Por Thainá Cardoso
A sopa é uma ótima refeição para dias mais frios, já que aquece bastante e traz mais saciedade para o organismo. Pode ser preparada com inúmeros ingredientes e de diferentes maneiras, por isso, se torna um alimento muito prático e nutritivo.
Publicidade
Porém, muitas sopas levam ingredientes com grande quantidade de carboidrato, o que não é muito benéfico para a saúde e para quem quer perder peso. Mas não se preocupe: listamos 15 receitas de opções low carb para provar que elas não precisam ter esse composto para ficarem saborosas e cremosas. Confira!
O espinafre é um alimento muito nutritivo, além de possuir poucas calorias e muitas vitaminas. É rico em ferro e tem ação detox e, por isso, torna-se um ótimo ingrediente para uma sopa low carb. Nessa receita, a dica é usar também chuchu e abobrinha, além de frango para potencializar o sabor.
A couve-flor é um vegetal incrível para se fazer sopa low carb. Devido às suas fibras, ela oferece sensação de saciedade e favorece a perda de peso. Nesse prato, ela substitui as batatas e traz um resultado incrível, muito saboroso e com menos carboidratos.
Publicidade
Além de ter pouquíssimas calorias, uma porção de um copo de brócolis cru tem apenas 30 cal e fornece 100% das necessidades diárias de vitaminas C e K. Esse caldo não é apenas nutritivo, é também muito saboroso graças ao bacon e aos temperos utilizados, como lemon pepper e pimenta-do-reino.
iStock
Fazer sopa de legumes é uma ótima ideia para os dias em que você deseja consumir alimentos mais leves, né? O segredo é adicionar os legumes por ordem na hora de cozinhar para que todos fiquem com o ponto semelhante. Você pode escolher aqueles que mais te agradam e, ainda, substituir a carne pelo frango. Vamos aprender?
iStock
Em países asiáticos é comum o consumo de caldos e sopas nutritivas e, se estiverem quentes, auxilia ainda mais o processo digestivo. Esse caldo chinês de ovo e tomate é superexótico e prático e, nesse caso, todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente, facilitando ainda mais o preparo.
RECEITERIA
Essa sopa é tão consistente que se assemelha a um creme muito saboroso e com uma aparência incrível. O segredo é bater a couve-flor no liquidificador e fritar a cebola até ficar dourada, para trazer um gosto especial à receita. Sirva com queijo ralado.
Essa sopa se assemelha bastante à de batata ou mandioquinha, mas não leva nenhum dos dois ingredientes. A cor vem justamente dos outros legumes e dos temperos. Para agregar sabor, basta adicionar uma colher de creme de ricota ou queijo cottage.
Essa receita, além de ser low carb, também é vegana. Não há praticidade maior: basta cozinhar o tomate com cebola, alho e temperos e depois bater essa mistura no liquidificador. Sirva com folhas frescas de manjericão. Um caldo leve e muito saboroso.
Essa mistura de brócolis e couve-flor é ótima e é ideal para quem gosta de ter algo para mastigar na sopa. Basta deixar uma parte dos legumes sem bater e misturar no restante. Outro segredo especial é usar a biomassa de banana verde para auxiliar na cor e consistência, vale a pena.
O grão-de-bico é ótimo para dar mais sustância e cremosidade nessa sopa, além de deixá-la mais pesada e com o sabor mais intenso. O bacon e a linguiça trazem mais gosto, evitando que fique apenas com o toque dos legumes.
Essa sopa é indicada muito mais para os dias frios, porque o gengibre acelera o metabolismo e esquenta o organismo. Junto com a batata doce, a combinação é perfeita, porque deixa o corpo saudável e extremamente nutritivo.
Publicidade
iStock
A cenoura é conhecida como um dos alimentos que mais possuem betacaroteno, um ótimo antioxidante fonte de fibras, vitaminas e minerais. Combinada com o gengibre, essa sopa ainda tem efeito termogênico e ajuda a emagrecer. Você pode consumir quente ou fria, como o alimento principal ou até como uma entradinha leve.
Uma mistura de legumes não pode dar outra combinação se não uma ótima sopa, né? Você só precisa cozinhar os ingredientes por ordem de cozimento e depois batê-los no liquidificador. O legal é que é possível comer na hora ou congelar para consumir depois, sem perder a qualidade do alimento.
A base desse caldo verde é chuchu e o gosto vem exatamente da linguiça, que é frita na mesma panela do cozimento dos legumes. Aproveite essa dica e faça agora mesmo um prato leve e super saboroso.
Com essas opções fica difícil não trocar uma refeição mais pesada por uma sopa, né? E se você quer mais inspirações com baixo carboidrato, acesse essas receitas low carb e se alimente de forma saudável, sem abusar das calorias.