55 receitas com massa folhada que vão te fazer suspirar

Escrito por Vanessa Herrmann

Sequinha e bem crocante, a massa folhada pode ser feita em casa ou comprada pronta em supermercados. Além disso, ela é um ingrediente curinga para se ter na geladeira, já que pode ser congelada tranquilamente e usada quando der vontade de fazer algo bem gostoso.

Utilizada tanto no preparo de pratos doces como salgados, essa é uma opção versátil e que vai agradar todo mundo, tanto pela sua textura quanto pelo seu sabor. Na lista abaixo, você pode conferir uma grande quantidade de receitas que podem ser feitas com esse item.

Mil folhas

1. Mil folhas com morango: essa é uma receita que tem cara de sofisticada e difícil de ser preparada, mas, pode ser muito simples de ser feita caso você compre a massa folhada já pronta. Então, só é preciso se preocupar com o preparo de um creme de confeiteiro e uma calda de morango. Além disso, o resultado é bem leve e não muito adocicado.

2. Mil folhas com creme légère: para saborear um mil folhas perfeito, é preciso saber que esse doce não dura muito. Depois de pronto, ele deve ser consumido em no máximo 4 horas. Isso acontece porque a massa folhada deve estar crocante na hora de ser degustada e, caso você espere muito, não é isso que vai acontecer. Aqui, você aprende a fazer uma massa caseira e um recheio que é feito com a combinação de creme de confeiteiro com creme de leite fresco.

3. Mil folhas de caramelo: essa é uma receita que usa a anterior como base, mas ainda conta com o acréscimo de uma calda de caramelo e nozes pecã caramelizadas. Se você busca sofisticação e uma sobremesa que combine diferentes sabores e texturas, não deixe de conferir todas as dicas desta opção.

4. Mil folhas de tiramisù: massa folhada, creme de café e creme de mascarpone com masala são os itens que compõem essa receita de mil folhas. O mais difícil da receita é fazer a massa folhada, pois os cremes são bem simples e geram um contraste de sabor muito interessante. Se você quiser facilitar, é sempre possível comprar a massa pronta em um supermercado.

5. Mil folhas de doce de leite: se é praticidade o que você busca, misturar creme de leite, essência de baunilha, conhaque, canela em pó e doce de leite para rechear uma massa folhada comprada pronta pode ser uma ótima alternativa. Com ingredientes que são de fácil acesso, você consegue obter uma sobremesa bem aromatizada e saborosa.

6. Mil folhas de banana: bananas caramelizadas e creme de leite são usados para rechear essa receita de mil folhas. Mesmo com um modo de preparo simples, essa é uma opção que pode surpreender qualquer um por seu incrível sabor.

7. Mil folhas de brigadeiro de caramelo: brigadeiro de caramelo e ganache de chocolate são usados para rechear as camadas de massa folhada nessa receita. A lista de ingredientes não é extensa, assim como o passo a passo não é complicado.

Tortas doces com massa folhada

8. Tortinha de morango: além de massa folhada e morangos, essa tortinha leva uma cobertura feita na batedeira com cream cheese, creme de leite, mel e suco de limão. Para decorar e dar um toque extra de sabor, castanhas picadas são polvilhadas sobre o doce.

9. Tortinha de banana: se você adora a tortinha de banana do Mc Donald’s, precisa parar para conhecer essa receita. Aqui, como a massa folhada é usada, o resultado é bem crocante. Além disso, ela é feita no forno, o que é bem mais saudável do que a versão frita. Para melhorar ainda mais, o sabor é incrível.

10. Torta de maçã com massa folhada: nessa receita, a massa é coberta com uma combinação de maçãs, suco de limão, açúcar e manteiga que vai ao forno. A aparência é uma torta suculenta e ao mesmo tempo caramelada. O preparo é simples, difícil vai ser comer apenas um pedaço dessa delícia.

11. Torta de maçã e frangipane: experimentar uma torta crocante com um creme aromático e que ainda leva maçãs vai ser uma tarefa simples depois que você conhecer essa receita. Além de ser uma opção de sobremesa bem gostosa, o resultado encanta só de olhar.

