa de calabresa com aipo e cenoura: se você gosta de sopa mas prefere ela um pouquinho mais elaborada, vai se apaixonar por esta opção. Ela serve até duas pessoas e é ideal para um dia frio acompanhada de alguns pãezinhos.

4. Sopa de bacon com mandioca e laranja caramelizada: esta sopa é leve, cremosa e perfeita para um dia aconchegante. O sabor deste prato fica por conta da cebola e das rapas de laranja.

5. Sopa de couve-flor com bacon: servindo até oito pessoas e com uma textura deliciosa, esta sopa de couve-flor fica pronta em trinta e cinco minutos e leva bacon no preparo. Uma boa opção para quem prefere uma receita mais elaborada.

6. Sopa de carne seca: a união dos legumes com a carne seca é perfeita, o que deixa esta sopa cremosa, saborosa e bem simples de ser preparada. Fique atento ao modo de preparo e escolha bem os legumes.

Continua após o anúncio

7. Sopa de carne bovina com osso: nesta receita, você vai precisar de um quilo de carne bovina com osso, alho, cebola, tomate, pimentão e outros temperos da sua preferência. Batata inglesa, caldo de carne e macarrão também são outros ingredientes que complementam a sopa.

8. Sopa de calabresa com ervilhas: esta sopa de ervilha é fácil de ser preparada e rica em nutrientes. O segredo dela está na calabresa crocante que vai te deixar extremamente satisfeito e que pode ser acompanhada de uma salada ou pãozinho.

9. Sopa de bacon, camarão e milho: todo prato que leva bacon em seu preparo fica uma delícia, mas uni-lo ao camarão, à manteiga e a alguns temperos fica ainda melhor. Esta sopa é cremosa e serve até quatro pessoas.

10. Sopa de carne seca e pinhão: a combinação da carne seca com o pinhão é bem ousada, mas garanto que você vai se apaixonar por esta receita. Ela é simples e leva poucos ingredientes.

11. Sopa de calabresa com bacon: uma ótima opção para você que gosta de sopa, mas é um pouquinho exigente com a qualidade gastronômica do prato. Além disso, é uma boa escolha para uma reunião com os amigos.

Sopas com macarrão

Foto: Reprodução / Veganana

12. Sopa de macarrão com feijão verde: nesta receita, você poderá abusar dos temperos e escolher os que mais gosta, o importante, aqui, é o feijão. Ele é a estrela do prato!

13. Sopa de macarrão com legumes: se você busca por um jantar saudável e delicioso, esta sopa de macarrão é uma boa escolha. Ela serve até seis porções e deve agradar a maioria dos convidados.

14. Sopa de macarrão de arroz com camarão: esta sopa vai exigir um pouquinho mais de paciência e atenção, ela leva vários ingredientes e deve ser preparada em etapas bem distintas.

15. Sopa de macarrão: a tradicional sopa de macarrão é excelente para um dia frio ou para quando a rotina estiver uma bagunça. Experimente e incremente com os temperos de sua preferência.

Continua após o anúncio

16. Sopa de macarrão com carne moída: a carne moída é sempre uma ótima adição a qualquer receita e, aqui, não poderia ser diferente. Neste prato, você deve utilizar, pelo menos, trezentos gramas de carne e os temperos e legumes de sua preferência.

17. Sopa de macarrão com carne e legumes: esta receita é superespecial e bem caseira, você vai se apaixonar pela consistência do macarrão e pela a cremosidade e sabor da carne com legumes.

18. Sopa de macarrão com bacalhau: o bacalhau é um dos peixes mais utilizados na culinária brasileira e, nesta sopa, ele é essencial. O tempo de preparo é de quarenta e cinco minutos e o rendimento é de quatro porções.

19. Sopa de capeletti caseira: o capeletti é sempre um grande aliado nos dias de inverno, afinal, ele é muito utilizado no preparo de sopas. A receita é simples e leva os ingredientes que você tem em casa, ou seja, sabor e economia.

Sopas com mandioca ou batata


Foto: Reprodução / Marola com Carambola

20. Sopa de batata: combinando perfeitamente com os dias frios e como seu bolso, esta sopa de batata é nutritiva, saborosa e pode ser preparada com os ingredientes que você tem em casa. Ela fica pronta em trinta minutos e serve até duas pessoas.

21. Sopa cremosa de batata: para preparar esta receita, você vai precisar de sete batatas descascadas, uma cenoura, duas cebolas e manteiga. Água, caldo de frango, creme de leite e tempero a gosto também fazer parte dos ingredientes. Tempo de preparo: vinte e cinco minutos.

