12 receitas de coq au vin para sentir o gostinho da França

Escrito por    
Em 25.03.20

O coq au vin é um prato típico francês e pode ser interpretado como “galo ao vinho”. A carne de frango é temperada com vinho tinto e geralmente é acompanhada de cogumelos e legumes. Dá para colocar a receita em prática sem sair de casa e impressionar seus convidados no próximo jantar. Vai ser impossível ignorar esta delícia!

Continua após o anúncio

1. Coq au vin clássico

A opção clássica é de fácil preparo, mas demanda tempo. As carnes do galo são misturadas com acompanhamentos e regadas com vinho tinto. Esta mistura é congelada por 24 horas e finalizada com bacon, cogumelos e legumes.

2. Coq au vin simples

Inove na cozinha com esta receita deliciosa. As sobrecoxas de frango ficarão marinando durante a noite com um refogado de cebola, alho, bacon e vinho. Ao ser cozida, a mistura fica ainda mais gostosa com rodelas de cebola e champignon. Sirva com batatas e sua refeição estará completa.

3. Coq au vin sem marinar

Resolveu improvisar na cozinha? Coloque em prática essa versão de coq au vin que não precisa marinar. Mesmo assim, o frango fica supersaboroso acompanhado de cubos de bacon, cebola e cenoura. Vale a pena tentar!

4. Coq au vin assado

Esta releitura vai te conquistar. Aqui, a carne é finalizada no forno ao invés de ser cozida. Fica crocante, coberta com fatias de bacon e acompanhada de cenoura, champignon, alho, cebola e temperos.

Continua após o anúncio

5. Coq au vin com toque de limão

Refinado, este prato possui um ótimo custo-benefício. As sobrecoxas de frango são marinadas em uma mistura de suco de limão, azeite, cebola-roxa, alho, pimenta e sal por apenas 20 minutos. Esta opção é finalizada ao ser selada na frigideira com manteiga, cogumelos e vinho tinto.

6. Coq au vin com alecrim e alho-poró

Para deixar o frango bem temperado será utilizado alecrim, alho-poró, cenoura e cebolinha. Depois de ficarem marinando por 24 horas, serão finalizados na panela com manteiga. A mistura fica mais saborosa com cebola-pérola e champignon na finalização.

7. Coq au vin com louro

Um tempero barato e eficaz é o louro. Aqui, suas folhas serão misturadas com tomilho, sal, pimenta-do-reino e vinho para temperar e marinar o frango. A mistura é refogada na frigideira e leva farinha de trigo para deixar o caldo bem consistente.

8. Coq au vin com cravo

Eleve o sabor da sua proteína com uma mistura de cravo, louro, pimenta-do-reino e vinho. A receita também ganha um gostinho especial com bacon em cubos, salsão e cenoura. Fica com uma apresentação incrível servido com batatas assadas.

9. Coq au vin sem trigo

iStock

Esta receita não leva trigo e fica com um caldo de vinho delicioso e consistente. Para atingir esta textura será utilizado maizena diluída no leite. Já o frango, este pode ser temperado com pimenta-do-reino, tomilho, folha de louro, salsão, cebola e cebolinha. Confira o passo a passo acessando esta deliciosa opção.

Continua após o anúncio

10. Coq au vin do chef

Se torne um chef de cozinha com este prato incrível. A receita profissional marina o frango em uma mistura de vinho, cenoura, cebola, salsão, cravos da índia, grãos de pimenta e buquê garni. Finaliza-se na manteiga com acompanhamento de cogumelos.

11. Coq au vin com conhaque e shitake

Com um sabor digno de restaurante, esta receita ganha um toque mais especial unindo o sabor do vinho tinto e do conhaque. O molho rouba a cena harmonizando o sabor do shitake, cogumelo, cebola e farinha de trigo. Uma opção sofisticada de frango para impressionar.

12. Coq au vin com frango flambado e cebolas glaceadas

Apesar do nome refinado, é possível fazer esta delícia na sua cozinha. O frango é flambado com conhaque e reduzido com vinho tinto, caldo de frango, buquê garni e temperos. A proteína é acompanhada de legumes e mini cebolas glaceadas com açúcar e manteiga. Imperdível!

Se você ama a culinária deste país tão especial, não pode perder uma seleção incrível de receitas francesas.

PARA VOCÊ