10 receitas com massa filo que rendem pratos doces e salgados

Escrito por    
Em 03.07.20

A massa filo é muito usada na culinária grega e na região do Oriente Médio. Ela conta com uma espessura extremamente fina e uma textura bem crocante. Versátil, ela pode ser usada nos mais variados preparos, seja para entrada, petisco, prato principal ou até sobremesa. É isso mesmo! Ela combina tanto com pratos doces quanto salgados. Gostou? Então, aprenda a usá-la com as receitas a seguir:

Continua após o anúncio

1. Massa filo crocante

Para começar, que tal aprender como fazer uma massa filo crocante em casa? Para isso, você vai precisar ter em mãos farinha de trigo, água, óleo, sal e amido de milho. A lista de ingredientes é curta, mas você garante um resultado bem crocante que deixará seu dia mais gostoso.

2. Queijo brie na massa filo

Esta é uma receita prática e fácil de ser preparada, mas que conta com uma proposta sofisticada. Isso porque a massa é recheada com queijo brie, geleia e nozes. Para melhorar ainda mais, esta é uma combinação que gera um contraste de texturas simplesmente irresistível.

3. Massa filo com Cecília

Nesta receita, a massa filo é hidratada com manteiga derretida e colocada em forminhas antes de ir ao forno. Ela deve ser assada a 180ºC por apenas 2 minutos. Já para o recheio, você pode usar tanto ingredientes doces quanto salgados. Vale a pena experimentar!

4. Enrolado de carne moída na massa filo

Já pensou em misturar carne moída com batata cozida e amassada? Aqui, esta combinação é usada para rechear a massa filo. Depois de montado, o prato vai para frigideira, o que garante um tempo de espera bem curto e um resultado saborosíssimo.

Continua após o anúncio

5. Salada caprese em cestinha de massa filo

Quer inovar na hora de servir a sua salada? Nesta receita, a dica é fazer cestinhas com massa filo que são usadas como base para a salada caprese, composta por tomate-cereja, mussarela, manjericão. Para o tempero, a dica é usar sal, pimenta, azeite de oliva e, opcionalmente, vinagre balsâmico.

6. Folhado de espinafre e ricota na massa filo

Delicie-se com um salgado que conta com uma massa crocante e um recheio suculento que mescla espinafre e ricota. Para o sabor ficar incrível, vários temperos entram em cena. Gostou da ideia? Então, veja o passo a passo para testar em casa e se delicie com o resultado.

7. Pastéis de legumes na massa filo

Para obter um salgado leve sem deixar nada a desejar pelo sabor, a proposta desta receita é fazer um mix de legumes, sendo os escolhidos: abobrinha, feijão-verde e couve. Para experimentar, confira o modo de preparo.

8. Rolinhos de alheira na massa filo

Massa filo, alheira, ovos, cebola, salsa, polpa de tomate, mussarela, azeite e sal. Estes são os ingredientes usados para fazer esta receita. A alheira é um embutido típico da culinária portuguesa que pode ser substituído por linguiça, por exemplo.

9. Strudel com massa filo

Massa crocante recheada com maçã fica uma delícia. Para deixar o recheio bem suculento, além da massa, uva-passa, açúcar, canela, suco de limão, rum e manteiga também entram em cena no preparo. O resultado é tão gostoso que é quase impossível comer apenas um pedaço do strudel!

10. Rolinho de massa filo light

Para encerrar a lista, uma receita em que a massa é recheada com ricota e assada. Se você busca uma proposta com uma pegada mais saudável, mas sem deixar o sabor de lado, veja o passo a passo.

Continua após o anúncio

Viu só como a massa filo é extremamente versátil? Se você gostou das receitas acima, também vale a pena conferir como usar a< a href="https://www.receiteria.com.br/receitas-com-massa-folhada/">massa folhada em variados preparos. Ambas são versáteis e podem conquistar seu paladar!

PARA VOCÊ