22. Sopa rústica de mandioca: recebendo o nome de “sopa rústica”, este prato leva sobras de mandioca batidas no liquidificador e outros ingredientes simples como, por exemplo, alho, folhas de louro e cebola.

23. Sopa de batata dois queijos: se você gosta de praticidade e sabor, vai adorar esta sopa de batata. Ela leva margarina, azeite, cebola, batata cozida e picada, queijo mussarela, água e requeijão.

24. Sopa de mandioca, carne seca e couve crisp: com uma cremosidade de dar inveja a qualquer sopa ou creme, esta receita utiliza um caldo especial de legumes caseiro. Separe todos os ingredientes e prepare em etapas.

25. Sopa de mandioca com linguiça: uma sopa mais calórica não faz mal a ninguém, é por este motivo que esta receita leva manteiga, aipim e linguiça. Uma delícia!

26. Sopa creme de mandioca: para preparar esta sopa, você deve, primeiro, cozinhar a mandioca, ela é o ingrediente principal desta receita. Além disso, a carne também é importante e deve ser picada em cubos. Se você não gosta de mandioca, substitua por abóbora ou batata doce.

27. Sopa de mandioca com linguiça de frango: o frango é sempre uma ótima opção de carne para a sopa, afinal, ele deixa o prato muito mais saboroso. Esta receita serve até quatro pessoas e usa um total de sete ingredientes.

28. Sopa de batata com alho: se você adora uma sopa com sabor marcante e que leve poucos ingredientes, esta de batata com alho é a opção ideal. Utilize os temperos de sua preferência.

29. Sopa cremosa de batata doce roxa: sendo um dos alimentos mais nutritivos do mundo, a batata doce roxa é um carboidrato de baixo índice glicêmico e que possui propriedades calmantes. Esta receita serve até quatro pessoas e é bem fácil de ser preparada.

30. Sopa de batata doce com linguiça e gengibre: mais uma receita calórica e cheia de sabor. O gengibre por si só já é um ingrediente cheio de propriedades medicinais, mas imagine combiná-lo com batata doce e linguiça? O resultado é incrível.

Sopas de feijão


Foto: Reprodução / Panelaterapia

31. Sopa de feijão simples: a receita tradicional é sempre uma boa escolha para quem não gosta de receitas muito elaboradas e difíceis de serem preparadas. Nesta, você vai utilizar os ingredientes tradicionais, mas é claro que incrementar com os temperos de sua preferência também é uma opção.

32. Sopa de feijão branco com legumes e frango: se você quer uma refeição rápida e fácil de ser preparada, esta sopa de feijão branco é um ótima escolha. Ela serve até quatro pessoas e fica pronta em menos de quarenta minutos.

33. Sopa de feijão suculenta: esta opção leva feijão cozido, água, macarrão, linguiça calabresa, bacon, cenoura, abobrinha, batata e tomate em cubos. Orégano, cheiro-verde e pimenta-do-reino são ótimas alternativas para temperar o prato, mas você pode utilizar outros itens de sua preferência.

34. Sopa de feijão com legumes e massa: essa sopa de feijão é uma refeição completa. Para prepará-la, você vai utilizar uma panela de pressão, por isso, tome cuidado e separe todos os ingredientes (e quantidades) antes de começar.

35. Sopa de feijão branco com espinafre: ideal para uma refeição mais leve e pouco calórica, esta sopa de feijão branco leva, além do espinafre, aveia e alho-poró. Ela é perfeita para quem exagerou no fim de semana e quer retomar a dieta.

36. Sopa nutritiva de feijão: servindo três pessoas e com um total de 312 calorias por porção, esta sopa de feijão é bem nutritiva e leva feijão cozido e temperado, água, salsinha, macarrão e noz-moscada ralada.

37. Sopa de feijão branco com tomates: se você é um apaixonado por tomates, vai amar esta sopa. Ela é fácil de ser preparada e fica pronta em menos de trinta minutos.

38. Sopa de feijão branco com camarão: o camarão é o fruto do mar perfeito para uma sopa e, nesta receita, com feijão branco, você vai servir até dez pessoas e se deliciar com o sabor deste prato.

39. Sopa de feijão com parmesão: este “sopão” é uma receita típica italiana e leva legumes variados. O charme fica por conta do parmesão e do macarrão.

40. Sopa de feijão com brotos de alfafa: o título desta receita pode parecer estranho em um primeiro momento, mas os ingredientes que compõe esta sopa (caldo de carne, broto de alfafa, grãos germinados, quinoa e pimenta) são deliciosos e tem um sabor incrível.

