15 receitas de sopa low carb para uma dieta leve e rica em sabor

Escrito por                          

A sopa é uma ótima refeição para dias mais frios, já que aquece bastante e traz mais saciedade para o organismo. Pode ser preparada com inúmeros ingredientes e de diferentes maneiras, por isso, se torna um alimento muito prático e nutritivo.

Porém, muitas sopas levam ingredientes com grande quantidade de carboidrato, o que não é muito benéfico para a saúde e para quem quer perder peso. Mas não se preocupe: listamos 15 receitas de opções low carb para provar que elas não precisam ter esse composto para ficarem saborosas e cremosas. Confira!

1. Sopa low carb de espinafre

O espinafre é um dos alimentos mais nutritivos que existem na natureza, além de possuir poucas calorias e muitas vitaminas. É rico em ferro e tem ação detox e, por isso, se torna um ótimo ingrediente para uma sopa low carb. Nessa receita, na hora de servir, acrescente uma fatia de ricota para potencializar o sabor.

2. Caldo verde low carb

A couve-flor é um vegetal incrível para se fazer sopa low carb. Devido às suas fibras, ela oferece sensação de saciedade e favorece a perda de peso. Nesse prato, ela substitui as batatas e traz um resultado incrível, muito saboroso e com menos carboidratos.

3. Caldo low carb de brócolis

Além de ter pouquíssimas calorias, uma porção de um copo de brócolis cru tem apenas 30 cal e fornece 100% das necessidades diárias de vitaminas C e K. Esse caldo não é apenas nutritivo, é também muito saboroso graças ao bacon e aos temperos utilizados, como lemon pepper e pimenta-do-reino.

4. Canja de galinha low carb

iStock

A tradicional canja de galinha é feita com arroz e batatas, mas nesta versão basta trocar o arroz pela couve-flor picada. O resultado é parecidíssimo e muito delicioso. É uma ótima opção para quem quer diminuir os carboidratos mas quer consumir um prato saboroso.

5. Sopa low carb de legumes com carne

iStock

Fazer sopa de legumes é uma ótima ideia para os dias em que você deseja consumir alimentos mais leves, né? O segredo é adicionar os legumes por ordem na hora de cozinhar para que todos fiquem com o ponto semelhante. Você pode escolher aqueles que mais te agradam e, ainda, substituir a carne pelo frango. Vamos aprender?

6. Caldo chinês de ovo e tomate low carb

iStock

Em países asiáticos é comum o consumo de caldos e sopas nutritivas e, se estiverem quentes, auxilia ainda mais o processo digestivo. Esse caldo chinês de ovo e tomate é superexótico e prático e, nesse caso, todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente, facilitando ainda mais o preparo.

7. Sopa low carb de couve-flor

Essa sopa é tão consistente que se assemelha a um creme muito saboroso e com uma aparência incrível. O segredo é bater a couve-flor no liquidificador e fritar a cebola até ficar dourada, para trazer um gosto especial à receita. Sirva com queijo ralado.

8. Sopa low carb de legumes e alho-poró

Essa sopa se assemelha bastante à de batata ou mandioquinha, mas não leva nenhum dos dois ingredientes. A cor vem justamente dos outros legumes e dos temperos. Para agregar sabor, basta adicionar uma colher de creme de ricota ou queijo cottage.

9. Sopa de tomate low carb

Essa receita, além de ser low carb, também é vegana. Não há praticidade maior: basta cozinhar o tomate com cebola, alho e temperos e depois bater essa mistura no liquidificador. Sirva com folhas frescas de manjericão. Um caldo leve e muito saboroso.

10. Sopa low carb de brócolis e couve-flor

Essa mistura de brócolis e couve-flor é ótima e é ideal para quem gosta de ter algo para mastigar na sopa. Basta deixar uma parte dos legumes sem bater e misturar no restante. Outro segredo especial é usar a biomassa de banana verde para auxiliar na cor e consistência, vale a pena.

11. Sopa low carb de brócolis e grão-de-bico

O grão-de-bico é ótimo para dar mais sustância e cremosidade nessa sopa, além de deixá-la mais pesada e com o sabor mais intenso. O bacon e a linguiça trazem mais gosto, evitando que fique apenas com o toque dos legumes.

12. Sopa low carb de batata doce, linguiça e gengibre

Essa sopa é indicada muito mais para os dias frios, porque o gengibre acelera o metabolismo e esquenta o organismo. Junto com a batata doce, a combinação é perfeita, porque deixa o corpo saudável e extremamente nutritivo.

13. Sopa low carb de cenoura com gengibre

iStock

A cenoura é conhecida como um dos alimentos que mais possuem betacaroteno, um ótimo antioxidante fonte de fibras, vitaminas e minerais. Combinada com o gengibre, essa sopa ainda tem efeito termogênico e ajuda a emagrecer. Você pode consumir quente ou fria, como o alimento principal ou até como uma entradinha leve.

14. Sopa low carb de frango com legumes

Uma mistura de legumes não pode dar outra combinação se não uma ótima sopa, né? Você só precisa cozinhar os ingredientes por ordem de cozimento e depois batê-los no liquidificador. O legal é que é possível comer na hora ou congelar para consumir depois, sem perder a qualidade do alimento.

15. Caldo verde low carb

A base desse caldo verde é chuchu e o gosto vem exatamente da linguiça, que é frita na mesma panela do cozimento dos legumes. Aproveite essa dica e faça agora mesmo um prato leve e super saboroso.

Com essas opções fica difícil não trocar uma refeição mais pesada por uma sopa, né? E se você quer mais inspirações com baixo carboidrato, acesse essas receitas low carb e se alimente de forma saudável, sem abusar das calorias.

PARA VOCÊ