15 receitas com ponta de peito para aproveitar todo o sabor desta carne

Escrito por    
Em 05.05.20

A ponta de peito, também conhecida como granito ou até mesmo brisket, é um corte de carne bovina que cai muito bem na hora do churrasco. Contudo, ela é versátil e também pode ser preparada no forno ou na panela de pressão. Para se deliciar com todo o sabor que esta carne tem a oferecer, confira as receitas abaixo:

Continua após o anúncio

1. Ponta de peito na brasa em 10 minutos

Para que a carne fique pronta em apenas 10 minutos, a dica desta receita é cortá-la em bifes com a espessura de aproximadamente um dedo. Este é um passo simples, mas que faz toda a diferença para quem não quer esperar muito tempo pela refeição.

2. Ponta de peito na brasa simples

Esta é uma receita em que a carne é temperada apenas com sal grosso e vai para a churrasqueira. Isso faz com que esta seja a opção perfeita para quem busca praticidade. Além disso, a sugestão é ir removendo as beiradas conforme elas atinjam o ponto desejado para que a parte externa não fique queimada.

3. Ponta de peito no espeto

Nesta receita, você aprende como cortar a carne para diminuir o tamanho das fibras para que o resultado seja uma textura bem macia. Na sequência, os pedaços são colocados em um espeto, temperados com sal grosso e já vão para a churrasqueira. Esta é uma opção simples e prática, mas que garante muito sabor para o seu dia.

4. Ponta de peito no papel-celofane

Para deixar a carne bem macia, a proposta desta receita é embrulhá-la em papel-celofane e, depois, levá-la para assar na churrasqueira. Desta maneira, você consegue uma textura bem macia e soltinha sem muitas complicações.

Continua após o anúncio

5. Ponta de peito marinado no leite

Nesta receita, a carne deve ficar de molho no leite por 24 horas para só depois ser temperada e assada. Esta é outra maneira de deixar a textura mais macia. O modo de preparo é simples, porém requer um planejamento com antecedência.

6. Ponta de peito com lemon pepper

Quer ir além do tempero feito apenas com sal grosso? Nesta receita, a proposta é utilizar o lemon pepper, um ingrediente que combina a acidez do limão com a picância da pimenta. Aqui, a carne vai em bifes para churrasqueira, o que faz com que o tempo de espera seja de aproximadamente 1 hora.

7. Ponta de peito temperado

Nesta receita, a carne é preparada em um forno a lenha. Ela é defumada por 2 horas e assada por mais 8 horas. Além disso, você aprende a preparar um mix de temperos usando louro, cebola, alho, salsa, alecrim, páprica e pimenta.

8. Ponta de peito na panela de pressão

Receita de panela de pressão é sinônimo de praticidade, certo? Aqui, isso não é diferente! Nesta sugestão, a carne é temperada apenas com sal grosso. Já o tempo na pressão é de aproximadamente 1 hora.

9. Ponta de peito com batatas na pressão

Continua após o anúncio

Gostou da opção anterior, mas quer deixar seu prato mais incrementado? Então, esta receita é perfeita para ser testada na sua cozinha. Aqui, a carne vai para a panela com sal, manteiga, cebola e alho. Toda a mistura de temperos já garante um resultado bom, mas não é só isso: a batata na mesma panela em que a carne foi preparada, fazendo com que o sabor fique irresistível.

10. Ponta de peito assada no forno

Para preparar sua carne no forno, a dica é temperar a carne apenas com sal grosso e azeite. Para que a textura fique macia, ela deve ser enrolada em papel-alumínio. O tempo de espera é de aproximadamente 3 horas.

11. Ponta de peito com dry rub

Nesta receita, você aprende desde como pedir para o açougueiro cortar a ponta do peito até o ponto de retirá-la da grelha. Para dar um sabor especial, o dry rub entra em cena. Ele nada mais é do que um mix de temperos. Aqui, ele consiste na combinação de sal, açúcar mascavo, cebola em pó, alho em pó, mostarda em pó e pimenta-do-reino e caiena.

12. Ponta de peito na cerveja

Para deixar a carne bem saborosa, a proposta desta receita é que ela fique marinando por no mínimo duas horas. Os ingredientes escolhidos para esta etapa são o sal grosso, o alho, a pimenta-do-reino, a cebola e a cerveja preta. Depois disso, ela é embrulhada em papel-alumínio e vai para grelha.

13. Bife de ponta de peito na manteiga

Para garantir praticidade na cozinha, uma boa aposta é preparar a ponta de peito cortada em bifes. Para que o sabor fique incrível, manteiga sem sal aromatizada com chimichurri, alho, sal e mostarda preta entra em cena.

14. Carne de panela na pressão de ponta de peito

Bem temperadinha, esta receita ainda fica com um caldo, o que faz com que a carne fique bem suculenta. Tudo isso sem contar no preparo na panela de pressão que é bem prático.

15. Ponta de peito na cebola

Para fechar a lista, esta é uma receita em que a carne vai para a grelha por 20 minutos apenas com sal. Depois, ela é colocada em um papel-celofane junto à cebola, pimenta, azeite, sal, pimenta-do-reino, páprica defumada e creme de cebola. Em seguida, vai para a brasa por mais 2 horas de um lado e 1 hora do outro.

Viu só quantas maneiras deliciosas de preparar a ponta de peito em casa? Para aumentar seu acervo culinário, confira também receitas de carne de panela com mandioca que garantem uma refeição de sucesso.

PARA VOCÊ