41. Sopa de feijão com linguiça calabresa: mais uma receita de sopa de feijão que leva linguiça calabresa e é superfácil de ser preparada. Você vai precisar também de feijão cozido, água, óleo, alho e cebola picados, extrato de tomate e tempero a gosto.

Sopas com legumes


Foto: Reprodução / Panelaterapia

42. Sopa de cebola gratinada: fazer esta sopa de cebola gratinada parece complicado, mas é tudo imaginação. Ela é facílima de ser preparada e bem saborosa. Experimente!

43. Sopa de shitake e alho-poró: esta sopa de cogumelo é uma opção vegana bem deliciosa, ideal para você que é apaixonado por um prato mais elaborado.

44. Sopa de cebola francesa: a típica sopa de cebola francesa com todo o seu sabor e requinte. Ela fica pronta em até uma hora e serve até três porções.

45. Sopa de cebola com cogumelos: cebola combina muito com cogumelos e esta sopa é a prova disso. Ela leva vários ingredientes e serve até quatro porções, perfeita para um jantar a dois.

46. Sopa de cenoura com gengibre e croutons de canela: esta sopa de cenoura é bem deliciosa, o segredo está no contraste dos croutons de canela. É uma receita imperdível e fácil de ser feita.

47. Sopa de creme de legumes com brócolis: seguindo a mesma proposta das demais, esta sopa de creme de legumes é supernutritiva e leva o brócolis como um dos ingredientes principais.

48. Sopa de cebola com caldo de galinha: se você procura um prato para servir como entrada, esta sopa de cebola é uma boa opção. Para prepará-la, você vai utilizar cebola, manteiga, farinha de trigo, caldo de galinha, vinho branco, linguiça defumada, pão francês e queijo ralado. O tempero fica a seu critério.

49. Sopa de arroz, abobrinha e cogumelos: nesta sopa, é importante ficar atento aos ingredientes. Ela só pode ser feita com arroz Arborio, afinal, somente ele conseguirá absorver todo o líquido sem deixar de lado o sabor e a textura.

50. Sopa de trigo com cogumelos: uma receita vegana saudável e que leva quarenta minutos para ficar pronta. Você vai precisar de trigo sarraceno, abóbora, cebola e batata picadas, alho e alho-poró, cebolinha e salsinha, chá de cúrcuma e pimenta.

51. Sopa de cebola com louro: esta sopa de cebola pode custar até sete reais, serve três pessoas e pode ser preparada em uma hora. Você vai precisar de azeite, cebolas bem fatiadas, farinha de trigo, caldo de legumes, louro, noz moscada e cominho.

52. Sopa de cenoura com batata doce: rica em nutrientes e de fácil digestão, esta sopa de trigo com cogumelos é muito saborosa e leva trinta minutos para ficar pronta. Rendimento: quatro porções.

Sopas com grãos


Foto: Reprodução / Cozinha da Matilde

53. Sopa cremosa de milho verde: o milho verde é um dos grãos favoritos da culinária brasileira – ele fica gostoso de todas as formas! Até mesmo nesta sopa que rende quatro porções e é ideal para um dia frio!

54. Sopa cremosa de grão de bico com aveia: com um tempo de preparo de vinte minutos e utilizando ingredientes saudáveis, esta sopa rende duas porções e leva de grão de bico cozido até páprica defumada.

55. Sopa de ervilha com wasabi: se você é o tipo de pessoa que gosta de uma sopa diferente, esta sugestão de ervilha com wasabi deve estar na sua lista. Experimente.

56. Sopa temperada de lentilha vermelha: para fazer esta receita, você deve preparar, primeiro, a sopa e, depois, as cebolas crocantes que acompanham o prato. Fique atento aos ingredientes.

57. Sopa de ervilha seca com cenoura: esta sopa é deliciosa e você pode servi-la com uma salada, arroz e também frango assado. Bom apetite!

58. Sopa de ervilha com bacon: levando oito ingredientes e ideal para um jantar a dois, esta sopa de ervilha com bacon leva mussarela de búfala e pimenta moída como opções para deixá-la ainda melhor.

59. Sopa fria de coentro, coco e amendoim: uma opção de sopa fria para incrementar o seu cardápio é superimportante e, esta, de coentro, coco e amendoim, é incrível. Perfeita para as noites de verão!

60. Sopa de ervilha: rendendo seis porções bem servidas, esta sopa de ervilha é saborosa e supereconômica. Você pode prepará-la com os ingredientes que tem em casa.

