14 receitas de farofa simples que vão dar mais sabor ao seu prato

Escrito por                          

Muito adorada pelos brasileiros, a farofa é um acompanhamento que vai bem com as mais diversas refeições e pode deixar seu almoço ou jantar muito mais saboroso. Por isso, aprenda a preparar estas receitas de farofa simples que são muito práticas de fazer e podem ser saboreadas a qualquer hora: tanto no dia a dia quanto no almoço de domingo!

1. Farofa simples de cenoura

Crocante e ao mesmo tempo suculenta, esta farofa equilibra texturas e é perfeita para quem quer trazer um toque final para a refeição. Com farinha de mandioca, cenoura ralada, cebola e manteiga, o prato é muito prático de fazer e o resultado é irresistível!

2. Farofa simples de alho

Quem não resiste ao sabor do alho vai encontrar a farofa ideal nesta receita! Feita com farinha de mandioca, manteiga, pimenta-do-reino e, é claro, muito alho, esta farofa vai trazer ainda mais sabor e crocância para suas refeições.

3. Farofa simples de cebola

Com um tempero de dar água na boca, esta farofa é feita com farinha biju, óleo e bastante cebola. O segredo é refogar a cebola com bastante óleo, para que, quando a farinha seja adicionada, o sabor fique ainda melhor. Depois de fritar, o resultado é um acompanhamento sequinho e delicioso.

4. Farofa simples de cuscuz

Inove no preparo da sua farofa com esta receita que utiliza cuscuz em vez da tradicional farinha de mandioca. Além disso, o preparo ainda leva ovos mexidos, tomate, pimentão, cebola, manteiga e coentro. Colorida e repleta de sabores, fica impossível resistir!

5. Farofa simples de bacon

A crocância do bacon unida com a textura da farinha de mandioca vão deixar a sua farofa completamente irresistível. A dica é aproveitar o óleo da fritura do bacon para preparar o prato, o que deixa tudo ainda mais saboroso e crocante!

6. Farofa simples de linguiça suína

Traga maciez e ainda mais sabor à farofa adicionando pedacinhos de linguiça – alternando texturas, é possível preparar um prato ainda mais delicioso. Feita com farinha biju, a farofa fica mais fininha e soltinha, perfeita para quem gosta do prato feito dessa forma.

7. Farofa simples com chimichurri

Muito utilizado em churrascos e preparos para carne, o chimichurri também pode deixar a sua farofa mais saborosa: feito com vinagre e diversos temperos e ervas, ele pode aromatizar a farofa e incrementar o sabor. Além disso, o preparo ainda leva cenoura, tomate, lemon pepper e farinha de rosca: tudo para dar um toque especial ao prato!

8. Farofa simples de banana

Quem adora misturar sabores doces e salgados em um só prato vai adorar esta receita! Com farinha de mandioca, banana, bacon, cebola, alho, bacon, azeite e margarina, a farofa é digna de um cozinheiro de mão-cheia e vai deixar suas refeições irresistíveis.

9. Farofa simples e temperadinha

Completa e bem colorida, esta farofa é para quem acredita que quanto mais ingredientes, melhor! Feita com farinha de milho flocada, pimentão vermelho e amarelo, milho, ervilha, cenoura, azeitona e muito mais, a farofa une diversos sabores e resulta em um prato delicioso que vai combinar perfeitamente com suas refeições.

10. Farofa simples e sequinha

Se você não abre mão da crocância na hora de saborear uma farofa, esta receita é perfeita: feita com corn flakes, farinha de mandioca flocada, azeite, margarina, alho, cebola e muito tempero, a farofa fica sequinha, crocante e incrivelmente saborosa!

11. Farofa simples de cenoura e bacon

Equilibre sua farofa misturando a suculência e o sabor docinho da cenoura com a crocância e o gosto forte do bacon! Assim, o prato fica diferente, com uma textura muito agradável e perfeita para acompanhar um churrasco, uma carne assada ou aquela refeição básica do dia a dia.

12. Farofa simples de bacon e couve

Em vez de preparar tudo separado na hora de saborear uma feijoada, experimente unir três pratos em um: com esta receita, é possível unir a farofa, o bacon e a couve! Poupe tempo na cozinha e deixe tudo ainda mais saboroso com esta farofa que vai conquistar o seu paladar.

13. Farofa simples de bacon e calabresa

O sabor defumado deste prato é de dar água na boca só de sentir o cheiro! Aprenda a preparar uma farofa que une a maciez da calabresa com a crocância da farinha de milho. Para complementar o sabor, a receita ainda leva ovo cozido, cheiro-verde e bacon.

14. Farofa simples de charque e bacon

Também conhecido como carne-seca, o charque é uma opção para quem quer trazer o sabor de uma carne mais macia e leve ao prato. Para complementar o sabor, a receita também adiciona bacon, cebola, alho, cheiro-verde e manteiga – feita com farinha de mandioca amarela, a cor desta farofa fica incrível!

A farofa é um prato que pode ser feito das mais diferentes formas – por isso, experimente também algumas receitas de farofa de couve!

PARA VOCÊ