10 receitas com massa filo que rendem pratos doces e salgados

Escrito por    
Em 07.07.20

A massa filo é muito usada na culinária grega e na região do Oriente Médio. Ela conta com uma espessura extremamente fina e uma textura bem crocante. Versátil, ela pode ser usada nos mais variados preparos, seja para entrada, petisco, prato principal ou até sobremesa. É isso mesmo! Ela combina tanto com pratos doces quanto salgados. Gostou? Então, aprenda a usá-la com as receitas a seguir:

1. Massa filo crocante

Para começar, que tal aprender como fazer uma massa filo crocante em casa? Para isso, você vai precisar ter em mãos farinha de trigo, água, óleo, sal e amido de milho. A lista de ingredientes é curta, mas você garante um resultado bem crocante que deixará seu dia mais gostoso.

Continua após o anúncio

2. Queijo brie na massa filo

Esta é uma receita prática e fácil de ser preparada, mas que conta com uma proposta sofisticada. Isso porque a massa é recheada com queijo brie, geleia e nozes. Para melhorar ainda mais, esta é uma combinação que gera um contraste de texturas simplesmente irresistível.

3. Massa filo com Cecília

Nesta receita, a massa filo é hidratada com manteiga derretida e colocada em forminhas antes de ir ao forno. Ela deve ser assada a 180ºC por apenas 2 minutos. Já para o recheio, você pode usar tanto ingredientes doces quanto salgados. Vale a pena experimentar!

4. Enrolado de carne moída na massa filo

Já pensou em misturar carne moída com batata cozida e amassada? Aqui, esta combinação é usada para rechear a massa filo. Depois de montado, o prato vai para frigideira, o que garante um tempo de espera bem curto e um resultado saborosíssimo.

Continua após o anúncio

5. Salada caprese em cestinha de massa filo

Quer inovar na hora de servir a sua salada? Nesta receita, a dica é fazer cestinhas com massa filo que são usadas como base para a salada caprese, composta por tomate-cereja, mussarela, manjericão. Para o tempero, a dica é usar sal, pimenta, azeite de oliva e, opcionalmente, vinagre balsâmico.

6. Folhado de espinafre e ricota na massa filo

Delicie-se com um salgado que conta com uma massa crocante e um recheio suculento que mescla espinafre e ricota. Para o sabor ficar incrível, vários temperos entram em cena. Gostou da ideia? Então, veja o passo a passo para testar em casa e se delicie com o resultado.

7. Pastéis de legumes na massa filo

Para obter um salgado leve sem deixar nada a desejar pelo sabor, a proposta desta receita é fazer um mix de legumes, sendo os escolhidos: abobrinha, feijão-verde e couve. Para experimentar, confira o modo de preparo.

8. Rolinhos de alheira na massa filo

Massa filo, alheira, ovos, cebola, salsa, polpa de tomate, mussarela, azeite e sal. Estes são os ingredientes usados para fazer esta receita. A alheira é um embutido típico da culinária portuguesa que pode ser substituído por linguiça, por exemplo.

9. Strudel com massa filo

Massa crocante recheada com maçã fica uma delícia. Para deixar o recheio bem suculento, além da massa, uva-passa, açúcar, canela, suco de limão, rum e manteiga também entram em cena no preparo. O resultado é tão gostoso que é quase impossível comer apenas um pedaço do strudel!

10. Rolinho de massa filo light

Para encerrar a lista, uma receita em que a massa é recheada com ricota e assada. Se você busca uma proposta com uma pegada mais saudável, mas sem deixar o sabor de lado, veja o passo a passo.

Continua após o anúncio

                   

Viu só como a massa filo é extremamente versátil? Se você gostou das receitas acima, também vale a pena conferir como usar a< a href="https://www.receiteria.com.br/receitas-com-massa-folhada/">massa folhada em variados preparos. Ambas são versáteis e podem conquistar seu paladar!