Dependendo da região brasileira em que você está, este bolo tradicional do Nordeste é conhecido como: bolo de leite, bolo mole, bolo pega marido, bolo Luiz Felipe… e provavelmente há outros nomes por aí. Existem diversas variações da receita, entretanto, o que todas elas têm em comum é a massa com textura suave preparada com leite. Confira nossa seleção abaixo.
O medidor principal desse bolo é a caixinha de leite condensado - muito fácil de acertar o ponto! Como a massa não recebe fermento, após assada, ela fica com a textura densa, porém bem macia e molhadinha. Confira o passo a passo.
Publicidade
O bolo de leite também é conhecido como bolo mole. Essa é uma receita bem simples, sem leite de coco ou leite condensado. Os ingredientes principais são o leite integral e os 4 ovos, que deixam a massa bem cremosa.
De origem nordestina, a receita de bolo de leite mais tradicional é preparada com leite de coco, aqui, também utilizamos leite condensado. A textura do bolo lembra bastante um pudim cremoso. Você pode servir quente ou gelado. Confira o passo a passo.
Esse bolo de leite é mais leve e menos doce que outras receitas. Também é livre de glúten. Utilizamos leite desnatado, creme de leite, ovos, açúcar demerara, amido de milho e um pouquinho de óleo. A massa fica bem cremosa.
É possível fazer um bolo sem farinha, sim! Utilizamos leite condensado, creme de leite, leite em pó e ovos. A massa é preparada no liquidificador, fica com a textura bem cremosa e sabor docinho. Em comparação com outras receitas, demora um pouco mais para assar, cerca de 1 hora no forno.
Publicidade
Se quiser, pode preparar uma cobertura para finalizar o bolo de leite. Uma calda mole de leite condensado com colo combina muito. Outra opção é apostar na tradicional calda de pudim.
Para trazer um contraste de sabor, experimente adicionar um punhado de queijo parmesão à massa – o bolo não ficará salgado. Em nossa seleção de comidas nordestinas, você encontra outras receitas de bolo e doces típicos, além de pratos principais, bebidas e muito mais.
Publicidade

Escrevo, cozinho e busco interligar essas duas paixões, compartilhando receitas práticas, com linguagem acessível e um pitaco de dicas. Para mim, cozinhar é contar histórias na panela. Acredito na culinária sustentável, política e sem crueldade animal.
minhas listas instagram