43 receitas de caldos para aquecer seu paladar

Escrito por                          

Os caldos são uma ótima opção para quando você quer saborear uma refeição saudável. Tudo depende dos ingredientes que você escolher e o modo de preparo que você utilizar, tendo em vista que alimentos cozidos são mais saudáveis do que os fritos, por exemplo.

Além de poder preparar uma refeição muito nutritiva e completa, a variedade de ingredientes que você pode escolher é imensa, assim, você também tem um leque de opções para não cair na rotina.

Confira abaixo uma seleção com 43 caldos que podem ser feitos com legumes, vegetais, tubérculos, carne e outros ingredientes.

Caldos de frango

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

1. Caldo proteico de frango: esse caldo é feito com frango, batata, cenoura arroz para risoto e temperos. Mesmo tendo arroz na receita, você só vai precisar usar uma panela para preparar esse prato.

2. Caldo de frango com legumes: além do frango, para preparar essa receita você vai precisar de cenoura, batata, macarrão, ervilha, alho, cebola, caldo de carne e colorau. O tempo de preparo é de aproximadamente 40 minutos.

3. Caldo de frango com abóbora: essa receita de caldo é uma ótima opção para quem quer uma refeição leve e nutritiva. Fica pronto em aproximadamente 30 minutos.

4. Caldo de frango: essa receita de caldo de frango é ótima para quando você quer uma refeição leve e saborosa. O preparo é simples, prático e não requer muitos ingredientes.

5. Caldo de frango com mandioca: para quem busca um caldo mais encorpado, acrescentar mandioca é uma ótima opção. Para preparar essa receita, além do frango e da mandioca, você só vai precisar de água e temperos.

6. Caldo de frango com batata e ervilha: esse é um caldo bem prático de ser feito. Para o seu preparo, além do frango, batata e ervilha, você só vai precisar de manteiga e temperos. As batatas devem ser amassadas, então a consistência do caldo fica bem cremosa.

7. Caldo de frango com milho: esse é um caldo que tem a textura cremosa. O sabor adocicado do milho combina muito bem com o estragão, um dos temperos que é usado nessa receita.

8. Caldo de frango com abóbora e curry: essa é uma sopa sem glúten, com pouca gordura e com pouco carboidrato. Para quem busca uma sopa leve, mas com um sabor marcante, vale a pena conferir essa receita.

9. Caldo de frango com moranga: esse é um prato bem simples de ser feito e é preciso poucos ingredientes para prepará-lo. Além da moranga e do frango, você só vai precisar de temperos para preparar esse caldo que tem poucas calorias.

10. Caldo de frango com batata doce: além de utilizar batata doce e frango, que são dois alimentos comuns no cardápio de quem busca uma alimentação saudável, essa receita também usa gengibre, que é uma raiz termogênica e anti-inflamatória.

Caldos de carne

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

11. Caldo de carne com mandioca: para preparar essa receita, você só vai precisar de carne, mandioca, queijo e temperos. O preparo é bem simples, mas um pouco demorado, devido ao tempo de cozimento da mandioca.

12. Caldo de carne seca com mandioca: a combinação de mandioca com carne seca agrada muitos paladares. Para incrementar mais ainda o sabor ao seu caldo, a sugestão é acrescentar catupiry e queijo coalho.

13. Caldo de carne com milho e mandioca: além do milho e da mandioca, esse caldo também é feito com carne bovina, o corte sugerido é o lagarto.

14. Caldo de carne com batata e alho-poró: além da batata e do alho-poró, esse caldo é feito com carne moída, ervilha, queijo canastra e temperos. O preparo é bem simples e a textura fica cremosa.

16. Caldo de linguiça com mandioca salsa: para dar um toque verde à sopa, essa receita pede 2 maços de couve. O preparo é super simples, rápido e resulta em um prato saboroso.

17. Caldo de carne moída com mandioca: essa é uma sopa bem simples, mas que surpreende pelo sabor. Para preparar esse caldo, além da carne moída e da mandioca, você só vai precisar de temperos. A sugestão é inovar na hora de servir: coloque primeiro a mandioca e depois salpique carne moída e cebolinho por cima.

18. Caldo de carne moída com fubá: além da carne moída e do fubá, essa receita pede cenoura, tomate, batata, milho e temperos. Além de ser uma opção de refeição saudável, é rápida de ser preparada.

Caldos de peixe e frutos do mar

Foto: Reprodução / Cinco Quarto de Laranja

Foto: Reprodução / Cinco Quarto de Laranja

19. Caldos de rabos de pescada: esse caldo é preparado com rabos de pescada, batata, abobrinha (na receita a autora chama de curgete), tomate e macarrão.

20. Caldo de camarão: para dar um sabor especial ao caldo, a sugestão é acrescentar leite de coco à receita. O prato também pede tomate, pimentão verde e temperos. Leva aproximadamente 30 minutos para ficar pronto.

21. Caldo de peixe espada preto: para preparar essa receita, você vai precisar de 1 cabeça e 1 posta de um peixe espada preto, tomate, batata e temperos. O preparo é simples e utiliza apenas uma panela.

