11 receitas de arroz cateto para inovar com pratos saborosos no dia a dia

Escrito por                          

Fonte de proteínas, o arroz cateto é uma ótima alternativa para sair da rotina. Curto, arredondado e transparente, ele fica macio e pode ser degustado com diversas combinações. Confira essa seleção de receitas para aproveitar esse grão com pratos saborosos e nutritivos que vão superar suas expectativas.

1. Arroz cateto simples

Rico em fibras, esse arroz integral vai te saciar com pouca quantidade. Você vai escolher os melhores grãos e lavá-los bem com água utilizando um escorredor. Depois de descansar por 3 horas de molho. Refogue e cozinhe com água e sal em fogo baixo até atingir a consistência ideal.

2. Arroz cateto com cenourinha

Para que os grãos fiquem macios, nessa versão o arroz precisa ficar de molho por 2 horas e ganha um acompanhamento delicioso, a cenoura. Criando uma mistura saborosa, você vai precisar de tempero pronto, cúrcuma, gengibre em pó, pimenta-do-reino e sal. Ele fica cozido em apenas 15 minutos em fogo baixo.

3. Arroz cateto cremoso com beterraba

Nessa sugestão prática, o arroz é cozido em uma panela de pressão durante 12 minutos. Após atingir a textura perfeita, adicione os grãos em um refogado de azeite, cebola e beterraba. Muito semelhante a um risoto, a receita ganha um toque especial com folhas de acelga e lâminas de amêndoas.

4. Arroz cateto com arroz vermelho e linguiça artesanal

Um prato que vai fazer seus olhos arregalarem, essa delícia é ideal para impressionar os convidados. Feito com dois tipos de arroz, cateto e vermelho, ele possui acompanhamentos saborosos. Com pedaços de linguiça artesanal fritos com cebola, alho cru e assado, tomate, pimentão, whisky e banha de porco, você vai criar a mistura perfeita para seu arroz.

5. Creme de arroz cateto

Ideal para nutrir os bebês, esse creme de arroz traz benefícios para todas as idades. Depois de ficar de molho por 12 horas, os grãos são batidos no liquidificador com água. Esse líquido vai ao fogo por 50 minutos formando um creme nutritivo e dura até 7 dias na geladeira. Para dar um toque de sabor, adicione canela, coco ralado, melado, castanhas ou frutas secas.

6. Risoto de arroz cateto

Utilizando três tipos de arroz, o cateto, o vermelho e o preto, você pode criar um risoto fácil para servir para os amigos. Para agregar muito sabor e deixar a refeição completa, serão utilizados pedaços de carne magra, cenoura ralada, milho verde, ervilhas frescas e tomate-cereja. Essa delícia fica pronta em apenas 15 minutos e vai te salvar nos dias mais corridos.

7. Risoto de manga e espinafre com arroz cateto

Se você está buscando uma alimentação saudável e quer inovar, esse risoto é a escolha perfeita. Feito com base de arroz cateto, ele possui uma combinação surpreendente de manga com espinafre. A receita também leva manteiga ghee, vinho branco, castanha-de-caju, noz-moscada, cebola, alho, caldo de legumes e sal.

8. Risoto de abóbora com arroz cateto

Para uma refeição leve mas muito saborosa, esse risoto é uma ótima pedida. Para garantir a cremosidade do prato, use abóbora, o toque de refrescância fica por conta das folhas de manjericão. Para o tempero, separe açafrão, cebola e alho, uma combinação que vai perfumar sua cozinha e agradar seu paladar.

9. Risoto de cordeiro arroz cateto

Por ter um formato mais gordinho, esse grão é perfeito para deixar o risoto com a textura ideal. Aqui, ele será cozido com pedaços de paleta de cordeiro e um caldo feito a partir dos ossos da costela de boi. Fácil de preparar, a receita fica mais saborosa com vinho branco, queijo, pimentão, cebolinha, pimenta, alho e cebola.

10. Wok de camarão com arroz cateto

Tipicamente tailandês, esse é um prato saboroso e refrescante. Para acompanhar a base feita de arroz cateto e camarão, você vai precisar de: abobrinha, cenoura, cebola roxa, ervilha e limão. Já o tempero fica por conta do óleo de gergelim, molho de ostra, açúcar mascavo, amido de milho, pimenta-caiena e pimenta Tabasco.

11. Arroz doce vegano

Sobrou arroz e gosta de um docinho? Você pode se deliciar com essa sugestão de arroz doce. Vegano, ele é feito com arroz cateto integral, leite de coco caseiro, açúcar demerara orgânico ou açúcar de coco, canela e essência de baunilha. Os grãos devem ficar de molho por 8 horas e depois serão cozidos na panela de pressão por 30 minutos.

Adora incluir no cardápio pratos com novos sabores? Coloque também em prática essas receitas de feijão vermelho para inovar no tradicional.

PARA VOCÊ