61. Sopa de lentilha com damasco: levando alecrim, sal, cebola, manteiga, damasco, água e lentilha, esta sopa pode ser preparada em menos de trinta minutos. Sirva com pequenos ramos de alecrim fresco.

62. Sopa de legumes, carne e macarrão: uma sopa tradicional e deliciosa, o modo de preparo segue o mesmo das opções já apresentadas acima, mas o sabor fica por conta da escolha dos legumes bem lavados e temperados.

63. Sopa de legumes com linhaça: esta sopa é bem versátil e pode levar os legumes que você tem em casa. Para prepará-la, você deve utilizar legumes variados, tomate, repolho roxo, carne, linhaça, macarrão, óleo de canola e cebola e alho.

Sopas com verduras


Foto: Reprodução / Dani noce

64. Sopa de abóbora e cenoura: o tipo de sopa que dá aquele quentinho no coração. Esta receita fica pronta em até quarenta minutos e leva ingredientes bem simples. A combinação da abóbora com a cenoura é uma delícia!

65. Sopa de beterraba: se você gosta de beterraba, vai adorar esta receita. Ela serve até duas pessoas e fica pronta em trinta minutos. E é sempre bom lembrar: a beterraba é rica em nutrientes!

66. Sopa cremosa de abóbora: este prato é um sucesso e leva queijo ralado, sal, leite, manteiga, creme de leite, cebola e abóbora. Em poucos minutos, você pode saborear uma sopa superdeliciosa e que vai deixr a família inteira feliz.

67. Sopa de cenoura, leite de coco e coentro: unir a cenoura ao leite de coco e ao coentro é uma ótima combinação. Esta sopa serve até quatro pessoas e leva oito ingredientes.

68. Sopa de palmito no pão: essa é uma sopa especial e que serve até duas pessoas. É importante ficar atento aos ingredientes e à quantidade de cada um. A opção é vegana, mas contém glúten (por conta do pão).

69. Sopa de aspargos: uma alternativa leve e supergostosa. Você vai precisar de aspargo verde, uma cebola pequena, manteiga, azeite, caldo de legumes, creme de leite, queijo parmesão, sal e pimenta.

70. Sopa de cenoura, quinoa e gengibre: esta sopa de cenoura é uma opção bem saudável para os dias frios e pode ser servida com sementes de abóbora tostadas, salsinha e um pouquinho de azeite.

71. Sopa de Broccoli Cheddar: se você gosta de preparar um prato em grandes quantidades e guardar para o dia seguinte, vai adorar esta sopa. Ela é leve, deliciosa e ideal para ser conservada na geladeira para uma próxima refeição.

72. Sopa de espinafre: nem sempre uma sopa precisa ser feita apenas em dias frios, esta de espinafre, por exemplo, é uma ótima opção para o jantar. Ela serve em média duas pessoas e custa até oito reais.

73. Sopa de agrião: a sopa de agrião é bem saborosa e, para prepará-la, você vai utilizar uma cebola pequena, caldo de frango light, duas batatas e três maços de agrião sem talo.

74. Sopa de acelga, feijão branco e cevada: se você gosta de pratos bem cremosos, vai se apaixonar por esta sopa de acelga com feijão branco e cevada. Uma dica superlegal é finalizar a receita com parmesão ralado!

Sopas com carne branca


Foto: Reprodução / Aqui na Cozinha

75. Sopa de frango com legumes: uma sopa básica e simples de ser feita – você pode utilizar os ingredientes que tem em casa sem precisar parar o que está fazendo para ir ao mercado. Rendimento: cinco porções.

76. Sopa de frango fácil e rápida: perfeita para os dias mais corridos, esta sopa de frango segue os mesmos moldes da anterior – ingredientes simples e muita praticidade no preparo.

77. Sopa de frango com legumes (versão saudável): uma versão saudável sempre cai bem, certo? Esta sopa de frango com legumes fica pronta em trinta minutos e rende até quatro porções.

78. Sopa de abobrinha com agrião: essa é uma receita lowcarb deliciosa e que leva três abobrinhas, couve-flor, agrião, cebola e um mix de temperos secos da sua preferência. Aproveite!

79. Sopa de legumes com frango desfiado: frango desfiado é uma delícia e junto desta sopa é a combinação perfeita. Utilize vagem e outros legumes cortados em cubos, talos de salsão, água fervente, azeite e sal.

80. Sopa de brócolis com frango e queijo: os apaixonados por brócolis vão adorar esta sopa, ela é bem cremosa e leva frango, queijo e temperos de sua escolha.

81. Sopa de frango com legumes e couve: esta sopa é bem caseira e pode ser preparada por qualquer pessoa. Os ingredientes são simples e bem saborosos.