22. Caldo de piranha: para fazer essa receita, você vai precisar cozinhar a piranha e depois limpá-la e desfiá-la. Após terminar esse processo, acrescente todos ingredientes ao caldo que ficou na panela, inclusive o peixe desfiado.

23. Caldo de pescada e mexilhão: esse prato é preparado com o lombo da pescada e com o miolo do mexilhão. Estará pronto para ser servido em, aproximadamente, 30 minutos.

24. Caldo de filé de peixe e camarão: para deixar o caldo bem cremoso, essa receita pede leite de coco e creme de leite, que resultam em um molho que combina muito bem com o camarão e o filé de peixe.

25. Caldo de salmão e couve-flor: para quem gosta de um sabor suave, essa é uma ótima opção de refeição. O prato é feito apenas com couve-flor, salmão, creme de leite e temperos. A textura é cremosa.

26. Caldo de siri: para completar o sabor desse caldo, você vai precisar de meia abóbora cabotiá, creme de leite e temperos. O preparo é simples e o resultado é um caldo cremoso.

27. Caldo de sururu e camarão: o sururu é um molusco conhecido por esse nome na região nordeste brasileiro, em outras regiões pode ser encontrado como mexilhão. O camarão usado para preparar essa receita é o seco. Para engrossar o caldo são usadas batatas cozidas batidas no liquidificador.

Caldos de legumes

Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

28. Caldo de batata e couve-flor: a couve-flor é um ótimo ingrediente para quem busca um prato leve. Como essa receita é preparada em uma panela de pressão, ela fica pronta em poucos minutos.

29. Caldo de beterraba e gengibre: essa é uma ótima opção para quem procura caldos leves e com poucas calorias, pois entre os ingredientes usados estão a biomassa de banana verde e o gengibre.

30. Caldo de 2 couves: essa receita é preparada com couve-flor, couve manteiga, linguiça e temperos. Caso você queira uma versão mais light do caldo, é possível substituir a linguiça por frango ou outra carne magra.

31. Caldo de cenoura com gengibre: o gengibre é um ótimo aliado de quem quer perder peso, pois é uma raiz termogênica. Além disso, a receita é rica em vitamina A. Essa receita é uma boa opção para ser servida quente ou fria.

32. Caldo de brócolis: para dar cremosidade ao caldo, essa receita usa iogurte desnatado. Além dele e do brócolis, você só vai precisar de óleo e temperos para saborear uma refeição saudável.

33. Caldo verde: essa é uma receita muito simples de ser feita e ainda por cima, usa poucos ingredientes. Para preparar esse caldo, você vai precisar apenas de batata, couve e temperos. Além de ser um prato econômico, é muito saboroso.

34. Caldo de inhame: o inhame é um ingrediente que possui muitos nutrientes e também é um ótimo aliado para quem quer perder peso, pois além do alto valor nutricional, é um tubérculo que tem poucas calorias. A dica para completar seu prato é acrescentar à receita beterraba, milho e temperos.

35. Caldo de feijão: o feijão é um ingrediente que está presente no dia a dia de muitos brasileiros. Além de ser nutritivo, é um grão saboroso. Seu caldo é muito simples de ser feito e combina muito bem com couve.

36. Caldo de mandioca salsa com alho-poró: para quem gosta de um caldo com sabor suave, essa é uma ótima opção. Para deixar o prato mais cremoso, a dica é acrescentar creme de ricota.

37. Caldo de ervilhas: esse é um caldo preparado sem nenhum ingrediente de origem animal. Para dar cremosidade ao prato, a dica é usar creme de leite de soja ou leite de coco.

38. Caldo de abóbora, beterraba e cenoura: esse é um prato que fica com uma coloração vermelha, e é muito atrativo aos olhos. Além disso, é muito saboroso e leva um toque de gengibre.

39. Caldo de mandioca salsa, batata e tomate: esse é um caldo que tem uma textura bem cremosa e é rico em carboidratos, já que é feito com mandioca salsa e batata. Além desses dois ingredientes e do tomate, você só vai precisar de temperos para preparar sua receita.

40. Caldo de batata e alho-poró: o alho-poró é um ingrediente que dá um sabor especial ao seu prato. O tempo de preparo é de aproximadamente 35 minutos.

41. Caldo de legumes amarelos: essa receita é preparada com abóbora cabotiá, cenoura, mandioca salsa, carne em tiras e temperos. A dica é cozinhar os legumes em uma panela e preparar a carne em uma frigideira.

42. Caldo de espinafre e batata: para fazer essa receita, você só precisa cozinhar os ingredientes e depois batê-los no liquidificador. Preparo rápido e simples.

43. Caldo de abóbora e gengibre: essa é a receita de um caldo muito nutritivo, pois a abóbora é rica em cálcio, potássio, vitaminas, ferro e outros nutrientes. Além disso, também tem o gengibre, que é um poderoso antioxidante.

Gostou da lista que separamos? Agora você pode escolher suas receitas favoritas e testar em sua casa para comer com as pessoas que você mais gosta.

PARA VOCÊ