Sopa de legumes

Sopa de legumes

Feito com por Rodrigo Vilasbôas 6 porções 45min

Ingredientes

Publicidade

Modo de preparo

  1. Receiteria

    Higienize bem todos os legumes, descasque e pique em cubinhos mais ou menos do mesmo tamanho para a sopa ficar uniforme. O macarrão em formato de anel é uma das melhores opções para sopa, mas você pode usar outro de sua preferência;
  2. Receiteria

    Em uma panela grande, coloque um fio de azeite para esquentar. Refogue o pimentão por 1 minuto. Adicione a cebola e continue refogando por mais 1 minuto. Acrescente o alho e espere todos os ingredientes dourarem, cerca de mais 1 minuto;
  3. Receiteria

    Em seguida, coloque a cenoura picada e a água, ou o caldo de legumes;
  4. Receiteria

    Tempere com sal, pimenta-do-reino e páprica;
  5. Receiteria

    Com a panela semitampada, em fogo médio, cozinhe a cenoura por 5 minutos;
  6. Receiteria

    Adicione as batatas, misture bem e deixe cozinhar por mais 5 minutos com a panela semitampada;
  7. Receiteria

    Acrescente a mandioquinha (também conhecida por batata-baroa) e cozinhe por mais 5 minutos. Passado esse tempo, observe se todos os ingredientes estão macios. Se preciso, deixe cozinhar por mais alguns minutos;
  8. Receiteria

    Se o caldo estiver muito abaixo dos legumes, adicione um pouco mais, ou complete com água, e espere ferver. Despeje o macarrão para sopa na panela e misture bem. Deixe cozinhar seguindo as orientações da embalagem;
  9. Receiteria

    Experimente a sopa, acerte os temperos e o sal. Finalize com cheiro-verde;
  10. Receiteria

    O cheirinho dessa sopa é inexplicável e o sabor está aprovadíssimo.

informações nutricionais (a cada 100g)

47 calorias
1g proteínas
1g gorduras
9g carboidratos
Rodrigo Vilasbôas
receita aprovada por

Rodrigo Vilasbôas

Olá, eu sou o Rodrigo, psicólogo clínico e cozinheiro. Para mim, a cozinha é o lugar de elaboração emocional e celebração. Uma forma de se comunicar, demonstrar carinho, manter contato com o fazer manual e explorar a criatividade. Gosto de cozinhar de tudo um pouco, mas fazer biscoitos sempre deixa meu dia mais feliz.

ver minhas receitas

Publicidade

dúvidas sobre Sopa de legumes

1

O que servir com sopa de legumes?

Os acompanhamentos mais populares são pães, torradas e croutons. Para fugir do comum, sirva com sementes e castanhas. Também combina com pipoca e palitinhos de legumes grelhados. No fundo do prato, coloque uma fatia de queijo (gorgonzola, brie ou mussarela), sirva a sopa e salpique parmesão ralado.

2

Como fazer sopa de legumes sem glúten?

Use macarrão sem glúten, como de arroz, lentilha, grão-de-bico, entre outros. Se preferir, faça a sopa sem o macarrão. No liquidificador, bata 3 batatas médias com um pouquinho de água ou caldo de sua preferência, despeje na panela com os legumes (na etapa 8), misture e cozinhe por alguns minutos.

3

Qual a diferença entre caldo e sopa?

O caldo pode ser feito com legumes, carnes, temperos e especiarias. É fervido bom um tempo e coado. Pode ser servido em canecas ou usado no preparo de outros pratos. A sopa tem uma base de caldo, porém é cozida e servida com macarrão, arroz, legumes e hortaliças - ingredientes que dão sustança.

dicas do receiteria

Sopa de legumes é o tipo de prato que sempre traz memórias aconchegantes. Uma receita muito presente nas casas brasileiras. É simples, saborosa e nutritiva. Uma ótima ideia para incentivar as crianças a consumirem legumes, você pode incluir brócolis, vagem, abobrinha, chuchu, tomate, couve, repolho etc.

Ao incluir outros legumes e vegetais, cuidado com o tempo de cozimento, pois enquanto alguns ficam macios e se desmancham, outros podem ficar duros. O macarrão de letrinhas também chama a atenção das crianças e deixa o momento da refeição mais divertido. Outra opção é usar macarrão colorido. Todo mundo vai amar e se sentir um pouquinho na infância.

Para deixar o caldo da sopa mais grosso, amasse algumas batatas (com o auxílio de uma colher ou garfo) no canto da panela e misture bem até incorporar. Cogumelos grelhados trazem um toque gourmet, com uma textura carnuda. Se quiser uma sopa bem vermelhinha, adicione 1 colher de chá de colorau quando estiver refogando o alho.

Outra receita que possui muitas memórias afetivas é a sopa de legumes com carne moída. Se ainda não experimentou essa combinação, já salva a receita para o próximo dia que for fazer uma sopinha.

Abaixo acompanhe passo a passo em vídeo:

 

Sopa – tem uma base similar ao caldo. A diferença está na hora de servir. A sopa vai para o prato com pedaços de legumes, hortaliças ou carnes. Também pode entrar o arroz ou o macarrão,ingredientes que dão sustança. Um bom caldo pode ser a base de uma boa sopa de legumes ou de uma canja, por exemplo.

veja mais receitas

Festival de Inverno Legumes Sopa

comentários

Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ellen

Muito simples e boa , a sopa ficou ótima

María de Fátima

Recebi elogios da sopa, ficou muito saborosa 🤭

Rosana Santos

Eu tbm só elogios das sopas,obg

Márcia

Amo as receitas de vcs

Maria Ines

Esta receita é simplesmente incrível!

BARBARA REGINA

maravilha

Will Victor

Amei! Bem simples e prático.