20 receitas francesas tão gostosas que vão te fazer sonhar acordado

Escrito por                          

A culinária da França vai além das fronteiras geográficas do país e tem um cantinho reservado em corações espalhados ao redor do mundo. Com fama de ser sofisticada e elaborada, tem muita gente que não se arrisca a tentar receitas francesas em casa. Mas sabia que nem todos os pratos são difíceis de preparar? Confira a lista abaixo:

Receitas francesas salgadas

1. Croque monsieur: para começar a lista, uma receita simples, mas que conta com um sabor surpreendente. O croque monsieur nada mais é do que um sanduíche quente. Aqui, ele conta com pão de brioche ou de forma tostadinho, presunto, queijo emmental e molho bechamel.

2. Sopa de cebola: bateu aquele vento frio e deu vontade de comer uma sopinha? Essa de cebola é um clássico francês que pode ser feita tranquilamente em casa. Para isso é preciso ter em mãos apenas cebola, manteiga, vinhos branco e do Porto, queijo gruyère, caldo caseiro e torradinhas.

3. Ratatouille: esse é um prato que ficou famoso devido ao filme de mesmo nome. Ele consiste em legumes ensopados. Berinjela, abobrinha, tomate e pimentão amarelo são cortados em fatias e, depois, eles vão ao forno em um refratário que é forrado com molho de tomate bem temperadinho. Simples, não é mesmo?

4. Quiche lorraine: massa crocante e recheio cremoso definem a quiche e gostinho de queijo com bacon definem a quiche lorraine. Ficou com água na boca só de imaginar? Então confira o passo a passo completo e aprenda a fazer essa delícia em casa.

5. Coq au vin: ao ler o nome dessa receita, você pode até ficar com receio de saber mais sobre ela. Mas na verdade, o prato se trata de um cozido de frango ao vinho. Para que o resultado final fique ainda mais gostoso, bacon fritinho, cogumelos frescos e cenouras também entram em cena.

6. Boeuf Bourguignon: que tal fazer um ensopado de carne com vinho ideal para aqueles dias que pedem uma comida reconfortante? Como a receita clássica leva horas para ficar pronta, a dica é usar uma panela de pressão comum ou elétrica. Assim você não precisa passar tanto tempo na cozinha e ainda pode degustar o sabor desse prato.

7. Confit de pato: essa é uma receita de pato assado que pode ser servida tanto logo depois de pronta, quanto ser guardada na geladeira por dias para ser consumida depois. Isso acontece por causa do método de conservação na gordura. Após a carne de pato ser consumida, também é possível armazenar a gordura para fazer outro confit.

8. Batatas dauphinoise: batata cortada em fatias finas, molho bechamel, queijo parmesão e salsinha compõem essa receita. O prato que vai ao forno é uma ótima pedida de acompanhamento. Fácil de ser feito, difícil vai ser resistir ao seu sabor.

9. Steak tartare: quer fazer um prato que fica pronto em poucos minutos? Então vale a pena conferir essa receita de steak tartare. Para isso, pontas de filé mignon são picadas e incrementadas com pepino em conserva, alcaparras, cebola, mostarda, molho inglês, azeite e outros temperos. Na hora de montar o prato, uma gema de ovo também entra em cena.

10. Camarão à provençal: para fazer uma refeição especial, nem sempre é preciso ter muito trabalho na cozinha e essa receita é a prova disso. O camarão é simplesmente grelhado, o segredo está em caprichar nas ervas de Provence para preparar o prato.

Receitas francesas doces

11. Petit gâteau: sabe aquele minibolo que quando você dá a primeira colherada já escorre uma calda deliciosa? É ele que você aprende a fazer nessa receita. O preparo não é nada complicado, mas para obter um resultado de sucesso é preciso seguir todas as dicas, ok?

12. Madeleine: com uma textura pra lá de delicada, a madeleine é aquele tipo de biscoitinho que combina com os mais variados momentos do dia. Para testar essa receita em casa é preciso ter em mãos ovos, farinha de trigo, manteiga, açúcar, sal, fermento em pó e mel. Para o preparo, só é preciso misturar os ingredientes na ordem certa e assar a massa.

13. Éclair de chocolate: também conhecida como bomba de chocolate, essa é uma receita praticamente irresistível. Massa crocante, recheio de creme de chocolate e calda por cima de tudo! Tá aí imaginando todo o sabor dessa delícia? Então confira o passo a passo e aprenda fazer esse doce em casa.

14. Profiteroles: com uma casquinha crocante, um recheio de creme de avelã caramelizada e cobertura de chocolate, esse é aquele tipo de sobremesa que dá água na boca. O passo a passo pode até não ser dos mais simples, mas o resultado final é tão gostoso que vale a pena testar a receita.

15. Crème brûlée: curinga para surpreender em situações especiais, essa é uma sobremesa composta por um creme de baunilha coberto por uma casquinha crocante de açúcar. Para o preparo, só é preciso misturar todos os ingredientes, levar para assar e, na hora de servir, adicionar uma camada de açúcar que deve ser maçaricada.

16. Macarons: extremamente delicada, essa é uma receita em que os ingredientes precisam estar na medida correta. O passo a passo não é dos mais difíceis, mas é preciso ter paciência para seguir cada etapa com exatidão. Você terá em mãos biscoitinhos deliciosos!

17. Tarte tatin: sabe aquela torta que já dá vontade de comer só de olhar? Essa daqui é uma delas, afinal, ela é composta por uma massa crocante e um recheio de maçãs caramelizadas. Tudo isso em um preparo invertido, ou seja, a fruta fica aparente na hora de servir.

18. Parfait: essa é uma sobremesa que conta com três camadas diferentes: pão-de-ló, chantilly e geleia de cereja ao vinho. O preparo não é complicado, mas é preciso fazer as todas as etapas em casa, assim o sabor fica perfeito. Ah, a combinação de texturas também é irresistível.

19. Crepe suzette: o crepe francês conta com uma massa bem levinha. Além disso, raspas de laranja e um toque de rum fazem parte da receita. Bem aromatizada, ela já fica uma delícia para ser comida pura, porém você ainda aprende a fazer uma calda de laranja. Na hora de servir, ainda vale adicionar uma bola de sorvete de creme.

20. Clafoutis de cereja: essa é uma receita de uma torta de cereja bem básica. Para fazê-la em casa, não é preciso de liquidificador nem mixer. Os ingredientes usados para a massa são misturados à mão mesmo. Como o recheio leva apenas a fruta, você não terá trabalho com ele.

Deu água na boca depois de ver tantas receitas francesas gostosas? Como você pode perceber, há opções com diferentes níveis de dificuldade, sendo algumas delas bem simples. Se você está na onda de conhecer a culinária de outros países, pode querer testar algumas massas para sentir o gostinho da Itália também.

PARA VOCÊ