Como fazer feijão: truques certeiros para acertar na textura e no sabor

Escrito por                          

Você sabe como fazer feijão? Ingrediente presente no dia a dia de muitos brasileiros, combina muito bem com arroz, uma proteína e salada. Assim é composta a clássica refeição em muitas mesas espalhadas pelo país. Se você nunca cozinhou o grão ou não sabe acertar o ponto, com as receitas dessa lista, é possível obter um resultado delicioso.

Como fazer feijão simples

iStock

Sem muitos segredos, a receita abaixo ensina um preparo para ser congelado. Assim, basta temperá-lo e esquentá-lo na hora que bater aquela fome.

Ingredientes

  • 1 kg de feijão;
  • Água suficiente para lavar e para o cozimento;
  • 1 colher de sopa de sal.

Passo a passo

  1. Separe sujeiras que podem estar juntas com o feijão. Lave os grãos em água corrente três vezes;
  2. Escorra bem a água suja. Coloque o feijão em uma tigela e cubra-o com água;
  3. Deixe os grãos descansarem na geladeira por, pelo menos, 4 horas. Caso necessário, adicione mais água;
  4. Descarte a água e coloque o feijão em uma panela de pressão junto com o sal;
  5. Adicione água suficiente para que fique acima três dedos acima do feijão;
  6. Ligue o fogo e espere a panela pegar pressão. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos;
  7. Desligue o fogo e espere a pressão sair sozinha;
  8. Coloque o feijão em potes e congele.

A dica da receita é armazenar o feijão sem temperos mesmo. Na hora que você for esquentá-lo, basta adicionar as especiarias de sua preferência.

Outras formas de fazer feijão

Além da maneira simples explicada na receita acima, há outras formas de preparar o feijão. Dá só uma espiadinha:

1. Feijão temperado

Para deixar o feijão bem branquinho, a dica dessa receita é deixar o feijão de molho em água e vinagre antes de cozinhá-lo. Além disso, os temperos já entram em cena na panela de pressão mesmo. Se é praticidade que você busca, vale a pena conferir o passo a passo completo dessa opção.

2. Feijão rápido

Extremamente rápida de ser feita, essa é uma receita em que só é preciso esperar o feijão cozinhar por 6 minutos na pressão. Porém, esse tempo é dividido em duas etapas diferentes. Para um gostinho pra lá de especial, cebola, alho, bacon, tomate, sal e, opcionalmente, tempero para feijão, também vão para a panela.

3. Feijão com calabresa

Calabresa é um ingrediente clássico para quem quer deixar o feijão com uma pegada mais incrementada. A vantagem, além do sabor, é que adicionar esse item não te dará quase nada de trabalho extra na cozinha, mas fará toda a diferença na hora de comer o seu prato.

4. Feijão com bacon

Uma sugestão importante dessa receita é deixar o feijão descansar de um dia para o outro antes de cozinhá-lo. Isso faz com que o tempo de cozimento seja mais curto e ainda facilita a digestão. Só vantagens, não é mesmo? E não é só isso! Bacon também faz parte da receita, ingrediente queridinho de muita gente.

5. Feijão preto bem gostoso

Que tal fazer um feijão preto que lembra levemente uma feijoada? Para isso, você vai precisar ter em mãos bacon e calabresa. Para o tempero, os seguintes itens são usados: folha de louro, cebola, alho, pimentão e sal. Simples de ser feita, essa receita pode fazer com que sua refeição do dia a dia fique muito mais saborosa.

6. Feijão com linguiça e carne

Seja para uma refeição especial ou para um dia de semana, vale a pena saber como fazer um feijão bem caprichado. E é isso que você aprende nessa receita. Aqui, carne de sol e linguiça calabresa ajudam a deixar o prato mais elaborado e com gostinho de quero mais.

7. Feijão caseiro de mãe

Feita com feijão, água, folhas de louro, azeite, cebola, alho, sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde, essa é uma receita básica. Mesmo assim, ela não deixa em nada a desejar no quesito sabor. Afinal, não é preciso ter muitos ingredientes para obter um prato gostoso.

8. Feijão caseiro do papai

De dar água na boca, essa receita leva feijão, bacon, água, alho, folhas de louro, óleo de soja e sal. Todos os temperos são cozidos juntos com os grãos, o que otimiza o tempo na cozinha. É praticidade que você quer? Então, veja todas as dicas de preparo no vídeo.

9. Feijão gordo

Tem gente que adora o famoso feijão gordo, não é mesmo? Se você faz parte desse time, que tal acrescentar bacon, paio e linguiça calabresa ao prato? Além desses itens, você confere uma lista de temperos que ajudam a fechar o sabor com chave de ouro.

10. Feijão tropeiro

O feijão tropeiro é um prato que pode ser saboreado puro. Isso porque ele é feito combinando o feijão com bacon, calabresa, couve, farinha de mandioca e temperos. O resultado final fica tão gostoso, que será difícil comer apenas uma vez.

Agora que você já aprendeu diversas maneiras de como fazer feijão, que tal conferir como fazer arroz soltinho? Assim, você já tem uma base perfeita para suas refeições.

PARA VOCÊ