12. Torta de maçã e caramelo: aqui, uma massa folhada é coberta com fatias de maçã e, depois, um caramelo bem cremoso. Quando a montagem estiver pronta, só é preciso levar a torta ao forno e esperar que ela asse, o que deve levar aproximadamente 30 minutos.

13. Torta de morango: essa é uma daquelas receiras que salvam quando bate uma vontade de comer um doce ou quando você recebe uma visita inesperada e quer servir algo bem gostoso. Para o preparo, basta rechear a massa com geleia de morango e cobrir com ovo pincelado e açúcar cristal. Para dar um charme, você pode usar forminhas para cortar sua massa.

14. Torta de leite condensado: é possível preparar tortinhas bem gostosas usando apenas massa folhada, leite condensado, creme de leite, canela em pó e açúcar, e essa receita é a prova disso. Para ficar melhor ainda, o tempo na cozinha é bem curtinho.

Doces variados com massa folhada

15. Bolo de morango com massa folhada: massa de bolo de baunilha, massa folhada, creme de confeiteiro e morangos são usados para compor essa receita. O preparo parece ser bem difícil, mas com um pouco de organização, você verá que não é tão complicado assim.

16. Bolo folhado com maracujá: nessa receita, a base do bolo é feita com massa folhada caseira, é recheada com um creme de maracujá e coberta com frutas vermelhas. A aparência não é parecida com um bolo tradicional, o que é bem interessante para quem quer surpreender.

17. Folhado de leite Ninho com Nutella: leite Ninho e Nutella são dois ingredientes que levam muita gente a loucura, se forem combinados, melhor ainda. Aqui, primeiro, é preciso fazer um brigadeiro com o leite em pó, depois, basta colocar uma colher dele e outra do creme de cacau e avelã em um pedaço de massa folhada, fechá-la e, por último, levar ao forno para assar por aproximadamente 15 minutos.

18. Trança folhada de chocolate: nessa receita, a massa é recheada com chocolate meio amargo, trançada, pincelada com uma gema e, por último, vai ao forno. Mesmo usando apenas três ingredientes você obterá um doce de dar água na boca.

19. Strudel de maçã: de origem alemã, o strudel é um doce com uma massa crocante e um recheio suculento de maçã. Aqui, você aprende a fazer uma versão simplificada, ideal para quem não quer perder muito tempo na cozinha. Além disso, o resultado é incrível.

20. Casquinha de sorvete folhada: um pouco inusitada, essa é uma receita para quem adora inovar na cozinha. A massa, aqui, não é a folhada tradicional, pois conta com algumas adaptações. Mesmo assim, o resultado é bem crocante e saboroso, ideal para rechear com seu sabor favorito de sorvete.

21. Palmier de canela: o palmier é tipo um biscoitinho crocante, que conta com um toque aromatizado de canela. Para testar essa receita em casa, você só vai precisar da massa, açúcar e canela em pó. O modo de preparo é simples, assim como a lista de ingredientes é curtinha.

22. Pastel de Nutella: chocolate e Nutella são usados nessa receita para rechear a massa que é moldada em formato de pastel. Como essa é uma receita de forno, o resultado não é muito gorduroso. Para quem quer uma sobremesa simples e com um sabor divino, vale a pena apostar nessa opção.

23. Folhado de Nutella: combinar apenas a massa folhada com Nutella também rende um doce bem gostoso. Aqui, você aprende a moldar a sobremesa e usar formas de cupcake na hora de levar ao forno, assim, o resultado além de saboroso, fica bem charmoso.

24. Massa folhada com doce de leite: a sugestão dessa receita é fazer palitos crocantes com a massa, que depois de prontos, devem ser polvilhados com açúcar e canela. Na hora de servir, basta colocar doce de leite e os palitos em um copinho.

25. Massa folhada com brigadeiro: uma maneira bem prática de dar uma utilidade para sua massa folhada é preparar um brigadeiro branco para recheá-la. Essa é uma receita que conta com poucos ingredientes e um passo a passo simples, mas que pode matar a vontade de comer um docinho de uma maneira deliciosa.

