11 receitas de carne na chapa que garantem um acompanhamento de sucesso

Escrito por    
Em 07.08.20

A carne na chapa possui um preparo rápido e pode ser temperada com especiarias variadas. É possível utilizar cortes como picanha, coxão mole e fraldinha para compor o prato. Para incrementar, pode-se usar ingredientes como mandioca e pimentão. Confira!

Continua após o anúncio

1. Contra-filé na chapa

Esta receita traz um contra-filé preparado na manteiga. A carne é preparada na chapa bem quente e também leva o azeite como fonte de gordura. Para temperar, você vai utilizar apenas sal. A dica é cortar em cubos pequenos ou tiras para servir.

2. Bife na chapa

O bife escolhido para esta receita é o coxão mole. A manteiga é usada para saborizar a carne, que é temperada com sal, pimenta-do-reino e alho. A cebola acompanha o preparo e o toque verde fica por conta dos ramos de tomilho e alecrim.

3. Carne na chapa para lanche

Aqui, você vai aprender a fazer um bife de alcatra perfeito para rechear lanches. O tempero é feito com azeite, sal e pimenta-do-reino. Depois de aquecer a chapa, é só fritar os dois lados da carne. O queijo mussarela deixa o preparo ainda mais completo.

4. Fraldinha na chapa com vinagrete

Esta receita traz uma fraldinha supertemperada e com consistência bem suculenta. A carne leva especiarias como o açúcar mascavo, alho em pó, cominho e páprica. O toque verdinho fica por conta do manjericão. A sugestão é acompanhar com vinagrete.

Continua após o anúncio

5. Picanha acebolada na chapa

Quem resiste a uma carne acebolada? Se for picanha então, fica ainda mais difícil não querer um pedacinho. Um diferencial do tempero é que ele leva sal de parilla. Além disso, você vai precisar de manteiga e azeite para fritar os bifes.

6. Picanha na chapa com gosto de brasa

Aqui, a picanha é cortada em medalhões. O toque defumado do preparo fica por conta da mistura de fumaça em pó com sal de parilla. O preparo não leva nenhum tipo de óleo e utiliza a própria gordura da carne para fritá-la. O resultado é impressionante.

7. Carne na chapa com legumes

Esta receita traz um filé mignon preparado em uma chapa de teppan. A carne é temperada com manteiga, sal e pimenta-do-reino. Junto com ela, são preparados vegetais como pimentão, brócolis e cenoura. O prato também leva shiitake e é saborizado com óleo de gergelim.

8. T-bone na chapa

O T-bone é um corte bovino bem saboroso e de consistência macia. Para temperar, você vai precisar apenas de sal e pimenta-do-reino moída na hora. Uma dica para saber se a chapa já está quente é pingar algumas gotas de água, que devem evaporar na hora.

9. Carne na chapa com mandioca

Continua após o anúncio

A combinação de carne com mandioca é irresistível e está presente nesta receita. O prato conta com uma série de ingredientes especiais como a linguiça, tomate-cereja, palmito e mussarela. A manteiga de garrafa ainda agrega um gostinho nordestino ao preparo.

10. Carne na chapa de boteco

As comidas de boteco são aperitivos deliciosos. Aqui, o contra-filé é complementado com mandioca cozida. A textura molhadinha do preparo se dá por conta do uso do extrato de tomate, do creme de leite e do requeijão cremoso. O prato ainda é finalizado com mussarela.

11. Pizza de picanha na chapa

Esta receita mostra como preparar uma picanha de uma forma diferente. A mandioca utilizada como “recheio” da pizza de carne é cozida e frita na manteiga. A chapa é untada com manteiga para fritar a picanha e a finalização é feita com cebolinha picada.

A carne na chapa pode ser servida como petisco, acompanhamento ou utilizada para rechear lanches. Há versões com temperos especiais e até fritas na manteiga. Veja também receitas de filé aperitivo e ponta de peito!

PARA VOCÊ