10 receitas de linguiça cuiabana para provar um embutido surpreendente

Escrito por                          

Criada por paulistas, a linguiça cuiabana leve esse nome para homenagear a capital mato-grossense. O embutido foge do comum ao deixar a carne suína de lado e dar lugar para a carne bovina. Além disso, queijo e leite são dois ingredientes comumente usados nessa versão de linguiça. Ficou curioso? Então, confira as receitas abaixo:

1. Linguiça cuiabana com folha de louro

Feita com alcatra, essa ainda é uma linguiça que conta com uma boa quantidade de queijo coalho. Para o tempero, os ingredientes escolhidos foram alho, salsinha, cebolinha, pimenta-do-reino, pimenta dedo-de-moça, sal e folhas de louro. Para finalizar, leite também é usado para formar a massa. Para embutir, você vai precisar de tripas de porco.

2. Linguiça cuiabana com queijo mussarela

Se você está buscando por uma linguiça suculenta, que conte com uma boa quantidade de gordura, essa pode ser a receita ideal. Para melhorar ainda mais, essa é uma opção que conta com o queijo mussarela, que é facilmente encontrado. Esse ingrediente faz toda a diferença no sabor final e não te dá muito trabalho extra na cozinha.

3. Linguiça cuiabana com queijo coalho

Já pensou em combinar cordão de filé mignon com toucinho? Essa é a proposta dessa receita. O queijo escolhido é o coalho, que combina muito bem com as carnes usadas. Além disso, um ingrediente bem inusitado entra em cena: a beterraba. O objetivo de usar esse legume é contribuir para a coloração do embutido.

4. Linguiça cuiabana com provolone

Nessa receita, a carne usada é a capa de filé. Ela é combinada com o queijo provolone, que conta com um gostinho marcante. Além desses ingredientes, você ainda vai precisar ter em mãos leite, alho, cheiro-verde, sal e Ajinomoto. A lista de itens é curtinha, mas o sabor fica irresistível.

5. Linguiça cuiabana com queijo minas

Para fazer a sua linguiça cuiabana, também é possível combinar alcatra com queijo minas. Aqui, é preciso bater no liquidificador leite, pimentas, alho, salsinha e cebolinha. Essa combinação é misturada com a carne e com o leite. Depois, só é necessário usar essa massa para encher as tripas de porco.

6. Linguiça cuiabana com azeitona preta

Para dar um toque de sabor mais intenso para a sua linguiça, você pode utilizar um punhado de azeitonas pretas. Para que a textura não fique muito seca, toucinho de porco ajuda a compor a linguiça. Isso sem contar no uso de queijo coalho, que é salgadinho e rende um sabor de dar água na boca.

7. Linguiça cuiabana com coxão mole e ponta de peito

Se você não quer gastar muito fazendo sua linguiça, é possível escolher o coxão mole. Esse é um corte mais barato do que a alcatra, mas serve muito bem para a linguiça. Nesse caso, a dica é usar ponta de peito para agregar gordura ao embutido.

8. Linguiça cuiabana com lombo e costela de porco

Diferente das outras opções da lista, essa receita deixa a carne bovina de lado e dá lugar ao lombo suíno com costela. Outro diferencial é que o leite também não é um ingrediente presente no preparo do embutido. Mas, o queijo coalho entra em cena para deixar o gostinho um pouco mais próximo de uma linguiça cuiabana tradicional.

9. Linguiça cuiabana com picanha e pimenta

Quer uma linguiça com um toque mais nobre? Então, que tal usar a picanha? Esse é um corte que agrada os mais variados paladares e ainda conta com uma camada de gordura que ajuda a não deixar o embutido seco. Além da carne, a receita leva louro, sal, pimentas, cheiro-verde, queijo coalho e leite.

10. Linguiça cuiabana com picanha supertemperada

Mais uma receita com picanha, essa é uma ótima opção para quer busca uma linguiça bem temperada. Para atingir esse objetivo, sal, pimenta-do-reino, louro em pó, alho granulado, cebola granulada, pimenta-calabresa, pimentão seco, ervas de provence e sal de cura são usados.

Agora que você já aprendeu a preparar a linguiça cuiabana em casa, que tal conferir algumas receitas de linguiça toscana? Assim, você pode variar no sabor do embutido e impressionar nos churrascos.

PARA VOCÊ