Croissants

26. Croissant de chocolate: para fazer a versão básica dessa receita, só é preciso ter em mãos massa folhada, chocolate ao leite para o recheio e ovo para pincelar. Caso você queira um resultado mais incrementado, ainda pode fazer uma cobertura de caramelo.

27. Croissant de Nutella: outra opção simples, mas que fica muito saborosa é essa receita em que a massa é recheada com Nutella. Quando seu croissant já estiver montado, é preciso pincelar uma gema de ovo para que ele fique bem douradinho.

28. Croissant de massa caseira: para testar essa receita em casa, você vai precisar de farinha de trigo, água, ovo, sal, açúcar, vinagre branco, gema e sementes de gergelim. O preparo não é difícil, mas requer um pouco de paciência, já que a massa precisa descansar antes de ir ao forno.

29. Croissant francês: se você busca uma receita de croissant básico e que leve menos ingredientes que a opção anterior, você pode testar essa opção. Aqui, só é preciso ter em mãos farinha de trigo, fermento biológico seco, sal, açúcar, leite e água, O tempo de espera é bem mais longo que o da receita acima, mas o resultado também é bem gostoso.

30. Croissant de maçã: também é possível fazer seu croissant com uma massa comprada pronta. Como você não vai ter que se preocupar com o preparo dela, terá mais tempo para focar no recheio, que, aqui, é feito com maçãs e é bem simples, mas faz toda a diferença no sabor final do pãozinho.

31. Croissant de queijo: usando a massa comprada pronta, essa receita leva como recheio queijo parmesão cortado em cubinhos. Além disso, o pão é coberto com uma mistura de gema, azeite e água para que fique bem douradinho. Para melhorar ainda mais, você confere como fazer um molho de gorgonzola para servir como acompanhamento.

32. Croissant brioche: com a textura folhada do croissant e o formato do brioche, essa é uma receita que surpreende não só pela sua aparência, mas também pelo sabor. Essa não é uma receita muito simples de ser preparada, mas que compensa todo o trabalho.

Tortas salgadas com massa folhada

33. Torta folhada de palmito: uma opção para quem busca uma torta que fique pronta em pouco tempo, é usar palmito como principal ingrediente para o recheio. Essa é uma opção que fica com um recheio cremoso e uma massa crocante, o que pode conquistar muita gente.

34. Torta de frango com alho-poró: combinar frango com alho-poró para o recheio da sua massa pode ser uma ótima pedida. Além disso, como você não precisa se preocupar com o preparo da massa, dá para caprichar no recheio.

35. Torta folhada de camarão: com apenas 15 minutos é possível montar uma torta que vai deixar qualquer um com água na boca. O camarão é boa pedida para quem busca por um recheio mais sofisticado, mas que é simples de ser feito.

36. Torta marguerita folhada: para testar essa opção em casa, só é preciso cobrir um refratário com a massa, acrescentar mussarela, tomate em rodelas, sal, pimenta-do-reino, orégano, azeite de oliva e levar ao forno para assar. Para finalizar, você pode acrescentar folhas de manjericão para um toque de charme e sabor.

37. Torta folhada de calabresa: se você adora calabresa, pode se encantar por essa torta, em que o recheio combina o embutido com tomates, queijo coalho, alho-poró e requeijão. Com ingredientes simples, é possível obter um prato com sabor incrível.

38. Quiche de abobrinha: para quem busca uma torta com um recheio mais saudável, utilizar a abobrinha pode ser uma excelente escolha. Aqui, a massa folhada é usada apenas como base para o prato, por isso, o recheio fica a mostra.

39. Torta folhada de queijo e tomate: praticidade é o sinônimo dessa torta, em que a massa é usada como base e coberta apenas com tomate, mussarela e temperos. Se você quer algo rápido de ser feito para quando bate aquela fome, não deixe de conferir as dicas desta opção.

Receitas com embutidos e massa folhada

40. Rolinho de salsicha: aqui, a receita diz para utilizar uma salsicha portuguesa, mas você também pode usar tranquilamente uma linguiça de sua preferência. Além disso, um chutney de cebola agridoce também entra em cena e ainda contrasta com o sabor marcante do embutido.

