Como fazer arroz na panela elétrica economizando tempo sem perder o sabor

Escrito por                          

Se você está com muitos afazeres mas quer uma comida fresquinha, que tal utilizar a tecnologia para dar uma ajudinha? Aprenda como fazer arroz na panela elétrica que vai otimizar seu tempo e resultar em um acompanhamento delicioso. Parece simples e realmente é! Confira como atingir o ponto ideal para deixar o arroz soltinho.

Como fazer arroz na panela elétrica

  • 4 xícaras de chá de arroz
  • 3 dentes de alho
  • 1 litro de água
  • 1 colher de sopa de sal
  • Azeite

Como fazer

  1. Lave bem o arroz com água e deixe escorrendo;
  2. Aqueça 1 litro de água por 5 minutos no micro-ondas;
  3. Despeje fios de azeite na panela e esprema o alho para refogar. Ligue a panela;
  4. Quando o alho estiver dourado, acrescente o arroz e o sal misturando bem;
  5. Se sua panela estiver no modo “aquecer” mude para o modo “cozinhar” que é mais potente;
  6. Coloque água quente suficiente para apenas cobrir o arroz, sem excesso;
  7. Tampe e aguarde o cozimento do tempo da panela, ela irá desligar automaticamente quando o arroz estiver pronto. Demora em média 15 minutos e está pronto para servir!

Sem ter que se preocupar com o arroz, você pode se dedicar a outras tarefas ou focar nos acompanhamentos que vão deixar sua refeição uma delícia.

Outras formas de fazer arroz na panela elétrica

Superversátil, o arroz branco possui uma quantidade incrível de combinações! Seja com feijão, strogonoff ou proteínas, ele está presente diariamente na mesa dos brasileiros. Se sua panela elétrica está encostada no armário, confira essa seleção de receitas que vão deixar seu tradicional arroz branco mais saboroso.

Arroz na panela elétrica com caldo de galinha

Uma ótima opção para variar o sabor do arroz branco é o caldo de galinha. Apenas um tablete vai elevar o sabor do seu arroz! Ele é dissolvido na cebola com azeite dando cor e também temperando. É preciso cortá-lo bem ao introduzir na panela elétrica para que ele se dissolva mais fácil e atinja todos os grãos.

Arroz temperado na panela elétrica

Para trazer um gosto inesperado e surpreender, tempere seu arroz com cenoura, cebola e sedano, também conhecido como aipo ou salsão. Apenas alguns cubinhos dessa delícia misturados com um tablete saborizado vão deixar seu arroz mais especial. Uma dica é sempre aquecer a água antes de colocá-la na panela para otimizar e acelerar o processo de cozimento.

Arroz para sushi na panela elétrica

O arroz com feijão está presente na rotina dos brasileiros mas ele também é muito utilizado na mesa dos japoneses. Ingrediente indispensável nos sushis, o arroz pode ser feito na panela elétrica e para isso passa por três processos: lavagem, cozimento e tempero. Confira o passo a passo para acertar na textura e no sabor.

Arroz integral na panela elétrica

O arroz integral, mesmo com uma composição diferente, pode atingir a consistência ideal na panela elétrica. Ele fica delicioso temperado com cebola, sal e sachê de tempero pronto. A quantidade de água deve ser suficiente para cobrir os grãos e seu cozimento vai resultar em um arroz soltinho e saboroso.

Arroz primavera na panela elétrica

O arroz primavera é supercolorido e vai abrilhantar a sua mesa. Com um gosto diferenciado, ele é temperado com cenoura em cubinhos, vagem picada, pimentão verde em tirinhas e salsinha. O cozimento desses ingredientes é feito junto com o arroz na panela elétrica e é uma ótima opção para sair da rotina com esse prato tão gostoso.

Com essas receitas, suas refeições do dia a dia vão ficar mais saborosas e práticas. E para arrasar na combinação que o brasileiro ama, confira como fazer feijão para atingir a textura perfeita.

PARA VOCÊ