82. Sopa de peixe com coentro: uma sopa mais elaborada e perfeita para um jantar com os amigos ou a família. Depois de pronta, sirva com coentro picado a gosto.

83. Sopa de abóbora com frango e curry: sem glúten, gordura e pouco carboidrato, esta sopa de abóbora é incrível e fica pronta em até vinte e cinco minutos. O sabor fica por conta do curry e do caldo de legumes.

84. Sopa de frango e milho: esta receita é bem tradicional e leva apenas milho como ingrediente-chave. Você pode utilizar os temperos que tem em casa e servir junto de uma salada ou pão fresco.

85. Sopa rica de peixe: nesta sopa, você vai utilizar lombos de pescada, miolo de mexilhão, azeite, louro, cebola roxa, alho, tomate, caldo de marisco, molho inglês e tempero de sua escolha.

Sopas especiais


Foto: Reprodução / A Casa Encantada

86. Sopa de fubá com couve e ovos: esta sopa combina ingredientes simples como fubá, ovos e couve. Ela é perfeita para um jantar e você pode, ainda, acrescentar bacon e linguiça calabresa.

87. Sopa de tomate, maçã e ricota: a união do tomate, da maçã e da ricota é bem deliciosa. Além do mais, esta receita é supersaudável e combina com todas as estações.

88. Sopa indiana de grão de bico: típica da culinária indiana e fácil de ser preparada, esta sopa de grão de bico é suculenta e leva bons temperos – curry e garam masala estão entre eles.

89. Sopa de fubá com couve e gengibre: econômica, vegana e sem glúten, esta sopa de fubá com couve e gengibre custa menos de cinco reais e pode ser preparada em até quinze minutos.

90. Sopa japonesa: se você curte a culinária japonesa e sopas que fogem da mesmice, vai se apaixonar por esta opção. O tempo de preparo é de quarenta e cinco minutos e o rendimento é de quatro porções.

91. Sopa de tomate assado: tomates italianos, cebola, alho, caldo de legumes, creme de leite, sal, pimenta, azeite, vinagre balsâmico e folhas de manjericão são tudo o que você vai precisar para preparar esta sopa de tomate assado que leva uma hora para ficar pronta.

92. Minestrone (sopa italiana): o minestrone nada mais é do que um sopão delicioso com vários ingredientes. Você pode utilizar o que tem em casa e abusar dos temperos e condimentos.

93. Sopa de tomate: esta receita de sopa de tomate é bem simples e sem segredos. Para prepará-la, você vai precisar de uma cebola grande, azeite, um quilo (aproximadamente) de tomates bem maduros, água, folhas de manjericão e louro e algumas colheres de sal.

94. Sopa de fubá: a típica receita que tem gostinho de infância. O destaque desta sopa fica por conta do fubá e de mais alguns ingredientes simples, como cebola, alho e folha de louro.

95. Sopa de frango com legumes: ao preparar esta sopa, você vai precisar separar bem os ingredientes, é importante ficar atento ao peito de frango e aos demais temperos.

96. Sopa thailandesa: este prato nada mais é do que uma sopa com frango e leite de coco. Ela é ideal para qualquer época do ano e pode ser servida bem quente ou em temperatura ambiente.

Sopas para emagrecer


Foto: Reprodução / Panelaterapia

97. Sopa fit de aspargos: se você exagerou muito no final de semana ou decidiu mudar os seus hábitos alimentares, esta sopa fit de aspargos é uma boa opção. Utilize água, seis aspargos, seis rodelas de inhame, cebola, pimenta e ervas desidratadas a gosto.

98. Sopa detox de espinafre: seguindo a mesma linha da receita anterior, esta sopa detox é saborosa e bem nutritiva. Ela rende duas porções e dá uma sensação de saciedade incrível.

99. Sopa detox de brócolis e couve-flor: rendendo até quatro porções e com um tempo de preparo de trinta minutos, esta sopa utiliza biomassa de banana verde, óleo de coco, sal, pimenta-do-reino, alho, cebola, brócolis e floretes de couve-flor.

100. Sopa funcional de abóbora e chia: cremosa, rendendo três porções e superfácil de ser feita, esta sopa funcional de abóbora é uma delícia. Você vai precisar de um pouco de uma cebola grande (de preferência a roxa), abóbora, azeite de oliva, cúrcuma, sal, água e duas colheres de chia.

Com todas estas opções, você poderá diversificar o cardápio e se alimentar bem gastando pouco. São pratos deliciosos para ninguém colocar defeito. Experimente!

PARA VOCÊ