41. Rolinho de peito de peru: uma maneira simples de deixar sua massa mais gostosa é recheá-la com peito de peru e queijos, aqui, são usados mussarela e parmesão. Como só é preciso se preocupar com a montagem e tempo de forno, essa é uma ótima pedida para quem não tem experiência na cozinha ou quer se deliciar com algo rápido e gostoso.

42. Folhado de calabresa e queijo: nessa receita, calabresa acebolada, mussarela e temperos são usados para rechear a massa, que deve ir ao forno depois de montada. Essa é uma boa pedida para quem busca um salgado mais incrementado.

43. Folhado de peito de peru e queijo: a combinação de peito de peru com mussarela é uma ótima alternativa para quem quer saborear um salgado que seja saboroso, mas não dê muito trabalho para ser feito. Além disso, essa é uma mistura de sabores que agrada os mais variados paladares.

44. Enroladinho de bacon: para testar essa opção em casa, você só vai precisar ter em mãos massa folhada, bacon, manteiga e gergelim. Mesmo usando poucos ingredientes, o resultado fica bem gostoso. Para melhorar ainda mais, o passo a passo é bem simples.

Receitas salgadas variadas com massa folhada

45. Massa folhada com tomate: cobrir sua massa com tomates, azeitonas, manjericão, sal, pimenta e ervas pode ser uma ótima alternativa para quem quer algo para comer em poucos minutos, mas que conte com um sabor incrível.

46. Pizza três queijos: para quem adora queijos, testar essa opção em casa pode ser uma delícia, já que o recheio da pizza leva mussarela, gorgonzola e parmesão. Além dos queijos, você também vai precisar da massa folhada, ovo e molho de tomate.

47. Rocambole de palmito: esse rocambole tem como principal ingrediente para o recheio o palmito, mas outros itens também são usados para que o sabor fique incrível, como azeitonas, tomate, cream cheese e temperos.

48. Pizza de tomate: essa é uma receita de pizza falsa, pois a massa tradicional é deixada de lado e dá lugar para a folhada. Para o recheio, é usada uma combinação de alho, sal, manjericão, manteiga, queijo parmesão ralado e tomate-cereja.

49. Queijo brie folhado: nessa receita, queijo brie e geleia são usados para rechear a massa folhada, que deve ser pincelada com uma gema e, depois, ir ao forno. O resultado é uma casquinha crocante e um recheio para lá de cremoso.

50. Brie en croute: essa é uma opção parecida com a anterior, mas, no lugar de geleia, o mel entra em cena. O queijo brie forma um ótimo par com mel, por isso, essa pode ser uma ótima aposta de petisco para você se deliciar.

51. Folhado de queijo: mussarela, tomate e temperos são usados para rechear a massa nessa opção, que depois de montada, vai ao forno por aproximadamente 20 minutos. Com poucos ingredientes é possível obter um resultado bem gostoso.

52. Trançado folhado de brócolis: brócolis é o principal ingrediente usado para rechear esse salgado, mas queijo prato e temperos também entram em cena para um toque de sabor especial. Com um passo a passo simples, é possível se surpreender com o resultado.

53. Bacalhau na massa folhada: agora, se você busca por um prato mais incrementado feito com massa folhada, essa opção recheada com bacalhau pode ser uma excelente opção. O modo de preparo não é dos mais rápidos, mas rende uma refeição principal bem suculenta.

54. Creme de mandioca salsa: para inovar na cozinha, você pode testar essa receita. Aqui, um creme de mandioca salsa e batata é colocado em um ramequim e coberto com massa folhada. A combinação de texturas e sabores pode enlouquecer qualquer um.

55. Pastel folhado de ricota: ricota amassada, parmesão ralado, tomate sem semente, orégano, manjericão, sal e azeite são misturados para rechear a massa nessa receita e formar os pasteis. A sugestão é que que o salgado seja assado.

Como você pode perceber na lista acima, a massa folhada é um ingrediente muito versátil, por isso, é um ótimo item para se ter na geladeira e usar quando bate aquela fome. Se você adora sua textura, pode querer conferir algumas receitas de mil folhas.

PARA VOCÊ