11 receitas de farofa fria fresquinhas e bem brasileiras

Escrito por                          

Seja para servir em um churrasco ou para acompanhar as refeições do dia a dia, estas receitas de farofa fria vão deixar seus pratos muito mais saborosos! Fresquinhas e repletas de ingredientes saudáveis, são o acompanhamento ideal para quem procura unir saúde com o sabor de um verdadeiro prato brasileiro.

1. Farofa fria para churrasco

Feita com farinha de mandioca, cenoura, tomate, sal, azeitona, milho, azeite, pimentão, ovo cozido, pimenta-do-reino e cheiro-verde, esta farofa é repleta de sabores que se complementam e que vão deixar o seu churrasco muito mais saboroso e diferente!

2. Farofa fria de legumes

Muito prática, esta receita não vai ao forno e é perfeita para quem quer saborear um prato bem brasileiro com pouco trabalho! Basta misturar a farinha de milho, tomate, pimentão, milho, azeitona, cenoura, cebola e todos os outros ingredientes e levar para gelar.

3. Farofa fria com maionese

Se você prefere uma farofa menos crocante e mais cremosa, esta receita vai conquistar o seu paladar: feito com farinha de mandioca torrada, diversos legumes e bacon fritinho, este prato une os mais diversos sabores de forma deliciosa e diferente!

4. Farofa fria com bacon e calabresa

Coloridíssima e repleta de ingredientes deliciosos, esta farofinha é perfeita para quem é apaixonado pelo prato! Com ovo cozido, tomate cereja, pimentão, suco de limão e farinha de mandioca, o sabor desta farofa fica autêntico e perfeito para acompanhar os mais diversos pratos.

5. Farofa fria com abobrinha

Sem ir ao fogo, esta receita é perfeita para dias quentes e preguiçosos! Com tomate, salsinha, raspas de limão, cúrcuma, abobrinha e muito mais, esta receita mistura farinha de milho e de mandioca, que trazem ainda mais sabor e crocância ao prato.

6. Farofa fria com cenoura crua

Una a crocância da farinha de mandioca com a textura da cenoura crua nesta receita incrível! Além desses ingredientes, a farofa ainda leva cebola, ovos, azeitona, cheiro-verde, suco de limão, azeite e chimichurri, que trazem ainda mais sabor e cores.

7. Farofa fria com azeitona

Repleta de ingredientes de dar água na boca, esta farofa é perfeita para ser servida em um churrasco ou no almoço de domingo. Fria, a farofa não precisa ir ao fogo e pode ser servida tanto como acompanhamento para a salada quanto para o prato principal.

8. Farofa fria com pimentão

Nutritiva e colorida, esta farofa é feita com diversos legumes e vegetais que vão deixar sua refeição saudável e deliciosa. Basta misturar as farinhas de milho e de mandioca com os outros ingredientes, regar com azeite e temperar com sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto!

9. Farofa fria com ovo

Para deixar sua farofa ainda mais incrementada e saborosa, a dica desta receita é adicionar ovos cozidos fatiados à mistura. Assim, o preparo fica supercolorido e diferente, perfeito para ser servido em ocasiões descontraídas, como um churrasco em família!

10. Farofa fria com maçã

Quem adora misturar frutas em pratos salgados, trazendo um sabor especial e diferente, vai adorar esta receita: feita com maçã ralada, a textura fica ainda melhor e contrasta com a crocância da farinha de milho. Assim, suas refeições ficarão ainda melhores!

11. Farofa fria de Natal

Saboreie um prato digno das festividades de final de ano em qualquer época com esta receita! Feita com tomate, ovo, azeitona, cebola, suco de limão, azeite e farinhas de milho e de mandioca, esta farofa fica coloridíssima e com um gostinho natalino irresistível.

Versátil e deliciosa, a farofa pode ser feita das mais diversas maneiras. Por isso, confira estas receitas de farofa simples, farofa de couve e farofa de cuscuz!

PARA VOCÊ